Page Rank: O que é e como funciona?

o que é page rank

Quem trabalha com internet sabe que um dos pontos mais importantes no Marketing Digital é saber o alcance de suas postagens.

Os sites e blogs precisam ter esse conhecimento para saber se o seu conteúdo está atingindo seu público-alvo.

O Google é uma das plataformas online mais acessadas no mundo. Logo, sabemos que ter uma boa posição nos seus rankings é definitivamente importante para gerar mais visibilidade de marca.

Uma das principais ferramentas utilizadas pelo Social Media de um site ou blog é o Page Rank.

Quer saber o que é e qual a importância do Page Rank para as páginas da sua empresa?

O que é Page Rank?

Muitas pessoas já ouviram falar e até utilizam o Pagerank. Porém, algumas não conhecem a verdadeira função dessa ferramenta.


O PageRank é uma maneira de medir a autoridade de uma página. Esse cálculo é feito a partir da quantidade e qualidade de links que um site recebe.

Esses critérios são analisados em uma escala de 0 a 10, sendo 0 um site com pouquíssima relevância e autoridade e 10 com extrema autoridade e relevância.

Segundo o Google, o Pagerank é uma métrica que usa uma vasta estrutura de links como um indicador do valor de uma página.

Em essência, o Google interpreta um link da página A para a página B como se fosse um voto.

Porém, o Google visualiza mais do que o volume de votos ou links que uma página recebe; por exemplo, ele também analisa a página que dá o voto.

Devo me preocupar com o Page Rank?

Desde 2016 o Google não exibe mais essa informação. Isso leva à pergunta: ainda é preciso se preocupar com o PageRank?

Hoje o PageRank é uma métrica interna do Google, ou seja, não é possível conhecer seu real valor atualmente.

Além disso, essa ferramenta não necessariamente exibe a quantidade de pessoas que você pode alcançar. Atualmente o Google considera vários fatores para classificar uma página.

imagem com gráfico

E como saber como está a posição do meu site?

Algumas novas ferramentas surgiram e podem ajudar a mensurar como está a avaliação do seu site no Google. 

A plataforma Ahrefs possui uma variedade de funções que podem ajudar a saber como está o desempenho do seu site.

Você pode utilizar as ferramentas para descobrir milhares de ideias de palavras-chave, analisar a dificuldade de se classificar para elas e calcular o seu potencial de tráfego.

Outra plataforma utilizada é a Google PageSpeed, ela possui várias ferramentas da Google Inc, projetadas para ajudar nas otimizações de desempenho de um site.

Além de metrificar o seu site, essa ferramenta pode aumentar a velocidade das suas páginas da Web em todos os dispositivos.

Dicas para aumentar o ranqueamento do seu site

Forneça um conteúdo de qualidade

É muito importante definir uma estratégia de marketing de conteúdo que converse com os interesses do seu público.

Utilizar palavras-chaves e tendências é uma das estratégias que podem levar as pessoas interessadas no seu serviço a encontrar o seu site.

Aumente o seu networking

Interagir com pessoas do mesmo ramo é essencial para que você construa sua reputação online.


Você pode engajar seus conteúdos através de parceiros para trocar backlinks ou fazer guest posts. Dessa forma, seu site terá mais autoridade.

Use com frequência as redes sociais

As redes sociais são ótimos espaços em que você pode interagir com um público segmentado de maneira mais direta e espalhar seus backlinks por aí.

Através das redes sociais, você também conhecerá novos blogueiros e aumentará o seu networking. 

O poder das redes sociais é imenso quando se fala em marketing de conteúdo.

Ser bem ranqueado nos resultados de uma busca ajuda a manter um bom tráfego para as suas páginas. Quer saber mais sobre o assunto?

Aqui na Você Digital nós temos uma equipe qualificada, estrutura e credibilidade para impulsionar os seus resultados.

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