Marketing 5.0: O que é, como aplicar e qual a sua importância?

marketing 5.0

Marketing 5.0? Como assim? Existem outras versões de marketing? Sim, é isso mesmo! O marketing evolui naturalmente de acordo com o comportamento dos consumidores.

O marketing 5.0 é um conceito criado por Philip Kotler, que traz a tecnologia para o centro das estratégias, permitindo uma visão ampliada de negócios para empresas.

Este estágio é o mais recente do marketing. É o momento em que as empresas devem utilizar as tecnologias a favor da humanidade e contribuir para o bem estar do ser humano.

O que é Marketing 5.0?

Marketing 5.0 é o estágio da evolução do marketing marcado pelo poder da tecnologia utilizado a favor da qualidade de vida das pessoas.

Se atualmente a tecnologia está no centro das nossas vidas, ela deve contribuir para o bem da humanidade.

O Marketing 5.0 surge para mostrar que a tecnologia é essencial tanto externamente, quanto internamente nas empresas. O estágio atual contribui para as tomadas de decisões ágeis e precisas.

A pandemia do Covid-19 motivou o isolamento social e medidas restritivas como as quarentenas, o que fortaleceu ainda mais o mundo digital.

Com essa mudança social, as empresas tiveram que se adaptar a uma nova realidade de forma muito rápida.

Quem não se adaptou ao ambiente virtual, acabou enfrentando grandes dificuldades para se manter no mercado.

Para que serve o Marketing 5.0?

O principal objetivo do Marketing 5.0 é aproximar as marcas e consumidores de maneira sólida. Para isso, existem algumas etapas:

Atingir o emocional do cliente

O serviço oferecido precisa envolver um discurso que estimule gatilhos mentais para que o cliente tome ações a favor da empresa.

É importante se concentrar na necessidade do consumidor, criar engajamento e ter foco em experiências que gerem conexões memoráveis.

Apoiar causas sociais

Questões ambientais, sociais e educacionais têm sido as maiores preocupações da sociedade atualmente.

Quando uma empresa apoia uma causa, ela cria um vínculo de contribuição com a sociedade, assim, fortalecendo e agregando valor à marca.

Transformar os consumidores em embaixadores

Os consumidores estão cada vez mais exigentes e buscam por coisas que superem as suas expectativas.

Proporcionar uma experiência marcante ao consumidor irá garantir a divulgação boca-a-boca.

E não há como negar que a taxa de conversão de indicações é uma das maiores, né?

Qual é a importância do marketing 5.0?

Atualmente os clientes buscam empresas que os representem e se mostram preocupados com o que elas defendem como valores.

Além disso, o público entendeu seu valor perante as marcas e a tendência é que use isso em favor das mudanças que considera relevantes.

Ou seja, atualmente o posicionamento da marca no mercado é um dos principais fatores influentes na busca dos consumidores.

É aí que entra o Marketing 5.0, ele pode ajudar os clientes e stakeholders a entenderem que a marca está preparada para fazer a sua parte por uma sociedade melhor.

Conheça os 5 elementos do Marketing 5.0

Para atender as necessidades dos clientes e se tornar a marca do coração do consumidor, essa estratégia é a escolha ideal para as marcas.

  1. Marketing baseado em dados

A tomada de decisões deve ser uma ação estratégica nas empresas, por isso, o Marketing orientado por dados é essencial.

As análises devem sempre considerar os fatores internos, como as fortalezas da organização, quanto externos, como as oscilações do mercado e as informações dos consumidores.

  1. Marketing ágil

A coleta de dados é importante, porém precisa ser uma atividade ágil e otimizada.

Logo, a agilidade é um dos fatores que devem ser priorizados pelas empresas no Marketing 5.0.

  1. Marketing preditivo

Uma análise preditiva, feita por meio do uso da tecnologia, pode prever resultados das campanhas de marketing, ainda antes do lançamento.

Ou seja, essa atividade é extremamente importante para direcionar estratégias de maneira eficiente.

  1. Marketing contextual

Esse elemento consiste em atender os clientes de acordo com seus contextos, ou seja, disponibilizar uma atenção individual e personalizada. 

  1. Marketing aumentado

O marketing aumentado faz o uso de tecnologias de chatbots e assistentes virtuais, que mimetizam o ser humano nas interações com os consumidores.

Assim, é possível prestar um atendimento otimizado e personalizado, sem perder a humanidade que os atendentes devem ter com as pessoas.

Além disso, você agiliza e otimiza o atendimento aos consumidores e facilita o atendimento dos seus colaboradores.

E como eu aplico o Marketing 5.0 na minha empresa?

Para falar sobre a aplicação desta nova fase do marketing, ninguém melhor que Philip Kotler, que reforça: 

“No marketing 5.0, queremos reconhecer as novas ferramentas digitais que os profissionais de marketing usarão cada vez mais: Inteligência artificial (IA) e algoritmos; automação de marketing; robótica; sensores e Internet das Coisas; realidade virtual e aumentada; processamento de linguagem natural (Siri, Alexa); chatbots; neuromarketing e ciência cerebral.”

Seguindo a ideologia do Marketing 5.0, as empresas devem se atentar aos seguintes tópicos:

  • Atingir o emocional dos clientes;
  • Converter os consumidores em embaixadores da marca;
  • Apoiar causas sociais, demonstrando responsabilidade social e ambiental;
  • Utilizar o marketing sensorial para atingir os cinco sentidos do consumidor;
  • Envolver o cliente por meio da inovação e tecnologia e educar a usar o produto ou serviço;
  • Utilizar os recursos tecnológicos à favor da humanização.

Nessa nova etapa, se adaptar é um desafio, é necessário conduzir sua marca ou empresa a um novo formato de marketing, mas sem se descuidar do público ou afetar seus próprios valores.

Se você se interessou pelo conteúdo desse artigo e quer saber mais sobre marketing, entre em contato conosco!

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