Links internos: O que são e como usá-los?

links internos, o que são?

Gerar tráfego qualificado é uma parte muito importante em qualquer estratégia de marketing digital. Os links internos são essenciais para melhorar o desempenho do seu website ou blog. 

Com a ajuda deles, é possível aumentar a autoridade do seu domínio, gerar tráfego e conquistar mais vendas. 

Porém, boa parte das empresas sequer sabe do potencial dessa ferramenta.


Quer saber mais sobre links internos? Então vem com a gente! 

O que são links internos?

Os links internos são aqueles que apontam para outra página do mesmo site. Por exemplo, você pode encontrar aqui alguns links para outros artigos da Você Digital.

Como todos esses links estão no mesmo domínio, são denominados links internos.

E se eu colocar o link de alguma página fora do meu website? Nesse caso, o link em questão já estaria fora do seu domínio, e passaria a ser um link externo.

A importância dos links internos no SEO

A linkagem interna é importante para auxiliar o algoritmo do Google a identificar que o seu site possui conteúdos que enriquecem e complementam a experiência do usuário.

Confira alguns benefícios que esse recurso pode trazer para o SEO do seu site!

Links internos ajudam as SERPs a encontrar suas páginas

Uma boa estrutura de links internos pode ajudar os buscadores a indexar as suas páginas. 

O próprio Google afirma, que ele rastreia algumas páginas com base em links que apontam para elas. 

Ou seja, a otimização dos seus links pode levar o Google a reconhecer que você cria conteúdos relevantes.

Links internos melhoram a experiência do usuário

Além disso, os links internos aprimoram a experiência do usuário. O visitante pode navegar de uma página para outra de forma prática.

Isso gera um aumento no tempo de permanência no site, o que pode ocasionar uma pontuação melhor em SEO e um bom resultado no ranking das pesquisas.

Links internos geram mais autoridade

Uma boa estratégia de linkagem interna contribui com o aumento de autoridade de um domínio. 

O Google leva em consideração a conexão e interligação das suas páginas e, se elas forem adequadas, ganharão uma classificação melhor pelo Page Rank.

backlinks internos

Conheça 5 táticas para criar uma boa tática de links internos

Existem  boas dicas para otimizar a sua estratégia de linkagem interna e melhorar os seus resultados na busca orgânica. Conheça algumas:

Crie uma hierarquia de links internos

Para entender quais conteúdos são mais relevantes e merecem destaque, você pode criar uma hierarquia de links internos. 

Organize seus links por ordem de importância e tenha esse arquivo em mãos toda a vez que precisar fazer uma conexão.

Assim, você saberá quais links devem ser usados com mais e menos frequência.


Distribua seus links adequadamente

Não adianta escrever um artigo rico em conteúdo se você utilizar links internos que apontam para páginas que não estão relacionadas ao assunto.

Além disso, evite exagerar no número de links. Uma página com muitos links pode indicar para o Google que você está praticando Black Hat SEO ou alguma outra ação suspeita.

Lembre-se de linkar para seus artigos mais recentes. Dessa forma, você impulsiona seus novos conteúdos e não fica repetindo os mesmos links.

Otimize seu texto âncora

O Google prioriza páginas com links que estão inseridos em um contexto. 

Por isso, é importante escrever textos âncoras que expliquem sobre o que é aquele link, de maneira descritiva.

O texto âncora é bem diferente de um CTA. Ele deve ser inserido da forma mais natural possível e deve fluir junto com o texto.

Crie uma seleção de conteúdos recomendados

Você pode criar uma seção de conteúdos recomendados no seu site. Se você usa WordPress, basta instalar um plugin com essa função. 

Geralmente, existe a opção de colocar um menu de recomendados na sua página inicial ou abaixo de um artigo. 

Essa é outra forma de incluir links internos na sua estratégia e fazer os seus visitantes passarem mais tempo na sua página.

resultados

Faça uma auditoria de links

Essa análise vai ajudar a identificar problemas com os seus links atuais e também vai sugerir melhorias de SEO. 

A Ahrefs, por exemplo, é uma das melhores ferramentas de SEO para auditorias de site.

Essas ferramentas sinalizam quais das suas páginas não possuem links, as que estão com links quebrados e quais possuem links nofollow. 

Gostou do assunto? Aqui na Você Digital nós temos um time qualificado e pronto para impulsionar os resultados da sua empresa!

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