Otimize os processos da sua empresa e aumente suas vendas com automação de marketing!
Otimizar processos é o que toda boa empresa busca.
Imagine um processo automatizado onde seus leads serão nutridos e qualificados para que no final, se concretize uma compra. Seria o máximo né?
Mas enfim, o que a automação de marketing?
Automação de marketing é o uso de ferramentas de automação com o intuito de otimizar, escalonar e automatizar processos, para melhorar os resultados de uma empresa.
Vamos pensar por exemplo, uma equipe de marketing precisa toda semana criar artigos para postar no blog da empresa com o intuito de nutrir e alcançar novos leads.
Depois desse conteúdo ter sido criado e postado no blog, precisa ser feito o post orgânico dentro das redes sociais, Facebook, Instagram, Twitter, Linkedin, YouTube e muitos outros, tudo isso feito de forma manual para conseguir capturar mais leads.
Após capturar esses leads, precisa ser feita toda uma sequência de ações para qualifica-lo, como disparar e-mails, avisar sobre novos conteúdos, organiza-lo em um CRM de acompanhamento. Viu quanto trabalho essa equipe de marketing tem?
Agora imagine uma equipe de marketing que trabalhe com ferramentas que podem automatizar todos esses processos, que faça o agendamento de postagens, que faça a nutrição dos leads já integrados com uma plataforma de CRM, onde o lead será qualificado e passado para o time comercial para uma abordagem mais próxima.
Quanto tempo esse time comercial não vai economizar? E quantos novos leads não poderão ser alcançados, com esse tempo que foi economizado com processos repetitivos? E, nesse caso, tempo é dinheiro!
Investir em automação de marketing pode aumentar suas vendas, diminuir custos com aquisição de leads e aumentar seu ticket médio, pois conseguirá nutrir e qualificar seus potenciais clientes, lead qualificado gera tickets maiores e ainda conseguir fidelizar quem já é seu cliente.
Como criar uma automação de marketing?
Tudo muito bonito na teoria, certo? Mas como fazemos para criar uma automação de marketing que traga resultados?
- A primeira etapa de todo projeto sempre é o planejamento. Qual será a estratégia utilizada? Qual será o objetivo da automação de marketing?
- Após definidos quais são as expectativas, precisa definir quais são as ferramentas que consegue alcançar essas expectativas.
- Defina qual será o conteúdo que será divulgado.
- Defina quais serão as etapas do seu funil de vendas.
- Crie os fluxos de automação, a comunicação que será feita com os leads em cada etapa desse funil.
- Crie CTA’s (Call to action = chamada para ação) que serão os gatilhos que farão com que os leads entrem no seu fluxo de automação.
- Implemente e integre todas as etapas e ferramentas desse processo, para que elas trabalhem em conjunto.
- Alinhe o time comercial que trabalhará com as ferramentas e fará o acompanhamento com os leads.
- Analise o desenvolvimento das campanhas, fluxos e do seu time comercial.
- SEMPRE OTIMIZE O PROCESSO!
Agora que você já sabe como a automação de marketing pode ajudar a sua empresa e como montar um bom fluxo de marketing, descubra quais são as ferramentas que podem ajudar a sua empresa a otimizar seus processos.
6 Ferramentas para você automatizar o marketing da sua empresa
1) mLabs:
Faça o Gerenciamento de Redes Sociais em um só lugar.
Uma plataforma que integra:
A mLabs é uma ferramenta de gerenciamento de redes completa. Onde você pode criar e agendar posts, gerar relatórios, responder mensagens privadas e muito mais.
2) Ramper:
Gere mais leads em menos tempo.
O Ramper é a plataforma de prospecção digital que possibilita à sua empresa escalar a geração de leads B2B e automatizar a prospecção de ponta a ponta – desde construção de listas com seus clientes ideais, passando pelas abordagens até que o lead esteja pronto para ir para o CRM.
Times de vendas que utilizam o Ramper economizam até 60% do tempo em atividades de prospecção e aumentam em até 3x a geração de leads via outbound. Ao invés de gerar ainda mais atividades para os vendedores, o Ramper as automatiza para que o time foque no que realmente importa: bater metas.
3) Active Campaign
Uma das melhores ferramentas de automação de marketing do mundo.
Faça mais do que automatizar seu e-mail — ative toda a experiência do cliente!
A ActiveCampaign oferece a você as ferramentas de e-mail marketing, de automação de marketing e de CRM de que você precisa para criar experiências incríveis para seus clientes.
Através do Active Campaign você consegue:
- Alcançar e engajar;
- Nutrir e Educar;
- Converter e Fechar;
- Dar suporte e crescer sua mailing.
Nela você consegue disparar suas campanhas de e-mail marketing, criar fluxos de automação, follow ups e ainda integrar com um CRM completo, de maneira visualmente atrativa e bem amigável.
4) RD Station
Aumente a eficiência da sua empresa e venda mais com nossas ferramentas de marketing e de vendas.
Envie a mensagem certa na hora certa e construa uma jornada personalizada para cada pessoa. Automatize tarefas e aumente a produtividade da sua equipe.
5) ManyChat
Automatize ações no Facebook Messenger com o ManyChat.
2,4 bilhões de pessoas usarão o Facebook Messenger no próximo ano e é um dos aplicativos móveis mais populares do mundo. Esteja presente com as ferramentas do ManyChat para chatbot móvel para conseguir:
- Qualificar Leads;
- Agendar compromissos;
- Recuperar carrinhos abandonados;
- Compartilhar cupons e atualizações;
- Responder as perguntas dos clientes.
6) AIVO
Automatize e melhore a experiência dos seus clientes com o Aivo’s AI-powered bot conversational para o WhatsApp.
Se seus clientes adoram o WhatsApp, por que não atendê-los por lá também? Se escreverem uma mensagem ou enviarem um áudio, o bot entende a intenção por trás das perguntas e as resolve instantaneamente, a qualquer dia e a qualquer hora.
Quer saber como utilizar todas essas ferramentas em estratégias e otimizar os processos de marketing da sua empresa?
Clique no botão abaixo e fale com quem entende do assunto: