Buzz marketing: memes que viraram propaganda

Chamamos de Buzz marketing uma estratégia de marketing focada em gerar comentários, opiniões e barulho sobre a sua marca ou campanha. O buzz, nesse caso, vem do termo em inglês que significa “algo que cria estímulo ou animação”. Você já deve ter visto algum “meme” na internet que viralizou e logo alguma empresa aproveitou a brincadeira para fazer o seu marketing.

É uma estratégia de marketing que tem como foco chamar a atenção das pessoas, seja por um artigo, vídeo, imagem, etc. O buzz marketing nada mais é do que criar motivos para que sua marca se torne o assunto preferido entre os usuários das redes sociais, por exemplo.

Cases de Buzz Marketing

Dentro dessa estratégia de marketing, vamos relembrar alguns cases em que um meme viralizou na internet e se tornou propaganda para algumas marcas. Com certeza você viu em algum lugar:

1. CANETA AZUL

O caso mais recente é da marca Tilibra, que aproveitou a composição de Manoel Gomes para fazer o marketing da “Caneta azul”. A estratégia foi lembrar os estudantes que iriam prestar ENEM, que deveriam usar caneta preta para fazer a prova, e assim, usou do meme para garantir milhares de visualizações nas redes sociais.

Hit Caneta Azul

2. CHICO DESTRUIDOR DE COLCHÃO

O cachorrinho Chico conquistou a internet com um vídeo em que sua dona Patrícia Rodrigues chega em seu quarto e vê o colchão da sua cama destruído, e Chico está lá com a carinha de sem vergonha fingindo que “já estava assim quando cheguei”. Várias marcas de colchões, pet shop e acessórios para cães deram presentes e fizeram convites para aproveitar a destruição do vira-lata, como uma estratégia de buzz marketing para aparecer nas redes sociais do cãozinho.

3. “É VERDADE ESSE BILETE”

O meme nasceu em 2018 após um menino de cinco anos tentar faltar na escola para assistir séries. Ele entregou um bilhete à sua mãe fingindo ser a professora que dizia: “Senhores paes [sic]. Amanhã não vai ter aula porque pode ser feriado. Assinado: tia Paulinha. É verdade esse bilete”. Com isso, empresas como Netflix, Casas Bahia, Jeep, e muitas outras entraram na brincadeira aproveitando para fazer o buzz marketing, concedendo cupons de descontos nesses “biletes”.

4. FUNK DO GÁS

Alguma vez na vida vocês já ouviu a musiquinha do gás passando em sua rua, e em 2017 Alessandro Santos, da página South America Memes, resgatou o jingle da Ultragaz e criou o “funk do gás”. A ideia viralizou e dezenas de funcionários da Ultragaz começaram a ser marcados nas redes sociais sendo desafiados a criarem uma versão “oficial” do funk, fazendo da marca a primeira do ramo a ter essa visibilidade na internet.

5. “TACA-LE PAU, MARCO VÉIO”

Após Leandro ficar conhecido com o meme em que narra a descida de carrinho de rolimã do primo Marcos, a Fórmula 1 convidou o garoto de 9 anos para narrar uma propaganda para a temporada do circuito automobilístico em 2014. Na propaganda, ele diz: “Pode vir, Nico (Nico Rosberg, piloto alemão). Lá vem o Hamilton (Lewis Hamilton, piloto britânico), descendo o morro do S do Senna. Taca-le pau nesse carrinho, Hamilton! Taca-le pau Alonso (Fernando Alonso, piloto espanhol). Taca-le pau, taca-le pau”.

6. REI DO CAMAROTE

Quem lembra do Rei do Camarote? Em 2013 esse meme foi muito utilizado por várias empresas. Trata-se de um empresário, Alexander de Almeida, que gravou uma entrevista em vídeo para a Revista Veja, falando sobre os 10 mandamentos para ser o rei do camarote, se referindo em como ostentar na balada. Enfatizando em como “agregar valor ao camarote”, algumas empresas grandes como Walmart Games, Ponto Frio, Itaú, Axe Brasil, Burn Energy Drink, Halls, Bis e até a ALE Combustíveis, aderiram o meme para promover seus produtos.

Itaú
Ponto Frio

7. LUÍZA NO CANADÁ

Todo mundo vai lembrar desse meme de 2012: menos a Luíza, que está no Canadá. Tudo começou com um anúncio sobre o lançamento de um prédio residencial veiculado na Paraíba, na propaganda, Geraldo Rabello, pai de Luiza, fala sobre o empreendimento e cita que convidou toda a família para falar da novidade, menos Luíza, que estaria no Canadá, fazendo intercâmbio. Não houve intenção de ser cômico, tampouco foi uma estratégia de buzz marketing, mas além de estar na boca do povo, a Decolar pegou o gancho para vender suas passagens para o país em que estava Luíza.

Use Buzz marketing como estratégia

Esses são alguns modelos de estratégia em buzz marketing do qual se aproveita o que está em alta na internet para associar à sua marca, entrar na brincadeira e promover seus produtos. Quando usado a seu favor e de forma criativa, pode render bons resultados.

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