Conheça 5 erros que podem prejudicar os seus anúncios no Facebook

Tráfego pago e anúncios são temas bem recorrentes no blog da Você Digital Propaganda. Isso porque, no marketing digital, a maneira mais rápida de trazer resultados ao empreendimento é por meio do investimento em anúncios pagos, seja no Facebook ou no Google. Se você já investe em anúncios, mas eles não estão apresentando uma boa performance, este artigo é para você.
A seguir, você confere os cinco principais erros que podem estar prejudicando os seus anúncios no Facebook.
- Ter uma baixa frequência de exibição;
- Levar o lead para lugar nenhum;
- Ter uma arte sem destaque;
- Mudar os anúncios a todo momento;
- Deixar de analisar os resultados.
Sobre o tráfego pago
Antes de detalhar cada item, vamos relembrar o que é tráfego pago e porque ele é tão importante.
Quando falamos sobre tráfego pago no marketing digital, estamos nos referindo à metodologia de investir em grandes plataformas monetariamente para que os conteúdos alcancem mais pessoas, com o objetivo de gerar conversões e vendas.
As principais ferramentas são o Google e o Facebook e ambas funcionam como um leilão – quanto mais dinheiro é investido, mais pessoas verão o conteúdo na plataforma.
A diferença entre anunciar no Google e no Facebook é que na plataforma do Mark Zuckerberg, os anúncios são trabalhados com foco no topo do funil, ou seja, visam despertar o interesse das pessoas.
E no Google, o objetivo é que essas pessoas adquiram o produto ou serviço oferecido.
Aumentar o tráfego de uma empresa proporciona visibilidade rápida, contribui na divulgação e no engajamento de ações específicas, além de melhorar a taxa de conversão.
Para ter sucesso nessas estratégias é preciso planejar e ter comprometimento com a produção de conteúdo.
O que são os anúncios no Facebook?
No Facebook, os anúncios são uma ótima opção para que as publicações e a página ganhem relevância, alcance e engajamento aos usuários.
Eles podem ser criados em diferentes tipos de mídia, como fotos, textos e vídeos para serem veiculados dentro da rede social.
Uma vantagem do Facebook ADS é que ele oferece inúmeras opções de segmentação. Dessa forma, é possível definir a exibição dos anúncios baseados em idade, gênero, interesses, status de relacionamento ou profissão, por exemplo.
Mas não pense que é porque você está investindo seu dinheiro no Facebook que os resultados irão disparar igual a um foguete. Pelo contrário, existem vários descuidos que podem deixar o valor da campanha alto e os gráficos dos relatórios bem baixos.
Para utilizar a plataforma estrategicamente, é preciso conhecimento prévio e técnicas específicas, tanto da marca que está investindo, quanto da ferramenta em si – o Facebook Ads.
Separamos alguns conceitos básicos para você, que anuncia na plataforma. Conheça os principais:
CTR: Click-through rate se refere à taxa de cliques. É a porcentagem de pessoas que clicaram em seu anúncio depois de visualizá-lo.
Custo por clique: É o quanto você paga por cada clique no anúncio.
Compras no site: É o número de compras motivadas pelo anúncio.
CPM: Valor que você paga por 1000 impressões.
Valor de conversão de finalização de compra no site: O valor total das compras realizadas que é atribuído ao anúncio.
Frequência: Quantas vezes em média cada pessoa que você está atingindo visualizou um anúncio.
Alcance: Quantas pessoas únicas foram atingidas.
Pontuação de relevância: A relevância do seu anúncio para o público-alvo segmentado, com base nas primeiras 500 impressões.
Orçamento: Quanto dinheiro foi alocado diariamente ou no total ao Conjunto de Anúncios.
Custo por resultado: Quanto custa para alcançar seu objetivo de campanha.
Os 5 erros que você pode estar cometendo nos seus anúncios
Quem utiliza a plataforma sabe que ela é mais complexa do que aparece e as ferramentas são inúmeras. É preciso que os objetivos sejam claros!

Abaixo, você conhece os detalhes de cada erro que pode estar cometendo na configuração dos seus anúncios no Facebook:
1 – Ter uma baixa frequência de exibição
Provavelmente você só reparou em um anúncio no Facebook se ele apareceu para você mais de uma vez, não é mesmo?
Por isso, na maioria das vezes, é preciso que o anúncio apareça diversas vezes para que o usuário interaja com ele.
O indicado é que a frequência esteja acima de dois.
2 – Levar o lead para lugar nenhum
O anúncio é lindo, chamativo, desperta o interesse das pessoas, mas não tem um destino final adequado.
Ou seja, quando o usuário interage com a publicação, ele deve levar o lead para o site ou uma landing page que cumpra todos os objetivos do anúncio e que seja fácil de acessar.
3 – Ter uma arte sem destaque
Boa parte de como será a sua performance de campanha está relacionada à arte – ou criativo desenvolvido.
A ideia é que os criativos representem a cultura da marca, que tenham uma linguagem simples e clara que tenham textos verbais que façam o usuário se interessar pelo produto ou serviço.
4 – Mudar os anúncios a todo momento
Vamos supor que, você iniciou uma nova campanha ontem, e hoje quando foi checar, nada mudou. Nenhum lead, nenhum cadastro e nenhuma venda. O que fazer?
Se você pensou em mudar as configurações, está no caminho errado.
O Facebook também precisa de tempo para entender o que está acontecendo e analisar qual o melhor caminho para distribuir tal conteúdo.
5 – Deixar de analisar os resultados
O desempenho de cada campanha deve ser monitorado com cautela, pois sempre existe alguma ferramenta que pode ser melhorada.
Fale com quem entende de marketing digital
Para otimizar os seus anúncios é importante priorizar o comportamento ao invés de interesses na segmentação; estudar mais sobre remarketing e públicos personalizados; ler e ficar por dentro da Central de Ajuda e Políticas de Publicidade.
Parece chato ler aqueles textões do Facebook, mas são neles que todas as dúvidas são respondidas e a sua estratégia pode estar nas entrelinhas da Central de Ajuda.
Quer otimizar tempo e obter um resultado rápido e preciso? A melhor opção é delegar algumas funções.
A Você Digital Propaganda oferece serviços de tráfego pago, tanto no Google, como no Facebook. Com profissionais qualificados, experientes e apaixonados por resultados, você vai garantir que o seu investimento seja certeiro, sem desperdício de verbas.
Busque uma opção econômica. Escolha a VCD!