Alexa e a inteligência artificial: o sucesso de vendas do ano

“Alexa, que horas são?”. A frase repetida por mais de 9 milhões de vezes neste ano pode resumir um pouco do sucesso de vendas da Amazon em 2020 no Brasil. A Alexa e a inteligência artificial por trás desta tecnologia invadiu as casas dos brasileiros, o que pode mostrar um pouco dos rumos do mercado daqui pra frente. 

Isso pôde ser analisado depois de mais uma Black Friday no próprio site da empresa norte-americana. O item mais comprado pelos brasileiros foi a nova Eco Dot Alexa (4ª geração), seguidos pelo novo Kindle e a Smart Wi-Fi, lâmpada compatível com Alexa. 

Essa tendência de compras para a Alexa já pôde ser percebida quando a Amazon realizou sua primeira edição do Prime Day.

A quantidade de produtos comprados pelos membros do Prime na ocasião foi superior ao registrado pela Amazon no Brasil na Black Friday 2019. O produto mais vendido? O Echo Dot 3ª Geração, que possui a Alexa e a inteligência artificial em sua construção.

Esse resultado não pode ser percebido somente nas vendas, mas também em todo o buzz que a Echo Dot gerou nas redes sociais

Mas como isso pode interferir no futuro das vendas brasileiras? Quais os rumos que o consumidor vai tomar nos próximos anos? Confira nosso artigo para entender mais. 

Alexa e a inteligência artificial

Alexa, o que você é?

Alexa é a assistente virtual da Amazon, que chegou ao mercado ainda em 2014, junto com o Echo, a primeira caixinha de som inteligente da marca. Você pode até pensar que ela é semelhante às inteligências artificiais da Apple (Siri), Microsoft (Cortana) ou como o ‘Ok, Google‘, do Google, mas o foco dela é ir além. 

Como o conceito da Alexa é ser uma assistente virtual de automação, o foco principal é auxiliar o usuário no cotidiano. Isso também em fazer compras na própria Amazon. 

Sim, fazer as compras apenas com um pedido de voz. 

Além disso, a inteligência artificial da Alexa permite com que o usuário possa pedir para que o dispositivo execute certos comandos que o auxilie no dia a dia. Dentre as funcionalidades, a Alexa consegue:

  • Configurar alarmes;
  • Informar sobre o trânsito em determinado trajeto;
  • Dizer a previsão do tempo;
  • Executar uma playlist de músicas ou podcasts
  • Ligar ou desligar luzes e eletrodomésticos;
  • Cálculos matemáticos;
  • Comprar itens e fazer listas de compras.
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Vale lembrar que a Alexa não está simplesmente presente nos dispositivos da linha Echo da Amazon, já integrando a construção de alguns fones de ouvido, Smart TVs, dentre outros dispositivos

Marcas já consagradas como Bose, LG, Sony, JBL, Yamaha, Intelbras, Positivo, Philips Hue, D-Link já lançaram produtos integrados com a Alexa no Brasil.

Isso permite que clientes acessem um maior número de recursos em português, além de integrações com casa inteligente e várias outras funcionalidades.

A interação com o usuário da Alexa e a inteligência artificial

A Alexa chegou ao Brasil há pouco mais de um ano e está cada vez mais presente nas casas das pessoas. Com o passar do tempo, a inteligência artificial da assistente virtual da Amazon foi capaz de se moldar aos hábitos dos brasileiros.

Uma prova disso são as frases e interações mais feitas em território nacional, como:

  • “Alexa, bom dia!” – mais de 9 milhões de vezes;
  • “Alexa, que horas são?” – mais de 9 milhões de interações;
  • “Alexa, como está o tempo?” – reproduzida mais de 3,5 milhões de vezes;
  • “Alexa, boa noite” – mais de 3 milhões de vezes de interações;
  • “Alexa, imita o Silvio Santos?” – 400 mil vezes.

A integração também pôde ser feita por meio de outro dispositivo da família Amazon, o Fire TV Stick Lite. Este, integrado à Alexa, consegue acessar comandos de serviços de streaming como a Netflix pelo comando de voz. 

