Alexa e a inteligência artificial: o sucesso de vendas do ano
“Alexa, que horas são?”. A frase repetida por mais de 9 milhões de vezes neste ano pode resumir um pouco do sucesso de vendas da Amazon em 2020 no Brasil. A Alexa e a inteligência artificial por trás desta tecnologia invadiu as casas dos brasileiros, o que pode mostrar um pouco dos rumos do mercado daqui pra frente.
Isso pôde ser analisado depois de mais uma Black Friday no próprio site da empresa norte-americana. O item mais comprado pelos brasileiros foi a nova Eco Dot Alexa (4ª geração), seguidos pelo novo Kindle e a Smart Wi-Fi, lâmpada compatível com Alexa.
Essa tendência de compras para a Alexa já pôde ser percebida quando a Amazon realizou sua primeira edição do Prime Day.
A quantidade de produtos comprados pelos membros do Prime na ocasião foi superior ao registrado pela Amazon no Brasil na Black Friday 2019. O produto mais vendido? O Echo Dot 3ª Geração, que possui a Alexa e a inteligência artificial em sua construção.
Esse resultado não pode ser percebido somente nas vendas, mas também em todo o buzz que a Echo Dot gerou nas redes sociais.
Mas como isso pode interferir no futuro das vendas brasileiras? Quais os rumos que o consumidor vai tomar nos próximos anos? Confira nosso artigo para entender mais.
Alexa, o que você é?
Alexa é a assistente virtual da Amazon, que chegou ao mercado ainda em 2014, junto com o Echo, a primeira caixinha de som inteligente da marca. Você pode até pensar que ela é semelhante às inteligências artificiais da Apple (Siri), Microsoft (Cortana) ou como o ‘Ok, Google‘, do Google, mas o foco dela é ir além.
Como o conceito da Alexa é ser uma assistente virtual de automação, o foco principal é auxiliar o usuário no cotidiano. Isso também em fazer compras na própria Amazon.
Sim, fazer as compras apenas com um pedido de voz.
Além disso, a inteligência artificial da Alexa permite com que o usuário possa pedir para que o dispositivo execute certos comandos que o auxilie no dia a dia. Dentre as funcionalidades, a Alexa consegue:
- Configurar alarmes;
- Informar sobre o trânsito em determinado trajeto;
- Dizer a previsão do tempo;
- Executar uma playlist de músicas ou podcasts;
- Ligar ou desligar luzes e eletrodomésticos;
- Cálculos matemáticos;
- Comprar itens e fazer listas de compras.
Vale lembrar que a Alexa não está simplesmente presente nos dispositivos da linha Echo da Amazon, já integrando a construção de alguns fones de ouvido, Smart TVs, dentre outros dispositivos.
Marcas já consagradas como Bose, LG, Sony, JBL, Yamaha, Intelbras, Positivo, Philips Hue, D-Link já lançaram produtos integrados com a Alexa no Brasil.
Isso permite que clientes acessem um maior número de recursos em português, além de integrações com casa inteligente e várias outras funcionalidades.
A interação com o usuário da Alexa e a inteligência artificial
A Alexa chegou ao Brasil há pouco mais de um ano e está cada vez mais presente nas casas das pessoas. Com o passar do tempo, a inteligência artificial da assistente virtual da Amazon foi capaz de se moldar aos hábitos dos brasileiros.
Uma prova disso são as frases e interações mais feitas em território nacional, como:
- “Alexa, bom dia!” – mais de 9 milhões de vezes;
- “Alexa, que horas são?” – mais de 9 milhões de interações;
- “Alexa, como está o tempo?” – reproduzida mais de 3,5 milhões de vezes;
- “Alexa, boa noite” – mais de 3 milhões de vezes de interações;
- “Alexa, imita o Silvio Santos?” – 400 mil vezes.
A integração também pôde ser feita por meio de outro dispositivo da família Amazon, o Fire TV Stick Lite. Este, integrado à Alexa, consegue acessar comandos de serviços de streaming como a Netflix pelo comando de voz.
As compras usando a Alexa e a inteligência artificial
Como as contas da Alexa podem ser interligadas com todo o sistema automatizado da residência, as compras podem ser feitas com um simples comando de voz como:
A partir disso, o principal resultado da compra será exibido e a decisão de compra poderá ser feita. Para ter certeza do valor do seu carrinho, pergunte “qual o valor do meu carrinho?” para a Alexa. Com a Echo Show o processo é mais facilitado.
Além disso, há a possibilidade de recomprar um item com base nos seus últimos pedidos usando o comendo “Alexa, quais são minhas ofertas?”, para descobrir o que está em promoção na Amazon.
A casa inteligente e o consumo do brasileiro
A introdução da Alexa nos lares brasileiros pode mostrar uma tendência para os próximos anos. A Echo Dot aguçou a curiosidade do brasileiro em ter uma casa inteligente.
A compra da Alexa também impulsionou as vendas de uma marca de Lâmpada Inteligente Wi-Fi. Isso aconteceu pois este é um dos primeiro itens que as pessoas que compram um dispositivo com inteligência artificial usam para testar a ação pela voz: “Alexa, liga/desliga a luz do quarto”.
Uma mostra disso é o aumento da pesquisa sobre este tema no último um ano e meio, como mostra o Google Trends.
De acordo com a consultoria Ilumeo, 54% dos entrevistados já têm mais interesse em produtos e serviços que permitam as interações por voz. Além disso, 66% das pessoas possuem interesse em seguir utilizando dispositivos dessa forma. No Brasil, 20% acessam os assistentes de voz diariamente segundo dados colhidos entre março e julho, com 1.100 pessoas em território nacional.
Atividades mais avançadas também foram lembradas pelos entrevistados da pesquisa:
- Operações bancárias (18%);
- Converter fala em texto (52%).
A tendência pelo consumo com e-commerce puxou também as vendas no site da Amazon, ainda mais nos últimos meses, em que os hábitos de compra online aumentaram.
Jeff Bezos, dono da Amazon, quebrou recordes durante a pandemia, aumentando seu patrimônio em 56,7 bilhões de dólares.
Um panorama para o futuro da Alexa e outras inteligências artificiais
Ao longo da história da computação, há cada vez mais integração entre as interfaces dos usuários, como a tela e o teclado, mouse e a interface gráfica, assim como outras ações. Até a tela touchscreen faz parte disso.
Os próximos passos rumam para um aumento do uso de realidade aumentada, gestos e comandos de voz. A inteligência artificial vai se moldar a isso, como já dissemos que ela vem se moldando no último ano aos hábitos dos brasileiros.
A prova disso é que quanto mais uma pessoa interage com dispositivos ativados por voz, a máquina percebe tendências e padrões pelas informações recebidas.
Esses dados ajudam a determinar as preferências e os gostos do usuário. A longo prazo, os dados podem ser utilizados para tornar a casa mais inteligente.
Estruturação digital: entenda como isso pode ajudar você
As inteligências artificiais como a Alexa já podem demonstrar algumas tarefas simples e estão se moldando aos seus usuários. E como isso pode interferir no crescimento da sua empresa?
Como esses mecanismos usam de padrões de pesquisa, estar cada vez mais preparado com um site bem estruturado e uma otimização SEO para e-commerce vai fazer com que sua empresa apareça sempre nos primeiros resultados de pesquisa desses assistentes, como a Alexa, Siri, Cortana ou o Ok, Google.
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Este foi o quarto artigo que acabei de ser relacionado a esse tem e foi o que mais deixou claro para mim. Gostei.
Lucky Patcher
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