SEO local: Vale a pena investir nessa estratégia para o varejo?

O SEO local para varejistas vem acirrando cada vez mais a competição entre pequenos negócios e grandes marcas como Amazon e Magazine Luiza no comércio online.

Os preços mais baixos e o frete acessível dos grandes portais contribuíram para a dificuldade da competição. 

A ação de estimular o desejo do cliente de apoiar sua comunidade local aumentou abundantemente durante a pandemia.

Segundo o NielsenIQ, antes de 2020 as compras locais eram prioridade para mais de 46% dos consumidores americanos devido à praticidade,  necessidade e valorização do comércio local.

Mas, com o isolamento social, 53% dos americanos apresentaram mudanças no comportamento de consumo, passando a fazer compras diariamente nos locais e online.

Qual a importância do SEO para os varejistas locais?

SEO local para varejistas
“Compre com varejistas locais ou dê adeus ao local”

Com certeza você já deve ter visto alguma campanha apoiando a compra local. Esse movimento foi um dos fatores que mais alavancou as vendas no varejo local.

A ferramenta consegue aproximar os comércios locais do seu público-alvo, criando uma relação positiva que facilita a conversão.

Para os varejistas, o SEO local pode aumentar as vendas de produtos online e compras físicas em um bairro, cidade ou região.

Confira alguns exemplos de comércios que podem ter essas vantagens a partir da otimização do site para o público local:

  • Uma loja física que vende artigos de pesca em uma região onde tem um lago;
  • Uma distribuidora de refrigerante que manda encomendas somente para algumas lanchonetes específicas;
  • uma marca de e-commerce de eletrônicos que só entrega para uma cidade específica.

Grandes resultados com baixo orçamento

Os comércios locais costumam gerar um efeito positivo investindo em um valor mais em conta. 

Por exemplo, uma pequena loja que vende óculos de sol em alguma praia. Seu público é muito mais restrito do que um grande e-commerce, que entrega em todo o país. Isso torna os custos mais contidos.

Outra questão favorável para os varejistas, é a possibilidade de segmentar seu público com mais facilidade, evitando o desperdício de verba com pessoas de localidades distantes.

Chame a atenção dos clientes corretos

Vamos trabalhar com uma hipótese onde o varejo vende somente para Jundiaí.

Com uma estratégia de SEO bem estruturada, você elimina a possibilidade do seu produto ser distribuído para pessoas do Rio de Janeiro, por exemplo.

Logo, você potencializará seu ROI, escolhendo o SEO local para comerciantes no planejamento do seu site.

Qual a diferença entre SEO local e SEO tradicional? 

O SEO tradicional pode alcançar qualquer lugar do mundo, desde que as pessoas façam uma busca online.

Já o SEO local, ajuda a destacar uma empresa em pesquisas locais, ou seja, visa especificamente o público local e as áreas que o seu comércio atende.

Segundo o Hubspot, cerca de 46% de todas as pesquisas do Google vêm de usuários que buscam informações locais. 

Essas pesquisas costumam ser por serviços, produtos ou empresas em alguma área específica. 

Além disso, as pesquisas geralmente são feitas em um momento mais próximo da conversão.

E como saber se eu devo investir no SEO local?

O SEO local oferece vantagens, como:

  • ranqueamentos mais altos no Google;
  • aumento de visitas de um público segmentado com forte potencial de conversão;
  • maior conscientização para atrair novos clientes;
  • otimização do orçamento.

Utilizando a estratégia correta, o SEO local facilita a busca por dados sobre o seu comércio. Sendo assim, os consumidores se aproximam do processo de conversão.

Vale lembrar que tudo isso só será possível se você pretende comercializar online em áreas específicas. Se esse é o seu plano, aposte sem medo nessa estratégia.

Como construir uma estratégia de SEO eficiente para o meu negócio?

Para desenvolver uma estratégia eficiente para o varejo, você deve se concentrar nas seguintes áreas: 

  • pesquisa de palavras-chave com termos locais;
  • estudo do comportamento local;
  • inclusão de elementos locais na estrutura do domínio;
  • criação de páginas que atendem à intenção de pesquisa;
  • otimização na página.
  • utilização do perfil da empresa no Google.

Lembrando que incluir as redes sociais nas estratégias é um fator importante para auxiliar na distribuição de dados e potencialização das suas vendas. 

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