Acessibilidade digital: o que é e como usar em minha empresa?

Acessibilidade digital

Em tempos em que a tecnologia faz cada vez mais parte das estratégias de negócio das empresas, fica claro que ela deve ser parte do maior número de pessoas possíveis, certo? O avanço tecnológico trouxe à humanidade uma série de vantagens, facilitando diversas atividades rotineiras, seja nas empresas ou em nossos lares, com o objetivo de facilitar ao máximo a produtividade e comodidade. Como isso deve ser feito para todos, nada melhor do que falarmos de acessibilidade digital em um de nossos artigos

Assim como ressaltamos acima, pensar em implementar a acessibilidade digital faz parte da melhoria do dia a dia de todas as pessoas. Isso vai de encontro, principalmente, com as estratégias adotadas pelas empresas, desde a concepção de um produto, indo até a forma em que ela se comunica com seus clientes. 

De acordo com o último Censo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), feito em 2010, quase 25% da população possui algum tipo de deficiência (enxergar, ouvir, caminhar ou subir degraus), além de deficiência mental / intelectual.

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É um número consideravelmente expressivo e, por isso, devemos pensar em estratégias e soluções para que esta grande parcela da população possa se sentir atendida e incluída neste mundo globalizado.

Vale lembrar que isso inclui oportunidades no mercado de trabalho, oferecendo também a elas a acessibilidade necessária para que possam usufruir, sem transtornos, dos produtos e serviços que você disponibiliza.

Aqui neste artigo especial da Você Digital Propaganda você vai conferir tudo o que precisa sobre acessibilidade digital, desde alternativas como #PraCegoVer e #PraSurdoLer, assim como o uso de assistentes virtuais para auxiliar no dia a dia. Confira!

Mas afinal, o que é acessibilidade digital?

A acessibilidade digital é tida como uma série de alternativas e recursos pensados e usados para facilitar a vida das pessoas com qualquer tipo de deficiência possam navegar, entender e até mesmo interagir usando seus dispositivos móveis, notebooks ou computadores, com qualquer indivíduo. 

Este tipo de alternativa surge, principalmente, se for uma acessibilidade 100% independente, não necessitando de auxílio de outras pessoas para realizar qualquer atividade. A palavra é ser funcional para todo tipo de pessoa. 

A necessidade de implementação de acessibilidade no Brasil está amparada pelo decreto n.º 5.296, de 2004, que determina a necessidade de sites e portais do governo disponibilizar acessibilidade digital, seguindo todos os padrões estabelecidos. 

marketing digital

A complementação deste uso aconteceu com a Lei 13.143/2005, conhecida como a Lei Brasileira da Inclusão da Pessoa com Deficiência. Este documento exige que todas as empresas com representação comercial ou sede no Brasil, ou que sejam mantidas por órgãos do governo, também devem tornar seus sites acessíveis.

Ou seja, além de ser lei, você fará com que seu serviço seja abrangente e atinja o maior número de pessoas no Brasil.

Como isso vem sendo feito na prática?

Mesmo com toda essa legislação existente no Brasil, 99% dos sites brasileiros não são acessíveis para as pessoas com deficiência, segundo estudo feito pelo Movimento Web para Todos, em parceria com a BigData Corp. O levantamento levou em conta 14 milhões de sites ativos no Brasil.

Desta forma, conseguimos presumir que os conteúdos não chegam ou chegam de forma ineficiente para um público de mais de 45 milhões de pessoas, levando em conta o percentual de deficientes que já abordamos segundo o Censo 2010. 

Novo padrão tecnológico vai ajudar deficientes visuais a usarem melhor o  computador - Gizmodo Brasil Acessibilidade digital

Mas qual o motivo da tecnologia ter surgido para facilitar a vida das pessoas, sendo que na realidade isso é transmitido para a prática? 

Vamos considerar um caso em que um surdo precisa saber sobre as notícias do dia durante este período de pandemia, uma vez que eles dependem e muito da linguagem de sinais para sua comunicação.

Ou até mesmo nos colocarmos no lugar de uma pessoa cega, que precise navegar em um site para comprar alguma coisa, sendo que este não possui a acessibilidade necessária para ela. 

Estas barreiras diárias, que saíram do mundo real para o digital, ainda são sentidas, mas com alguns passos, incluindo na estratégia comercial e de marketing digital da empresa, podem ajudar a melhorar a vida das pessoas com deficiência. 

As soluções para implementar na sua empresa

Sabemos que este tema é uma necessidade real em tempos atuais. Implementar a acessibilidade digital envolve tanto as pessoas que precisam ter acesso aos conteúdos online como também é uma forma para as empresas otimizarem seu alcance. Quando isso não é feito, negócios se perdem e oportunidades fogem do seu alcance. 

