Publicidade e marketing digital: qual é a diferença?

Quantas vezes você já ouviu as pessoas falando sobre as “agências de publicidade” e “agências de marketing digital” como se fossem a mesma coisa?

Para quem não acompanha o mercado da comunicação, os conceitos de publicidade e marketing são praticamente iguais.

Porém, cada um conta com funções específicas e tem suas particularidades. Essa confusão é gerada porque, o objetivo para ambos é o mesmo, o que os diferencia está no modo como é feito.

Para distinguir cada um dos termos, nós preparamos este artigo.

Vamos entender a história de como foi o surgimento da publicidade e do marketing digital e o que você pode fazer para o seu negócio se adaptar a eles.

A diferença entre publicidade e marketing digital

O que não falta são ferramentas para ajudar na divulgação de um negócio.

Enquanto a publicidade e propaganda é focada em materiais físicos, como folders, cartões de visitas, outdoor, comercial na televisão, anúncios no rádio, o marketing digital visa trabalhar a marca na internet, por meio de conteúdos no Instagram, Facebook, LinkedIn, YouTube, além de investimentos na plataforma de anúncios do Google e Meta.

Definimos marketing digital como um conjunto de estratégias focadas em atrair mais visitantes para o site, gerar mais vendas para os produtos e impactar os consumidores na divulgação do serviço oferecido.

A publicidade, por sua vez, significa “tornar público” e visa promover o que a empresa tem para oferecer ao cliente em conjunto a propaganda, que carrega a responsabilidade de divulgar os valores da marca, as ideias que uma empresa deseja transmitir e a maneira como ela quer ser vista. É o famoso branding!

Publicidade e marketing digital: qual é a diferença?

Portanto, o foco da propaganda é disseminar uma ideia positiva sobre um produto ou serviço, enquanto o marketing digital visa aumentar os resultados e métricas com mais vendas, engajamento e alcance nos meios eletrônicos.

Engana-se quem acha que a publicidade é uma ideia concretizada no século XXI. Desde 1650, já havia indícios de veiculação dos primeiros anúncios comerciais.

Abaixo você conhece o surgimento da publicidade e propaganda e como foi o início do marketing digital.

O surgimento da publicidade e propaganda

A história da publicidade está relacionada diretamente ao surgimento dos primeiros jornais impressos. Isso acontece porque os anúncios eram feitos em formato de escrita manual.

Ao longo das descobertas tecnológicas, as técnicas foram evoluindo.

Naquela época, a própria escrita já era usada para chamar atenção do público e estimular as vendas, por meio de trocadilhos e técnicas de linguagem.

Registros históricos indicam que tudo começou com propagandas escritas em papiros, utilizadas por egípcios.

Na sequência, os anúncios nos jornais impressos se destacaram.

Publicidade e marketing digital: qual é a diferença?

Por volta de 1650, os primeiros anúncios comerciais foram publicados na Inglaterra.

Nos Estados Unidos, a publicidade começou em 1704, também nos jornais, principalmente para compra e venda de imóveis.

Já no Brasil, foi em meados de 1800 onde tudo começou.

Até 1900, os focos destes anúncios eram relacionados à divulgação de imóveis.

O conceito de agência, como conhecemos hoje, estreou no Brasil em 1891, com a criação da “Empresa da Publicidade e Comércio”.

Em 1913, foi inaugurada a primeira agência de publicidade do país, chamada Eclética.

Com a popularidade do rádio, os anúncios ganharam novas formas, além de serem mais criativos e marcantes.

Depois de 1950, foi a vez da TV conquistar as estratégias de marketing e potencializar o campo da publicidade e propaganda com comerciais em horário nobre da televisão.

O início do marketing digital

O conceito de marketing digital ganhou relevância quando a internet começou a crescer absurdamente na década de 1990.

Com a forte crescente de usuários, surgiu o comércio eletrônico, de compra e venda de produtos.

Aos poucos surgiram os blogs, as redes sociais, a disseminação do e-mail.

Na mesma época, surgiu o Google, a ferramenta de busca mais utilizada no mundo.

Não demorou muito para as empresas entenderem a importância de estar na primeira página do Google.

Isso influenciou na descoberta do SEO, onde os conteúdos eram otimizados para ganhar mais relevância. Assim, quando o usuário digitasse o que deseja no Google, ele poderia ver na primeira página exatamente o que buscou, clicando no site da empresa que utilizou a estratégia de marketing digital para divulgar seu produto.

Essa técnica revolucionou a área comercial dos empreendimentos, pois era o cliente que ia atrás da empresa e não o contrário.

Ao longo dos anos, novos processos, ideias e metodologias foram criadas para que a experiência do consumidor fosse superada, alinhada aos produtos e serviços oferecidos pelas marcas.

Qual é o mais eficaz?

A realidade é que não existe um melhor que outro.

O indicado é que ambos trabalhem juntos.

Porém, o tempo de resultado influencia muito nesse aspecto.

Se você deseja trabalhar para o público certo, de forma rápida e com resultados certeiros, sem dúvida, o marketing digital é a melhor opção.

Com alguns testes e estratégias desenvolvidas, o mkt digital possibilita conhecer de perto os gostos e públicos consumidores. Na televisão, rádio e entrega de folders, por exemplo, não é possível metrificar isso.

Outro ponto importante é que grande parte das empresas estão nas mídias digitais.

Quem ignora essa realidade, perde espaço para os concorrentes e fica um passo atrás no mercado digital.

Caso você tenha dúvidas sobre como começar no marketing digital, leia este artigo de blog:

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