Marketing para coworking: 5 dicas essenciais
O marketing para coworking é um exercício de multitarefa. Entre a criação de conteúdo, mídia social, trabalhar com parceiros de canal, ficar por dentro das avaliações e fazer publicidade paga, o trabalho de um profissional de marketing nunca termina. Reunimos algumas das estratégias de marketing da Webtrends para escritórios de coworking. Aqui estão cinco dos nossos favoritos.
1- Aprenda a amar o marketing de mídia social
Vamos começar com o grande: a mídia social é uma parte essencial do marketing para coworking. As pessoas estão navegando no Instagram, Twitter, Facebook e LinkedIn agora em busca de conteúdo que fale com elas. É importante que eles vejam você.
Expresse sua comunidade, ofertas de espaço de trabalho e marca exclusivas nas mídias sociais e siga as melhores práticas para cada plataforma diferente. Muitas vezes, a mídia social é a primeira impressão que as pessoas têm de sua marca e dá a você a oportunidade de envolver as pessoas e convidá-las a explorar mais seu conteúdo e ofertas.
Acompanhar as tendências da mídia social leva tempo e esforço, mas as recompensas por se manter na frente do seu público-alvo podem ser grandes. Aqui estão algumas dicas para usar a mídia social:
- Publique regularmente: para Instagram, Facebook e LinkedIn, tente publicar pelo menos uma vez por dia nessas plataformas. No Twitter, você pode postar várias vezes ao longo do dia, mas se precisar agilizar as coisas para começar, o Instagram e o Facebook podem ser seu foco principal, especialmente em nível local.
- Mantenha seu conteúdo de mídia social atualizado: poste sobre coisas diferentes em seus feeds de mídia social e poste coisas diferentes em cada plataforma. Se alguém o segue em todos os lugares, você não deseja veicular o mesmo conteúdo indefinidamente. Publique sobre conteúdo recente, notícias do setor, eventos em seu espaço ou comunidade, etc.
- Aproveite as hashtags de tendência: fique de olho nas hashtags de tendência e trabalhe-as de maneira criativa em sua própria mídia social. Uma observação sobre isso: certifique-se de que a hashtag seja relevante para o seu espaço, cidade ou comunidade. Caso contrário, você pode ver um aumento no tráfego, mas nenhum engajamento porque você não atingiu seu mercado-alvo.
- Crie hashtags: você pode criar suas próprias hashtags para o seu espaço, bem como para campanhas específicas. Monitore o desempenho das hashtags para medir o interesse e avaliar o que repercute em seu público-alvo.
- Use ferramentas de agendamento: Há um número crescente de ferramentas de agendamento de mídia social disponíveis. Essas ferramentas ajudam você a configurá-lo e esquecê-lo, para que você não precise interromper constantemente outro trabalho para criar postagens em mídias sociais. Ferramentas de agendamento populares incluem Hootsuite, Meet Edgar e Buffer.
2- Solicite avaliações de sua comunidade
Se você depende do Google e do Yelp para obter leads, solicite avaliações de sua comunidade existente. As plataformas priorizam empresas com boas avaliações porque desejam fornecer os resultados mais relevantes e úteis para os pesquisadores.
Membros em potencial do seu espaço – e até mesmo pessoas que procuram um lugar para trabalhar por um dia – dependem das avaliações para ter uma ideia do espaço, das comodidades, da vibração e da comunidade. Certifique-se de que você está listado no Yelp e no Google Meu Negócio e incentive as pessoas a adicionar comentários e suas próprias fotos. Nota: o Facebook também permite que as pessoas deixem comentários.
3- Entre no Google Meu Negócio
Seguindo a dica acima, certifique-se de que seu espaço esteja no Google Meu Negócio. É ótimo para SEO local; aumenta suas chances de aparecer no Google’s Local Pack, Local Finder e Google Maps; ajuda a fortalecer sua marca; e pode direcionar tráfego e leads.
É gratuito reivindicar e verificar seu perfil do Google Meu Negócio. Certifique-se de que seu perfil esteja completo com a descrição dos serviços e fotos. Adicione novas imagens ao seu perfil regularmente e marque e rotule as fotos com palavras-chave relevantes.
4- Publique postagens de blog
Publicar regularmente em seu blog é uma maneira poderosa de direcionar tráfego, estabelecer sua marca, compartilhar os valores de sua empresa e divulgar sua comunidade. Demonstre sua experiência publicando conteúdo que oferece percepções ao público sobre tópicos específicos de espaço de trabalho compartilhado e incorpora como seu espaço e sua marca oferecem uma solução única para o assunto. Blogs sobre tendências atuais, como The Rise of Women-Focused Coworking Spaces, também são um bom conteúdo, pois falam para sua credibilidade, destacando você como um especialista do setor, e podem ajudar a atrair seu público-alvo.
Publique conteúdo regularmente e contrate um redator de conteúdo, se necessário (sim, vale a pena!). Pesquise palavras-chave e utilize-as em suas postagens para ajudar no SEO e direcionar o tráfego para seu site. Faça promoção cruzada de postagens de blog por meio de seus canais de mídia social.
5- Publicidade paga
A tarefa de configurar o Google Ads e as campanhas de publicidade paga na estratégia de marketing para coworking pode ser um pouco complicada, mas super eficazes, por isso vale a pena considerá-las.
Com o Google Ads, você paga para aparecer nos resultados de pesquisa. Dependendo do seu mercado e da frase de pesquisa de destino, pode ser caro, então defina um limite de orçamento razoável e controle os resultados. O Google oferece uma biblioteca de vídeos e tutoriais úteis sobre como começar. A beleza dos anúncios pagos é que eles permitem que você aumente a quantidade de pessoas alcançadas e se destaque em resultados de pesquisa específicos.
Você também pode pagar para anunciar seu espaço no Facebook e no Yelp. Assim como no Google, defina um orçamento razoável, acompanhe os resultados e teste diferentes anúncios para ver quais oferecem o melhor ROI.
Como em todo marketing, teste uma estratégia, acompanhe os resultados e corrija o curso para otimizar seus esforços. Consistência é a chave para uma campanha de marketing bem-sucedida e estratégia geral, portanto, comece com um plano simples e sustentável e siga-o.