5 motivos que te fazem perder engajamento nas redes sociais

 engajamento nas redes sociais

Quem usa as redes sociais para o ambiente profissional já se deu conta de um termo muito usado entre os usuários: engajamento.

Tal palavrinha é responsável por motivar profissionais, influencers, marcas e projetos a desenvolverem ações apenas para gerar engajamento e movimentação nos perfis.

Mas, o que quer dizer engajamento e qual é a importância de manter um perfil ativo?

O engajamento é um conceito do marketing digital que indica a manifestação dos clientes em relação a uma marca ou empresa, baseados nas interações das redes sociais.

A interação entre as partes deve ocorrer de forma natural e voluntária, a partir de uma boa experiência entre cliente-consumidor.

Por isso, quando o consumidor gosta do conteúdo da marca que consome, ele curte, comenta, compartilha e interage com a página de modo geral.

Esse é o verdadeiro significado de engajamento no marketing digital.

5 motivos que te fazem perder engajamento nas redes sociais

Na prática, quanto maior o vínculo de modo natural, mais chances das duas partes se aproximarem e consequentemente, garantir maior relevância para a página.

Sem contar que, quando os usuários da plataforma interagem com a marca de forma orgânica, o algoritmo entende que o serviço ou produto é relevante para outras pessoas e isso ajuda a disseminar esses conteúdos em imagem ou vídeo.

Além disso, com base nas métricas, a pessoa consegue avaliar se as estratégias estão sendo positivas ou negativas no perfil, bem como o nível de satisfação do consumidor com a marca.

Existem técnicas que fazem com que seu engajamento aumente, conforme já dissemos no artigo abaixo:

Entre elas, estão:

  • Saber quem é o público;
  • Estar em grandes canais de atendimento;
  • Investir em campanhas de e-mail marketing;
  • Analisar dados e métricas das ações;
  • Ser criativo;
  • Marcar presença nas redes sociais.

Entretanto, o assunto agora é outro.

Vamos apresentar os cinco principais motivos que te fazem perder engajamento nas redes sociais.

Afinal, para ter uma audiência relevante, é preciso dedicação e uso de estratégias certeiras.

Se a sua audiência está baixa, conheça os cinco motivos que podem estar ocorrendo no seu perfil.

1-Não manter a frequência de postagens e interação com seguidores

Para o Instagram entender que o seu conteúdo é importante para os seguidores, você precisa lembrá-lo de que está lá. Postar uma foto ou vídeo por mês ou semana não tem como manter os seguidores engajados.

O indicado é no mínimo um dia sim e outro não, intercalando conteúdos em stories, reels e feed.

2-Comprar seguidores no Instagram

A prática não é bem vista na plataforma. Inclusive, esse é um dos piores erros que alguém comete no Instagram, e pode levar até o banimento da conta.

A quantidade de seguidores deixou de ter grande relevância entre os usuários.

O que ainda prevalece é o engajamento que as publicações recebem, ou seja, a capacidade dos seus seguidores interagir com seu conteúdo, seja por comentários, curtidas, mensagens no direct ou stories.

Não cometa este erro de comprar seguidores.

Neste caso, menos também é mais.

3-Não usar os stories

É raro alguém que não veja os stories diariamente.

A pessoa pode estar sem postar nada, mas é provável que ela acompanhe o que os amigos dela estão postando.

O stories surgiu com o propósito de gerar uma interação ainda maior através do compartilhamento de alguns momentos do dia: tomando café, na academia, ouvindo música, com a família ou amigos.

Com isso, se você não está tendo um engajamento interessante, você não está aparecendo nos stories suficientes.

A dica é gerar conexão com os seguidores, por isso, use enquetes, caixinhas de pergunta e quizzes.

Estimule os seus seguidores para que eles reajam aos seus stories e encaminhe mensagens diretas.

4-Quantidade X qualidade

Assim como é importante ter frequência de postagens, você deve fazer uma reflexão sobre a famosa quantidade e qualidade.

Por mais que seja importante postar dia sim dia não, lembre-se que você não precisa se prender a isso.

Priorize sempre a qualidade e informação que o seu post trará.

Conteúdos mais interessantes postados com menos frequência engajam mais do que conteúdos ruins postados em grande volume.

Uma postagem relevante é aquela que faz o usuário parar de rolar o feed para simplesmente ver a imagem ou vídeo.

É uma arte que agrega informação, conhecimento e transformação para cada público.

5-Estética do feed

Especialmente para as marcas, é mais do que fundamental postar uma foto com boa qualidade e em alta resolução. Isto causa uma sensação de organização, credibilidade e autenticidade.

Da mesma forma, você precisa entender a estética do feed e a identidade visual é necessária neste momento.

Todos os posts juntos devem ser agradáveis de se olhar a fim de chamar atenção dos seguidores.

Não publique imagens com identidades visuais diferentes. O ideal é contratar um profissional da área do design gráfico que capte a essência da pessoa e transforme-a em uma identidade visual comum paleta, fonte e estilos bem definidos.

Tenha engajamento no Instagram com segurança e conteúdos de qualidade

5 motivos que te fazem perder engajamento nas redes sociais

O engajamento no Instagram é essencial para qualquer marca.

É uma das maneiras para ter sucesso dentro de cada segmento do mercado.

Quando estiver planejando o seu conteúdo, certifique-se de que tudo que foi postado tem um objetivo e se coloque no lugar de seu cliente. Veja se o conteúdo está sendo útil e se há o aumento das chances de engajamento

Não publique nada em vão.

Na dúvida, entre em contato com a equipe da VCD para agendar uma consultoria. Clique no botão abaixo e saiba mais!

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