Tempo não é barato para gastar com leads frios
Tempo, dinheiro e produtividade caminham lado a lado, já dizia a expressão time is money. Para quem é empreendedor, consultor ou freelancer, conhece a importância de administrar e gerir um dos recursos mais valiosos, que é o tempo – já que sua renda depende exclusivamente dos seus esforços de trabalho.
No marketing digital, e em qualquer empresa, isso não é diferente. Um dos desafios que muitas agências enfrentam, é a qualificação dos leads, ou seja, identificar qual é o cliente ideal para o seu negócio.
Já adiantamos que ter todos os clientes do mundo não é sinônimo de lucro, pelo contrário, isso pode sobrecarregar a equipe e deixar os trabalhos com menor qualidade.
Afinal, quantidade não é qualidade, concorda?
Refletindo sobre isso, preparamos um artigo para ressaltar o porquê do tempo não ser barato para gastar com leads frios. Continue a leitura para traçar caminhos e estratégias que vão melhorar a sua planilha de clientes.
Falando mais sobre leads
Quando fazemos o anúncio sobre qualquer coisa na internet, aparecem os curiosos, potenciais clientes e aqueles que realmente querem comprar.
A classificação de leads nada mais é do que todas as pessoas que estão interessadas no seu produto ou serviço. Por isso, a palavra lead engloba tudo neste aspecto, desde pessoas curiosas, que só ouviram falar, até aquelas que já conhecem a marca, e está na trajetória de compra, propício a adquirir tal produto.
As pessoas interessadas são classificadas como potencial clientes e a meta do marketing digital é fazer com que esse lead seja conduzido nas etapas do funil de vendas, a fim de que ele se transforme em um cliente e finalize sua jornada interagindo com os canais da marca.
A jornada de um lead se baseia nas seguintes etapas:
Atração
Nessa fase, a pessoa chegou até você – seja por meio de mídia online, mídias sociais, blog ou SEO.
Interesse
Na segunda fase, surge o interesse. É aqui que a pessoa se torna um lead, encaminhando seus dados para contato ou solicitando um orçamento. Pode ser por landing pages, ebooks e call to action.
Aproximação
Nesta etapa, o intuito é de estabelecer um relacionamento mais próximo com o lead. Algumas ferramentas utilizadas são automação de e-mails, webinars e alerta de vendas, por parte da empresa.
Conversão
Depois de todas estas etapas serem feitas com carinho é o momento de converter e orientar o cliente para efetuar a compra. Com possíveis descontos ou teste grátis, o lead é convertido e finaliza a compra.
Essa é a jornada ideal para conduzir um cliente. Parece simples, mas é um trabalho árduo que merece atenção. Por esse motivo, não deve ser desperdiçado com qualquer pessoa.
E como os leads aparecem?
Normalmente, os leads aparecem através das redes sociais, campanhas de anúncios, buscas no Google e em até nos preenchimentos de formulários.
Exemplificando, quando uma pessoa vê um anúncio de algo nas redes sociais e clica para saber mais ou preencher cadastros, ele se torna um lead, pois as informações fornecidas pelo consumidor são direcionadas à empresa.
Quando falamos em leads, podemos classificar dois tipos: os leads frios e os leads quentes.
Lead frio – São aqueles que forneceram informações para contato, mas ainda não tem interesse em finalizar a compra.
Lead quente – É aquele cliente ideal: o que preenche o formulário de contato e segue mostrando interesse e mantendo contato com a empresa.
Menos é mais!
O sonho de muitas empresas é sempre captar mais leads. Quanto mais, melhor. Certo?
Errado.
Nesse caso, menos pode ser mais.
Isso significa que, para uma empresa buscar crescimento e se tornar referência no mercado, ela pode ter poucos, mas bons clientes. Ou seja, o segredo está em saber se o seu cliente é um lead frio ou quente.
Por exemplo, se chegam 10 leads para você em um dia, a melhor opção talvez seja oferecer um serviço e atendimento exclusivo e personalizado para 4, que você tem certeza que vale a pena investir seu tempo, do que atender de modo padronizado os 10, correndo o risco de nenhum converter ou fechar a compra.
Atualmente, já existem ferramentas de automação de leads, que controlam e até indicam os melhores clientes para você, com base no preenchimento de informações. Além de ter o bom e velho feeling.
Mas, para que você conheça os bastidores desta classificação, nós te apresentamos algumas estratégias para conhecer os detalhes do seu cliente e aprender a classificá-lo como um lead quente ou frio.
Mostre aos leads frios o seu valor!
Se o seu lead te contata, solicita orçamento, mas não tem disposição para conhecer os detalhes do seu trabalho, fique atento – ele pode ser classificado como um lead frio.
Quando tiver o contato com o seu cliente, mostre a diferença entre o preço e valor. Quando falamos sobre o preço de um produto, nos referimos a uma medida quantificável de dinheiro, enquanto o valor é algo mais subjetivo e se refere à importância que o seu cliente dá ao seu produto.
Portanto, mostre a ele suas etapas e processos de trabalho e o faça entender o tempo, material e mão de obra necessários para uma entrega de qualidade.
“Se é para ontem, não será criativo. A urgência mata a criatividade”
Assim como diz na frase, a urgência mata todo o planejamento. Isso significa que para desenvolver um bom produto, é necessário ter planejamento, reflexão e análise de estratégias. Isso demanda tempo, assim como a criatividade. Se o seu lead frio quer tudo para ontem, talvez ele não seja ideal.
Dica: converta seus leads frios
Para converter seus leads, não existe uma regra que funcione 100%. No entanto, as estratégias usadas durante a jornada do cliente são capazes de converter para ele finalizar a compra.
Algumas dicas a serem usadas, são:
- Produção de conteúdo para blog, redes sociais, YouTube, infoprodutos e newsletters;
- Utilização de e-mail marketing;
- Criação de landing pages;
- Campanhas de tráfego pago.
Conclusão
Se você chegou até aqui, agora já sabe o porquê o tempo não é barato para gastar com leads frios.
Sendo assim, aprenda a filtrar e dê atenção ao lead quente, aquele cliente que já está familiarizado com a sua marca, está interessado e apto para contratar seu serviço.
Com um time qualificado, você é capaz de produzir bons conteúdos, investir em comunicação e vender cada vez mais. Tudo é questão de organização e planejamento.
Lembre-se: quando você comunica bem, os leads vêm e vão entrando nos funis de vendas, traçando a jornada do cliente tão esperada.
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