Comprei seguidores no Instagram: e agora?

Se você comprou seguidores no Instagram com o objetivo de aumentar o engajamento, número de curtidas, comentários e compartilhamentos, deve ter notado que foi em vão.

Neste artigo vamos te explicar o que deve ser feito depois do arrependimento e dizer que sim, é possível reverter a situação e deixar o seu perfil como era antes, mas existem alguns cuidados que você deve tomar.

Vamos lá?

Comprei seguidores no Instagram: e agora?

Número de seguidores do Instagram: por que ele é tão importante?

Todo mundo quer ter mais seguidores no Instagram.

Independente se você é um usuário, influencer ou empresa, o número no perfil funciona como termômetro para que seus amigos, familiares ou clientes o veja nas mídias.

No meio da comunicação, costumamos dizer que ele exerce a função de prova social.

Para quem não sabe, a prova social é conhecida como o conjunto de opiniões, comentários, e feedbacks sobre o que você faz digitalmente.

E é justamente com base nestas opiniões que as pessoas começam a produzir para agradar o seu público – o que é ótimo para dar norte em quais são os conteúdos mais consumidos.

Usando a abusando das emoções e sensações causadas, o alto poder de convencimento atrai novos clientes, fideliza os consumidores e aumenta o alcance da sua marca. 

Mas chega um momento que você precisa de mais.

Mais clientes, mais seguidores, mais curtidas. E daí, surge uma alternativa: comprar seguidores.

Quando uma pessoa ou empresa opta por comprar seguidores significa que elas desejam resultados imediatos pois acreditam que quanto mais seguidores, melhores serão o engajamento.

De certa forma isso não é mentira, mas o detalhe está no engajamento orgânico.

Se você comprar seguidores, você encontra uma maneira de burlar o sistema do Instagram.

O desejo de aumentar drasticamente as estatísticas para tornar o seu perfil mais atraente para a plataforma e os anunciantes podem trazer resultados indesejados e ainda oferecer vários riscos para o usuário.

Afinal, o Instagram sabe que você está fazendo isso.

Então quer dizer que não vale a pena comprar seguidores?

Definitivamente não. Nós vamos te explicar o porquê.

O principal motivo para você não comprar seguidores é que eles são inúteis.

Isso mesmo, eles não servem para nada. Quer dizer, têm uma finalidade: a de prejudicar o seu perfil.

Antes de mais nada, o fator mais relevante que a rede social leva em consideração é o do engajamento, ou seja, a capacidade dos seus seguidores interagir com seu conteúdo, seja por comentários, curtidas, mensagens no direct ou stories.

Muita gente acredita que o principal fator é por conta do número de seguidores para determinar se um perfil é ou não autêntico. Por isso há este equívoco.

Os seguidores comprados não interagem. Nem nos stories, nem nas curtidas, nem nas visualizações.

Eles são um enfeite para o seu perfil, a fim de deixar a sensação de que ele vai movimentar a sua página.

Exemplificando: se a sua empresa compra 1.000 seguidores, posta uma imagem no feed em um dia e horário legal, e espera retorno dessa compra, ela vai se decepcionar pois o impacto será baixíssimo.

Muitos dos perfis comprados não passam de perfis falsos e grande parte são bots ou seguidores fantasmas – robôs que só servem para seguir grande quantidade de usuários que pagam.

Se parar para analisar o ROI (Return Over Investment/Retorno Sobre Investimento) das publicações que foram anunciadas, será perceptível que todo o investimento gasto com seguidores não conseguirá movimentar o seu público.

Além disso, comprar seguidores traz um efeito reverso: os usuários que engajaram antes vão perceber que há algo bem errado e provavelmente vão deixar de segui-lo. Assim, é de se esperar que o engajamento diminua ainda mais.

Por que não devo comprar seguidores no Instagram?

A razão para não comprar seguidores se relaciona também com a segurança.

Comprei seguidores no Instagram: e agora?

Boa parte dos seguidores comprados são robôs e uma vez que eles estão ligados à conta, eles têm acesso a lista de contatos e o número de telefone, o que possibilita a abertura de envio de spam ou vírus.