Por isso, implementar a acessibilidade digital é uma maneira de levar a mensagem da sua empresa a todas as pessoas, sem distinção. Novos clientes podem surgir com essas novas ferramentas, além de melhorar a forma que seu negócio é visto no mercado, pois demonstra o quanto ele é empático e se importa com aqueles que têm limitações físicas.

Desta forma, pense que existem diversos tipos de deficiência e que cada uma demanda um tipo de ação.

Como implementar acessibilidade digital para deficientes visuais?

Para este público, um dos primeiros passos pode ser fazer a descrição alternativa de todas as imagens, transformando-as em algo textual. É a já conhecida #PraCegoVer, que ajuda os aplicativos de leitura de tela a fazer o reconhecimento do conteúdo. 

PraCegoVer": Como funciona no Facebook? - Diário da Manhã Acessibilidade digital

Estas imagens também ajudam a melhorar o rankeamento e fazem parte da estratégia SEO, o que melhora a visibilidade do site. Ah, também é possível fazer o uso do ALT, que também é um espaço ótimo para utilizar a palavra-chave em que você busca se posicionar.

As cores devem ser observadas, principalmente o contraste entre elas. Colocar um contraste mínimo entre as cores de fundo e as cores dos textos do site é essencial para que todos consigam compreender as informações.

Há a preocupação, também, com os daltônicos e, para que a experiência de navegação dessas pessoas não seja comprometida, o ideal é que as informações do site não dependam das cores. 

É como você colocar um link para outro site, diferenciando-se somente pela cor do texto, e não com itálico ou negrito neste link. Para um daltônico, isso pode não ter efeito. 

Como implementar acessibilidade digital para deficientes intelectuais e disléxicos?

Se o público do seu site tiver algum tipo destas deficiências, nem sempre um texto é o que contém todas as informações. Saber organizar e apresentar as ideias são tão importantes quanto o próprio conteúdo. Simplificar a leitura é de grande ajuda para quem tem deficiência intelectual, mas facilita a vida de todo mundo!

Quando escrever, monte o texto com títulos e subtítulos, com distribuição entre H1, H2 e H3, para organizar melhor e facilitar a leitura. Além de ajudar estas pessoas, a organização funciona no rankeamento do Google, melhorando o posicionamento dele nas buscas.

O que são h1, h2 e h3? Qual a importância para o Google? Acessibilidade digital

Como implementar acessibilidade digital para deficientes auditivos?

É bom ressaltar que existem diferenças entre quem se identifica como surdo e como deficiente auditivo. Os primeiros se comunicam em Libras e participam da comunidade surda. Já os deficientes auditivos possuem uma linguagem oralizada e têm o português como primeira língua. Ambos são línguas oficiais do Brasil,

No caso de vídeos, sempre disponibilize as legendas e a janela de Libras. Existem alguns programas que fazem a legenda automaticamente para você revisar – o que facilita o trabalho. Colocar as legendas também possibilita a tradução automática para Libras, caso seu site possua um software que faça isso.

Como implementar acessibilidade digital para pessoas com deficiência motora?

Evitar funções acessíveis só pelo mouse é um primeiro passo, pois algumas pessoas não conseguem usar o mouse para navegar pelos sites. Crie atalhos de teclado para a navegação e tenha à disposição tecnologias assistidas

Além disso, aumente algumas áreas de clique do botão do site. Muitos usuários não possuem precisão nos cliques e isso pode dificultar o acesso a conteúdos específicos, como uma oferta, o que pode aumentar as vendas. 

Assistentes de inteligência virtual

A Alexa, o Google Home e demais assistentes virtuais podem ajudar e muito as pessoas com algum tipo de deficiência. Hoje em dia, para pessoas com deficiência visual ou motora, conseguem acessar sites e ter conteúdos lidos ou falados pelas próprias inteligências artificiais. Aqui no nosso blog nós já detalhamos como elas serão fundamentais no desenvolvimento de estratégia nos próximos anos. 

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A acessibilidade digital pode alavancar o seu negócio?

A acessibilidade digital vai trazer uma série de benefícios, como agregar mais valor à empresa e fortalecer a marca no mercado, além de colocar ela em vantagem perante as demais que não possuem isso. 

O público consumidor também fica mais diversificado e aumenta, com maior fidelização por parte de quem compra. Outro ponto importante, é que a acessibilidade digital é exigida por lei. Sendo assim, se você não quer ter problemas futuros com multas e demais contratempos, implemente o quanto antes essa ferramenta na sua empresa. Dessa forma, você conseguirá melhorar a imagem do seu negócio e, consequentemente, impulsionar os seus resultados.

Ficou interessado em saber como fazer isso da melhor forma possível, clique no botão abaixo e saiba mais. 

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