5 motivos que te fazem perder engajamento nas redes sociais
Quem usa as redes sociais para o ambiente profissional já se deu conta de um termo muito usado entre os usuários: engajamento.
Tal palavrinha é responsável por motivar profissionais, influencers, marcas e projetos a desenvolverem ações apenas para gerar engajamento e movimentação nos perfis.
Mas, o que quer dizer engajamento e qual é a importância de manter um perfil ativo?
O engajamento é um conceito do marketing digital que indica a manifestação dos clientes em relação a uma marca ou empresa, baseados nas interações das redes sociais.
A interação entre as partes deve ocorrer de forma natural e voluntária, a partir de uma boa experiência entre cliente-consumidor.
Por isso, quando o consumidor gosta do conteúdo da marca que consome, ele curte, comenta, compartilha e interage com a página de modo geral.
Esse é o verdadeiro significado de engajamento no marketing digital.
Na prática, quanto maior o vínculo de modo natural, mais chances das duas partes se aproximarem e consequentemente, garantir maior relevância para a página.
Sem contar que, quando os usuários da plataforma interagem com a marca de forma orgânica, o algoritmo entende que o serviço ou produto é relevante para outras pessoas e isso ajuda a disseminar esses conteúdos em imagem ou vídeo.
Além disso, com base nas métricas, a pessoa consegue avaliar se as estratégias estão sendo positivas ou negativas no perfil, bem como o nível de satisfação do consumidor com a marca.
Existem técnicas que fazem com que seu engajamento aumente, conforme já dissemos no artigo abaixo:
Entre elas, estão:
- Saber quem é o público;
- Estar em grandes canais de atendimento;
- Investir em campanhas de e-mail marketing;
- Analisar dados e métricas das ações;
- Ser criativo;
- Marcar presença nas redes sociais.
Entretanto, o assunto agora é outro.
Vamos apresentar os cinco principais motivos que te fazem perder engajamento nas redes sociais.
Afinal, para ter uma audiência relevante, é preciso dedicação e uso de estratégias certeiras.
Se a sua audiência está baixa, conheça os cinco motivos que podem estar ocorrendo no seu perfil.
1-Não manter a frequência de postagens e interação com seguidores
Para o Instagram entender que o seu conteúdo é importante para os seguidores, você precisa lembrá-lo de que está lá. Postar uma foto ou vídeo por mês ou semana não tem como manter os seguidores engajados.
O indicado é no mínimo um dia sim e outro não, intercalando conteúdos em stories, reels e feed.
2-Comprar seguidores no Instagram
A prática não é bem vista na plataforma. Inclusive, esse é um dos piores erros que alguém comete no Instagram, e pode levar até o banimento da conta.
A quantidade de seguidores deixou de ter grande relevância entre os usuários.
O que ainda prevalece é o engajamento que as publicações recebem, ou seja, a capacidade dos seus seguidores interagir com seu conteúdo, seja por comentários, curtidas, mensagens no direct ou stories.
Não cometa este erro de comprar seguidores.
Neste caso, menos também é mais.
3-Não usar os stories
É raro alguém que não veja os stories diariamente.
A pessoa pode estar sem postar nada, mas é provável que ela acompanhe o que os amigos dela estão postando.
O stories surgiu com o propósito de gerar uma interação ainda maior através do compartilhamento de alguns momentos do dia: tomando café, na academia, ouvindo música, com a família ou amigos.
Com isso, se você não está tendo um engajamento interessante, você não está aparecendo nos stories suficientes.
A dica é gerar conexão com os seguidores, por isso, use enquetes, caixinhas de pergunta e quizzes.
Estimule os seus seguidores para que eles reajam aos seus stories e encaminhe mensagens diretas.
4-Quantidade X qualidade
Assim como é importante ter frequência de postagens, você deve fazer uma reflexão sobre a famosa quantidade e qualidade.
Por mais que seja importante postar dia sim dia não, lembre-se que você não precisa se prender a isso.
Priorize sempre a qualidade e informação que o seu post trará.
Conteúdos mais interessantes postados com menos frequência engajam mais do que conteúdos ruins postados em grande volume.
Uma postagem relevante é aquela que faz o usuário parar de rolar o feed para simplesmente ver a imagem ou vídeo.
É uma arte que agrega informação, conhecimento e transformação para cada público.
5-Estética do feed
Especialmente para as marcas, é mais do que fundamental postar uma foto com boa qualidade e em alta resolução. Isto causa uma sensação de organização, credibilidade e autenticidade.
Da mesma forma, você precisa entender a estética do feed e a identidade visual é necessária neste momento.
Todos os posts juntos devem ser agradáveis de se olhar a fim de chamar atenção dos seguidores.
Não publique imagens com identidades visuais diferentes. O ideal é contratar um profissional da área do design gráfico que capte a essência da pessoa e transforme-a em uma identidade visual comum paleta, fonte e estilos bem definidos.
Tenha engajamento no Instagram com segurança e conteúdos de qualidade
O engajamento no Instagram é essencial para qualquer marca.
É uma das maneiras para ter sucesso dentro de cada segmento do mercado.
Quando estiver planejando o seu conteúdo, certifique-se de que tudo que foi postado tem um objetivo e se coloque no lugar de seu cliente. Veja se o conteúdo está sendo útil e se há o aumento das chances de engajamento
Não publique nada em vão.
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