Descubra o que é o Instagram Shopping e como funciona
Se você tem uma conta no Instagram e não utiliza o recurso Instagram Shopping, você está deixando de ganhar dinheiro com seus produtos e serviços.
O Instagram deixou há muito tempo de ser uma rede social apenas para fins pessoais e cada vez mais está aumentando os seus recursos para alavancar o alcance de vendas dentro da própria plataforma.
Tanto que hoje já existe uma aba específica para venda, localizada no canto inferior esquerdo do aplicativo.
Essa função é conhecida como Instagram Shopping – tema deste artigo.
Já adiantamos que, com ele, você pode criar posts com preço nos produtos, escolher um meio de pagamento e direcionar o seu seguidor diretamente para o site da loja, de forma rápida e simples.
A seguir, vamos explicar o que é o recurso, como funciona, além do passo a passo para implantar ele ao seu perfil comercial e os seus benefícios.
Instagram Shopping: o que é?
Também chamado de loja no Instagram, o Instagram Shopping é uma ferramenta que surgiu com o objetivo de vender pelo próprio feed.
Ou seja, é um recurso que permite que as empresas criem uma vitrine virtual dentro da própria rede social, onde permite que os seguidores explorem e comprem sem sair da plataforma.
Tanto que ela ganhou uma aba específica, semelhante ao “Explorar” da plataforma.
Para acessar essa aba no feed, basta clicar sobre o ícone semelhante a uma bolsinha, no canto inferior esquerdo. Desse modo, o usuário poderá procurar por itens de seu interesse, lojas favoritas e salvar postagens que mais chamou atenção para ver depois.
Para as marcas, o espaço possibilita a inserção dos produtos que estão à venda e dá destaque para o preço em uma etiqueta de compras na própria publicação.
Com isso, não há limitação de vender apenas pelo link na bio do perfil. Os empreendimentos agora podem encurtar caminhos.
Benefícios de contar com o Instagram Shopping
De acordo com o Instagram for Bussiness, 90% dos usuários da plataforma seguem uma empresa e interagem com ela. Além disso, já é constatado que grande parte dos usuários ficam mais interessados em uma marca ou empresa quando visualizaram um anúncio na plataforma.
Com isso, é notável o quanto o Instagram Shopping movimenta o tráfego do seu site, simplifica a experiência de compra e ainda diminui a chance do cliente desistir de adquirir o produto.
Passo a passo para implantar a ferramenta ao seu perfil
Antes de implantar a ferramenta ao seu perfil, é importante seguir alguns critérios na rede social:
- O seu negócio precisa estar na lista de mercados suportados pela ferramenta. Saiba mais!
- A sua conta no Instagram precisa ser comercial ou de criador de conteúdo;
- O negócio precisa ter um produto elegível pela plataforma;
- A marca precisa cumprir o Acordo com o Comerciante e as Políticas de Comércio do Facebook;
- A marca deve ter um domínio de site a partir do qual pretende realizar vendas. Pode ser um e-commerce, por exemplo.
Após cumprir todos os requisitos mínimos, veja o passo a passo para garantir que sua loja comece a vender pelo Instagram:
Passo 1 – Tenha o perfil comercial no Instagram
Para fazer a conversão, acesse as configurações do seu perfil no Instagram:
- Toque em “Conta” e em “Mudar para conta profissional”;
- Escolha a opção que melhor descreve você “Criador de conteúdo”, “Empresa” etc;
- Selecione uma categoria que descreve melhor o que você faz;
- Escolha as opções de exibição do perfil.
Passo 2 – Faça a veiculação da conta do Instagram à página no Facebook
- Acesse o perfil da sua empresa no Instagram e na sequência selecione “Editar Perfil”;
- Clique sob a seção “Informações comerciais públicas” e selecione “Página”;
- Em seguida, escolha a página do Facebook que deseja conectar;
- E caso você não tenha uma página no Facebook, selecione “Criar uma nova Página no Facebook”.
Passo 3 – Carregue o seu catálogo de produtos
O recurso Compras no Instagram é desenvolvido com o seu catálogo de produtos. Existem duas maneiras de conectar um catálogo de produtos em sua conta comercial do Instagram.
- Gerenciador de catálogos: é o método para fazer essa conexão por conta própria, localizado no Gerenciador de Negócios do Facebook;
- Plataformas de e-commerce parcerias: é uma integração realizada por meio de um de nossos parceiros certificados de plataforma de comércio eletrônico, como a Shopify ou o BigCommerce.
Passo 4 – Envie a sua conta para análise
Depois do catálogo ser conectado à conta do Instagram e os itens cadastrados, é necessário enviar a sua conta para análise do próprio Instagram.
- Acesse o perfil da sua empresa no Instagram e toque no ícone de três barrinhas;
- Selecione “Configurações”;
- Cadastre-se para o recurso “Compras”;
- Siga as etapas para enviar sua conta para análise;
- A qualquer momento, acesse Compras nas Configurações para verificar o status.
Algumas empresas podem ser notificadas de que precisam inserir informações adicionais para provar a propriedade do domínio do site.
Se você receber essa notificação, siga as etapas para concluir o processo de verificação de domínio.
Passo 5 – Habilite o modo compras no perfil do Instagram
Com a conta aprovada, você deve ativar o recurso “Compras”. Veja os detalhes!
- Acesse o perfil da sua empresa no Instagram e toque de três barrinhas;
- Selecione “Configurações”;
- Toque em “Empresas” e em “Compras”;
- Selecione o “Catálogo de produtos” que você deseja conectar à sua conta;
- Selecione “Concluir”.
Passo 6 – Marque os seus produtos na loja
Por fim, depois de todo o processo burocrático, é hora de criar um post com a foto do produto e escolher a opção “Marcar produtos”.
Os locais onde a marcação aparece são: nos posts do feed – em que o botão fica abaixo do conteúdo e da marcação de pessoas e nos posts nos stories – onde a marcação dos produtos fica dentro da aba de stickers.
Invista em marketing digital!
Uma coisa é fato: você precisa ter um domínio para vender pelo Instagram.
E um dos caminhos é criar um e-commerce.
Vale lembrar que mesmo tendo configurado um recurso de vendas, você vai precisar fazer essa combinação nas redes: seguidores, engajamento e estratégias de marketing.
Nada melhor do que contar com equipes preparadas e com profissionais capacitados para a criação destes conteúdos.
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