Outra situação está relacionada às métricas da sua conta, que não se tornam reais. Logo, não é possível enganá-los e nem definir estratégias para convertê-los.

Diferente do que ocorre com os seguidores reais, em decorrência do engajamento orgânico, é possível saber com quem se está falando, bem como traçar estratégias para atrair novos clientes, conhecer o perfil de cada usuário e entender como o seu anúncio está performando.

Além disso, não podemos esquecer do algoritmo.

O próprio algoritmo prioriza conteúdos que sejam autorais e orgânicos.

Se você tiver seguidores, você vai perder relevância na rede e suas publicações não serão entregues conforme a sua expectativa.

3 passos para recuperar o engajamento no Instagram

Nesta fase do artigo você já deve ter entendido que não é vantajoso comprar seguidores.

Mas você já comprou, e se arrependeu.

O que fazer agora? Vamos apresentar algumas soluções.

Não vamos mentir que leva um tempo até que a plataforma volte a entregar seus posts e stories, até porque você “traiu a confiança” do Instagram e ele ficou confuso com suas métricas. Nesse caso, a recomendação é ir alimentando a rede social com calma e manter-se na linha, sem burlar o algoritmo da rede social.

Além disso, há algumas dicas que você pode fazer para melhorar o engajamento.

  • Trocar a senha

O primeiro passo com certeza é trocar a senha da sua conta.

A maioria dos serviços que vendem seguidores e curtidas utilizam a sua senha para seguir ainda mais pessoas, por isso essa troca acontece.

Isso significa que boa quantidade de perfis falsos que a pessoa recebe, alguns deles também são de pessoas reais. Essas pessoas contrataram o serviço esperando receber as curtidas.

Quando você troca a senha, você impede que isto aconteça novamente.

  • Excluir os seguidores comprados

Sim, você precisa dar um jeito de eliminar todos os perfis falsos da sua conta.

Enquanto os perfis comprados continuarem na sua rede, sem interagir com você, o Instagram vai entender que o seu conteúdo não é relevante e que não deverá ser entregue para as pessoas.

Se você comprou milhares de seguidores, com certeza será difícil para você bloquear cada um manualmente. Nesse caso, use aplicativos para smartphone, como o Cleaner, para eliminar os perfis inativos.

  • Não cogitar comprar mais seguidores

Essa é fácil – não volte a comprar novos seguidores!

Assim como a plataforma pode bloquear o seu perfil por horas e dias, ela também pode excluí-lo permanentemente.

Não tente burlar o sistema do Instagram e busque uma maneira de trabalhar em conjunto a rede social e não contra ela.

Invista em tráfego pago e conteúdo orgânico!

Se nenhuma das dicas acima não funcionar, a alternativa é excluir a conta e iniciar uma nova. As vezes vale a pena começar do zero com uma audiência baixa, mas eficaz, e ir trabalhando aos poucos no seu conteúdo orgânico para alavancar o branding.

Deixe de lado o rápido resultado.

O reconhecimento vem a partir de muito esforço e estratégia.

Com o tráfego pago no Instagram, você consegue filtrar o que realmente funciona na sua conta e criar anúncios que trarão resultados a partir do seu investimento.

Em caso de dúvidas, entre em contato com a equipe da Você Digital Propaganda e fale com nossos especialistas para avaliar a melhor maneira de trabalhar o seu perfil.

Você pode gostar...

Inscreva-se
Notificar quando
guest
3 Comentários
Mais antigo
Mais novo Mais votado
Inline Feedbacks
View all comments
Ariane Rocha
Ariane Rocha
1 ano atrás

Gostei do seu poste, existe muitos artigos em seu blog relacionado a este que acebei de ler gostei de seu blog. Meu blog: Loja de Aplicativos

Last edited 1 ano atrás by Ariane Rocha
Rebeca
Rebeca
1 ano atrás

Pretendo comprar alguns seguidores para a pagina no facebook mais não sei qual site realmente comprar que entregue seguidores reais. https://luckypatcher.net.br/

Kamilla
Kamilla
1 ano atrás

Oii estava navegando em seu blog e encontrei diversos artigos interessante como este.  sites como topflix