As compras usando a Alexa e a inteligência artificial 

Como as contas da Alexa podem ser interligadas com todo o sistema automatizado da residência, as compras podem ser feitas com um simples comando de voz como:

“Alexa, pesquise por FONE DE OUVIDO na Amazon”.

A partir disso, o principal resultado da compra será exibido e a decisão de compra poderá ser feita. Para ter certeza do valor do seu carrinho, pergunte “qual o valor do meu carrinho?” para a Alexa. Com a Echo Show o processo é mais facilitado.  

Além disso, há a possibilidade de recomprar um item com base nos seus últimos pedidos usando o comendo “Alexa, quais são minhas ofertas?”, para descobrir o que está em promoção na Amazon.

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A casa inteligente e o consumo do brasileiro

A introdução da Alexa nos lares brasileiros pode mostrar uma tendência para os próximos anos. A Echo Dot aguçou a curiosidade do brasileiro em ter uma casa inteligente. 

A compra da Alexa também impulsionou as vendas de uma marca de Lâmpada Inteligente Wi-Fi. Isso aconteceu pois este é um dos primeiro itens que as pessoas que compram um dispositivo com inteligência artificial usam para testar a ação pela voz: “Alexa, liga/desliga a luz do quarto”.

Uma mostra disso é o aumento da pesquisa sobre este tema no último um ano e meio, como mostra o Google Trends.

De acordo com a consultoria Ilumeo, 54% dos entrevistados já têm mais interesse em produtos e serviços que permitam as interações por voz. Além disso, 66% das pessoas possuem interesse em seguir utilizando dispositivos dessa forma. No Brasil, 20% acessam os assistentes de voz diariamente segundo dados colhidos entre março e julho, com 1.100 pessoas em território nacional.

Atividades mais avançadas também foram lembradas pelos entrevistados da pesquisa:

  • Operações bancárias (18%);
  • Converter fala em texto (52%).

A tendência pelo consumo com e-commerce puxou também as vendas no site da Amazon, ainda mais nos últimos meses, em que os hábitos de compra online aumentaram.

Jeff Bezos, dono da Amazon, quebrou recordes durante a pandemia, aumentando seu patrimônio em 56,7 bilhões de dólares.

Um panorama para o futuro da Alexa e outras inteligências artificiais

Ao longo da história da computação, há cada vez mais integração entre as interfaces dos usuários, como a tela e o teclado, mouse e a interface gráfica, assim como outras ações. Até a tela touchscreen faz parte disso. 

Os próximos passos rumam para um aumento do uso de realidade aumentada, gestos e comandos de voz. A inteligência artificial vai se moldar a isso, como já dissemos que ela vem se moldando no último ano aos hábitos dos brasileiros.

A prova disso é que quanto mais uma pessoa interage com dispositivos ativados por voz, a máquina percebe tendências e padrões pelas informações recebidas. 

Esses dados ajudam a determinar as preferências e os gostos do usuário. A longo prazo, os dados podem ser utilizados para tornar a casa mais inteligente. 

Estruturação digital: entenda como isso pode ajudar você

As inteligências artificiais como a Alexa já podem demonstrar algumas tarefas simples e estão se moldando aos seus usuários. E como isso pode interferir no crescimento da sua empresa?

Como esses mecanismos usam de padrões de pesquisa, estar cada vez mais preparado com um site bem estruturado e uma otimização SEO para e-commerce vai fazer com que sua empresa apareça sempre nos primeiros resultados de pesquisa desses assistentes, como a Alexa, Siri, Cortana ou o Ok, Google. 

Para saber mais sobre tecnologia, mercado e marketing, acesse o nosso blog. Mas se você quer entender como a Você Digital Propaganda pode ajudar a te preparar para o futuro, clique no botão abaixo. 

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Andreia
Andreia
1 ano atrás

Este foi o quarto artigo que acabei de ser relacionado a esse tem e foi o que mais deixou claro para mim. Gostei.
Lucky Patcher

Carla
Carla
1 ano atrás

I loved visiting your blog, it has a lot of very interesting articles.
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