Dicas para pequenas e médias empresas na internet

A pandemia da Covid-19 trouxe uma nova realidade para as pequenas e médias empresas na internet. Novas tendências, como home-office e compras online, tiveram de ser adotadas pelos mais diversos empreendimentos, e isso não foi diferente para este setor tão importante do mercado brasileiro. 

Essas PME’s tiveram de se adaptar às medidas de distanciamento social para sobreviver financeiramente, o que culminou no aumento na criação de lojas virtuais durante esse período de pandemia

Mas como fazer essa mudança de vez para o digital, seja para adaptar e facilitar os processos durante o trabalho online ou para conquistar mais clientes precisa ser feita?

Confira os detalhes sobre este assunto em mais um artigo especial da Você Digital Propaganda. Nosso objetivo é com esse texto é colocar sua empresa para trabalhar na internet. 

pequenas e médias empresas na internet

Garantindo a presença das pequenas e médias empresas na internet

Uma série de dúvidas e receios aparecem quando uma PME precisa migrar suas atividades do meio físico para o digital. O empreendedor deve ter em mente que trabalhar na internet acaba não sendo muito diferente do que ele vinha fazendo para captação de clientes no mundo físico. No entanto, precisam ser feitas algumas adaptações

As soluções para impulsionar seu negócio devem envolver anúncios, captação de clientes, mas voltados, principalmente, para uma comunicação interna online. 

Seguindo essa linha, o primeiro passo para garantir as pequenas e médias empresas na internet é criar um perfil comercial em ferramentas de busca, assim como no Google Meu Negócio. 

Essa ferramenta gratuita funciona como uma ficha técnica da empresa, contendo:

  • Endereço
  • Telefone
  • Horário de Funcionamento
  • Telefone
  • Fotos do local

Sua função principal é colocar a empresa nos resultados das buscas. É fundamental aliar os dados fornecidos sobre o negócio com o desejo do que o potencial cliente está procurando.

Exemplo disso pode ser visto quando um usuário procura por um tipo de produto ou serviço na sua região pelo Google Maps e acaba aparecendo o perfil de uma empresa no Google Meu Negócio

WhatsApp Business como funciona

Avaliação como aliada das vendas

Ferramentas como o Google Meu Negócio, e até mesmo um perfil comercial no Facebook, funcionam como um canal de comunicação entre a pequena e média empresa com potenciais clientes. 

Caso você seja um empreendedor, vamos fazer o exercício contrário e pedir para que se coloque no lugar de cliente. Quando você está interessado em comprar algo, é comum pesquisar tudo sobre o serviço ou produto em questão, não é verdade?

O consumidor moderno pesquisa muito antes de comprar, vê vídeos no YouTube, procura avaliações em sites como Reclame Aqui, dentre outras ferramentas. 

Por meio de feedback de outros usuários sobre seus produtos e serviços,  é possível ter um parâmetro do que você está vendendo. Assim, você consegue ajudar, inclusive, a potencializar o seu atendimento

O Google Meu Negócio, por exemplo, permite que o dono da empresa ative mensagens para tirar dúvidas diretamente com os clientes e até mesmo criar postagens para divulgar novos produtos e serviços, atualizando os clientes sobre o estoque ou mesmo criar ofertas. 

Vale lembrar que integrar tudo isso a um site bem estruturado faz toda a diferença. 

Atendendo às necessidades do consumidor

Como já pontuamos acima, o comprador de hoje em dia está buscando marcas que atendam às suas necessidades. Isso vai além, pois eles buscam marcas que se conectem com eles de alguma forma. É algo similar ao que acontece com as Love Brands.

A principal saída é criar uma estratégia de marketing digital que se adeque a essa necessidade e perfil de cliente. O foco é buscar gerar leads de qualidade

Algumas estratégias e soluções ajudam a aumentar a qualidade dos leads sem perder o volume das compras. Desta forma, uma alternativa encontrada pelas empresas de marketing digital está em usar em campanhas pagas.

Assim, usando os Lances Inteligentes, aliados a estratégias adequadas, os objetivos de negócio são potencializados automaticamente. 

Soluções para pequenas e médias empresas na internet

Quem está passando por essa transição para o meio digital acaba não tendo muita verba para investir nessa mudança. Principalmente em tempos de recessão econômica, como o que vivemos.

marketing digital

Por isso, algumas ferramentas gratuitas podem ajudar a dar os primeiros passos na internet. Fazer pesquisas de satisfação, criar conteúdo para suas redes sociais e sempre estar atento às tendências do seu segmento, acompanhando o movimento das grandes empresas, pode ajudar em um primeiro momento. 

O mais indicado é fazer um planejamento de marketing completo para conseguir crescer de forma gradativa e com resultados. Isso ajuda a entender quando cada etapa vai começar e terminar. 

A Você Digital Propaganda é especialista em cases de sucesso para empresas de todos os portes. Nós podemos fazer sua pequena e média empresa na internet alcançar resultados surpreendentes.

Quer saber como? Clique aqui para falar com nossos especialistas. 

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Rebeca
Rebeca
1 ano atrás

Este foi o quarto artigo que acabei de ser relacionado a esse tem e foi o que mais deixou claro para mim. Gostei. Lucky Patcher