Por que usar o QR Code no marketing digital?

QR CODE - capa
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Você chega no trabalho e a primeira coisa que faz é entrar no WhatsApp Web, abrir o aplicativo no celular, escanear o código e acessar suas conversas pelo desktop. Às vezes nem percebemos, mas um simples código é capaz de fazer a diferença.

Eles já fazem parte do nosso cotidiano. Surgiram com o objetivo de facilitar a vida das pessoas e já são usados também para pagamentos de contas, compra de produtos, direcionamento de informações e até para fazer transações bancárias nos aplicativos de banco pelo celular.

Estamos falando do QR Code, isso mesmo, aquele código que tem o formato de um quadrado, com vários quadradinhos pretos e falhados.

Modelos de qr code
Exemplos de QR Codes e dos códigos de barra

Cada vez mais eles estão ganhando visibilidade nos meios de comunicação. Por isso, o QR Code pode ser considerado uma ferramenta coringa para se ter no seu negócio.

Separamos dicas e curiosidades a respeito do código neste artigo. Siga a leitura!

O que significa QR Code?

O termo completo do QR Code é Quick Response Code, e em sua tradução significa Código de Resposta Rápida. Ele funciona como uma espécie de código de barras, só que no formato bidimensional, que pode ser acessado através da leitura da câmera de um smartphone.

Esses códigos são convertidos em texto, site, número de telefone ou e-mail, por exemplo. Ou seja, a partir do momento que a pessoa pega o celular, abre a câmera ou aplicativo e escaneia o código, ela será direcionada a um destino de interesse escolhido por quem desenvolveu o código.

É importante lembrar que eles podem ser veiculados tanto em materiais impressos, como nos digitais. Dessa maneira, você consegue direcionar seu leitor a uma landing page, por exemplo, com informações detalhadas sobre seu produto ou negócio.

Isso faz com que o consumidor engaje rapidamente com o que você deseja vender.

Quando esse código surgiu?

Parece uma tecnologia moderna, mas o surgimento do código é mais antigo do que você possa imaginar. Foi em 1994 que Masahiro Hara, funcionário da Denso Wave, uma indústria subsidiária da Toyota, desenvolveu esse sistema no Japão. O foco inicial era direcioná-lo apenas à indústria automobilística, para auxiliar os colaboradores na identificação de controle de estoque.

O grande momento em que ele ganhou notoriedade foi a partir de 2011, onde os varejistas e comerciantes de todos os lugares no mundo começaram a implantar a ferramenta em suas lojas.

Por que usar o QR Code na sua estratégia de marketing?

Podemos dizer que os códigos em QR são uma evolução dos códigos de barras e hoje é amplamente usado.  Já é possível encontrá-los em campanhas publicitárias, cartões de visitas, rodoviárias, jornais, revistas, rótulos de produtos, vídeos no Youtube e até em programas de televisão.

Os restaurantes já usam QR Codes para os clientes acessarem o cardápio

Além disso, os QR Codes também estão sendo utilizados como estratégias de marketing, principalmente nas empresas que trabalham em e-commerce.

Na TV, a emissora Rede Globo utiliza muito esse sistema. Por exemplo, em um determinado programa, o apresentador anuncia o produto e informa aos espectadores que o QR Code está na tela e para acessar, basta escanear o código e ter acesso a mais informações adicionais, ou descontos na hora de comprar.

Outro exemplo é que eles estão presentes também nos vídeos do YouTube. Muitos criadores de conteúdo já deixam um código para direcionar quem está assistindo a um pagamento de um PIX, a fim de apoiar o trabalho do canal.

Em museus, os códigos podem estar inseridos ao lado de uma obra de arte para fazer com que os visitantes tenham acesso a um podcast, ou visita guiada.

Esses são só alguns exemplos de como os QR Codes impactam as atividades do dia.

Com isso, deixar de usar esse sistema é ficar por fora de um novo universo que já é tendência.

Veja algumas vantagens de utilizar o QR Code:

  • Oferece informações complementares e conteúdos exclusivos;
  • Expande o alcance de pessoas;
  • Leva o cliente a interagir com a embalagem;
  • Efetua pagamentos com facilidade.

Dicas para usar o QR Code em suas estratégias

Se você se interessou em implantar esse código no seu negócio, nós separamos três dicas que podem ser úteis:

  1. Use o código como um complemento exclusivo de conteúdo – O ideal é que o conteúdo que esteja veiculado no QR Code seja um complemento do principal, como um podcast ou vídeo extra em uma matéria impressa em uma revista ou jornal.
  2. Conheça o seu público – Mesmo sendo uma tecnologia moderna, muitas pessoas ainda têm dificuldade de entender como ela funciona e acaba ignorando o uso do código. Por isso, antes de iniciar neste processo, conheça o perfil do público que consome seu conteúdo para iniciar bem o planejamento.
  3. Tenha criatividade – Principal dica para implantar esse código é ser criativo. Não vale a pena levar seu consumidor a um conteúdo que não seja relevante e interessante. Se ele terá o esforço de pegar o celular, abrir o aplicativo e escanear o código, o conteúdo deve valer a pena. Pense nisso!

Como usar?

Depois de entender os detalhes sobre o tema, chegou a hora de saber como escanear os códigos.

Na maioria dos aparelhos eletrônicos mais modernos, o leitor do código pode ser encontrado na câmera padrão de Iphone e também de celulares Android.

Ou seja, quando ver um código, basta abrir a câmera e posicionar o celular a frente. Assim, automaticamente você será direcionado a um destino.

No entanto, celulares mais antigos podem não ter essa função automática. Dessa forma, você tem a opção de baixar pela Play Store, aplicativos gratuitos, como o Google Lens, Barcode Scanner ou o QR Code Reader.

Converse com quem entende!

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Rebeca
Rebeca
1 ano atrás

Este foi o quarto artigo que acabei de ser relacionado a esse tem e foi o que mais deixou claro para mim. Gostei.
<a href=”https://luckypatcher.net.br/”>Lucky Patcher</a>

Carol
Carol
1 ano atrás
Reply to  Rebeca

melhor code no marketing digital. Lucky Patcher

Luisa
Luisa
7 meses atrás

Adorei suas dias.
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