Você sabe o que é Marketing Digital?
Pois é, muita gente pensa que sabe, ou pensa que sabe fazer marketing digital, mas é muito mais complexo do que postar fotos nas redes sociais.
Resumidamente falando, o Marketing Digital é toda publicidade feita pela internet, e quando você acha que está arrasando postando e impulsionando coisas no feed das redes sociais da sua empresa, agora vou te contar que vai muito além disso.
Tudo começa com ter uma identidade visual conceituada, e então, um website bem feito. Essas são as bases para as estratégias de Marketing Digital. E então você precisa estar onde seu cliente está! E ele está em todo lugar!
Para os clientes que já estão procurando seu serviço ou produto, você precisa estar em destaque, ou então, seu concorrente estará.
Para aparecer no Google você tem duas frentes: a paga (ADS) e a não paga (orgânica).
O cenário perfeito é aparecer das duas formas!
E como faz para aparecer no Google desses dois jeitos?
Vamos lá!
De forma orgânica, você precisa fazer um trabalho muito bem feito de SEO (Search Engine Optimization), que nada mais é que “falar a linguagem do Google” no seu site. Para isso, existem técnicas como desempenho, descrições, responsividade, conteúdo em blog e muitas outras que farão com que seu site seja visto pelo Google como um site que traz uma ótima experiência para o usuário. É um trabalho árduo, a longo prazo, mas que se você não começar agora a criar essa relevância para seu site, então você ficará atrás de seus concorrentes.
Já pelo ADS, é mais fácil dizer que o Google é um leilão, ou seja, aparece em destaque quem paga mais. E com uma pesquisa de mercado e concorrência, alinhando palavras-chave, fazendo anúncios de forma correta, conseguimos manter você na primeira página – porque se for para ter todo esse trabalho e ficar na segunda página, a gente nem conversa, é dinheiro jogado fora.
Essas são as formas de aparecer nos sites de busca, mas isso para quem já está muito interessado nos seus produtos, o que chamamos de leads (clientes em potencial) que estão no fundo do funil, prestes a concluir uma compra.
Mas peraí, e para quem ainda não está nesse estágio e não conhece minha marca?
Entramos agora então com o topo do funil, onde os clientes estão nas Redes Sociais.
Redes sociais
Quando você está rolando o feed de notícias nas redes sociais, você está em busca de comprar alguma coisa? Exato! Eu também não!
Redes sociais não são redes comerciais, ou seja, não serve para se vender – e esse é um erro clássico!
As redes sociais são canais para que você se apresente, crie sua audiência, mostre sua marca de forma sutil, assim como quem não quer nada, primeiro, para um público abrangente, que são as campanhas de alcance, e depois, focar em quem já demonstrou algum tipo de interesse no seu tipo de produto ou serviço, mesmo que não seja da sua marca.
Aí você me pergunta: Como sabemos que vamos chegar até as pessoas que tem algum tipo de interesse nesse meu mercado? Excelente pergunta!
Primeiro que pelo painel de gerenciamento de anúncios conseguimos segmentar os públicos semelhantes de interesse, e então, os algoritmos nos dão uma forcinha para alcançar esse pessoal. E aí vem o diferencial do Marketing Digital: mensagem certa para a pessoa certa!
Se você fizer somente postagem, atingirá uma média de 0,5% dos seus seguidores, sim, isso mesmo que você leu, 0,5%! E você não saberá com quem está falando. Pode ser que uma campanha voltada para adolescente chegue até um adulto que não tem o mínimo de interesse nisso, e aí você estará jogando dinheiro fora e apenas enriquecendo o Mark Zuckerberg.
Não se esqueça que Facebook, Instagram e LinkedIn são empresas, e por que essas empresas entregariam sua marca ou seu conteúdo para milhares de pessoas a troco de… nada? Para isso é preciso investir nesses veículos.
Ah, e se você fizer apenas o impulsionamento dessas postagens, você alcançará um número maior de pessoas, mas não saberá quem são essas pessoas, e não poderá trabalhar posteriormente numa plataforma de automação, onde manteremos um relacionamento com esse público de forma personalizada… Então chegamos na parte de Automação de Marketing.
Automação de Marketing digital
Estamos na primeira página no Google, as campanhas nas redes sociais estão trazendo ótimos números de alcance e cliques, já enviou alguns orçamentos, fechou uma venda ou outra… Mas e aquele tanto de gente que viu meus anúncios, interagiu de alguma forma mas não demonstrou mais tanto interesse? E aquela galera que me viu no Google, foi até meu site, solicitou orçamento, mas não fechou e nem apareceu mais?
Agora vou te dizer uma coisa muito séria: você pagou para ter esses acessos, e não foi barato seu investimento para conseguir essas interações.
Mas como não perder esse contatos?
A resposta é: Automação de Marketing.
Uma vez que capturarmos o contato desses clientes interessados, conseguimos colocá-los num fluxo de automação para que cada interação dele, se tenha uma ação. Para melhor explicar vou dar um exemplo simples.
Quando você entra numa loja virtual para comprar alguma coisa, coloca no carrinho, mas por alguns instantes pensa que pode fazer essa compra mais tarde, ou outro dia, e então você abandona o carrinho… Abra sua caixa de e-mail e veja que você receberá algum incentivo para finalizar sua compra, não é mesmo? Pois é, a taxa de conversão para esse tipo de ação é 20x maior do que quando você tentou comprar a primeira vez! E mesmo que recebendo esse incentivo, você ainda não sinta aquela vontade de comprar o produto que você abandonou no carrinho, dentro de algumas horinhas você receberá uma mensagem no seu celular com um desconto extra para não desistir do produto. Mas mesmo que ainda não seja o suficiente e você não clicou no link que te daria o desconto… Agora você recebe um e-mail dando o frete grátis! Agora pronto! Não tem mais como não comprar o produto, então você entra no site novamente e finaliza sua compra com todos os descontos concedidos nesse percurso automatizado e personalizado para você!
E é basicamente assim que funciona a automação de marketing, não só com abandono de carrinho, mas com qualquer interação que os clientes em potencial farão quando verem seu anúncio nas redes sociais ou no Google.
Com essa automação, conseguimos monitorar, qualificar e pontuar o comportamento do cliente, e isso manterá nosso relacionamento com o mesmo por um tempo determinado, para que o qualifiquemos como potencial cliente ou não.
Com isso, direcionamos para sua equipe comercial quais são os leads bons e que devem ser trabalhados, seja para fazer uma ligação, agendar uma reunião, um almoço.
Isso tudo em grande escala e de forma automatizada.
Agora sim deu para entender um pouco mais sobre o que é o Marketing Digital, certo?
Venha em nossa agência para conhecer nossa equipe, assim apresentamos nossas ferramentas e mostramos nossos cases de sucesso!