YouTube para adolescentes: empresa anuncia contas supervisionadas
Temos uma grande novidade para os pais que têm filhos adolescentes: o YouTube anunciou uma nova ferramenta, com contas supervisionadas para esta faixa etária. Essa é uma grande reivindicação de pais com filhos nessa idade, visto que não são mais impactados com o conteúdo do YouTube Kids.
A nova opção vai permitir aos pais desses jovens a configurar e gerenciar uma conta para seus filhos na plataforma de vídeos. De acordo com os códigos de usuários da empresa, crianças com menos de 13 anos não podem ter uma conta própria nesta rede.
Antes dessa novidade, a empresa disponibiliza, desde 2015, a opção da criança consumir conteúdo pelo YouTube Kids. Este hub de conteúdo é voltado ao público de 4 a 12 anos de idade, com vários controles parentais.
Quer entender mais como essa mudança pode ajudar você que é pai/mãe e, também, quem é criador de conteúdo em vídeo? Confira nosso artigo especial.
As diferenças entre as contas YouTube
Basicamente, os pontos principais de diferença entre as contas para adultos e as contas de Youtube para adolescentes e crianças são:
- Crianças não podem enviar/fazer upload de vídeos;
- Não é permitido fazer comentários;
- Há opção de filtros de conteúdo;
- Possibilidade de restrição de vídeos que o jovem pode assistir.
Para conseguir atender a essa demanda, que segundo a própria empresa já vinha sendo pedida por pais de pré-adolescentes e adolescentes, o Youtube resolveu criar algo diferente do YouTube Kids.
James Beser, diretor de gerenciamento de produtos para crianças e família do YouTube, destacou que à medida que as crianças crescem, a curiosidade aumenta e, consequentemente, precisam de mais independência para encontrar novas maneiras de aprender, criar e pertencer.
O YouTube para adolescentes: os diferenciais
Desta forma, para atingir e resolver essa lacuna, o YouTube está lançando esse novo formato de conta, onde há a possibilidade de fazer anúncios personalizados para determinado tipo de público, assim como algumas categorias de anúncios não serão permitidas, visando proteger o público mais jovem.
Para conseguir proteger ainda mais o público, compras no aplicativo também não serão permitidas a partir dessas contas. Outra forma de proteção é a possibilidade dos pais acessarem todo o histórico de visualização e pesquisa dos filhos, podendo ativar outros controles oferecidos pelo Family Link do Google, incluindo temporizadores de tela.
Tecnologia para proteção de conteúdo
O Youtube para adolescentes vai permitir três configurações de conteúdo para os pais:
- Explorar;
- Explorar mais;
- A maior parte do YouTube.
Todas essas configurações oferecem um conteúdo filtrado com base em uma mistura de entrada do usuário, machine learning, além de revisão humana, a fim de determinar quais vídeos estão incluídos nas configurações acima, como:
Explorar
Esta é uma categoria para as crianças prontas para sair do YouTube Kids e explorar conteúdo no YouTube. Ela oferecerá uma ampla gama de vídeos, totalmente adequados para os usuários com idade a partir de 9 anos.
Aqui, estão inclusos vlogs, tutoriais, vídeos de jogos, clipes de música, notícias, conteúdo educacional e mais.
Explorar mais
Aqui, o conteúdo está mais adequado para usuários com idade superior a 13 anos. Essa configuração incluirá um conjunto ainda maior de vídeos, assim como lives, além das categorias de “Explorar”.
A maior parte do YouTube
Aqui estarão quase todos os vídeos do YouTube, próximo ao que os adultos possuem, exceto para conteúdo com restrição de idade. Aqui estão incluídos alguns tópicos com temas mais delicados, que conseguem ser entendidos para adolescentes mais velhos.
O YouTube espera lançar as contas supervisionadas em beta nos próximos meses em mais de 80 países. Depois, planeja ir aprimorando o serviço e adicionando outros controles dos pais ao longo do tempo, como a capacidade de bloquear conteúdo específico.
Criação de conteúdo em vídeo para adolescentes
Quem deseja criar conteúdo em vídeo para essa faixa etária e atingir o público do YouTube para adolescentes deve ter em mente o potencial desta funcionalidade. Por ser o segundo principal buscador do mundo, o criar marketing de conteúdo pelo YouTube para alavancar seu negócio.
Atentar-se a estas novas tecnologias implementadas pela plataforma de vídeo, juntamente com técnicas SEO para vídeos, conteúdo específico e diferenciados, além de outros pontos que sempre abordamos em nosso blog e redes sociais, é o primeiro passo para o sucesso da sua empresa.
A utilização dessas ferramentas no Marketing Digital é estabelecida para alinhar as empresas com esse novo formato, tendo em mente o crescimento exponencial que os serviços têm trazido. Quando falamos sobre inovação de conteúdo, os vídeos encabeçam a lista.
Contar com profissionais de marketing para direcionar sua estratégia ajuda a percorrer o caminho dentro do mundo digital.
A Você Digital Propaganda é especialista em marketing digital e inclui em seu portfólio cases de sucesso em criação de conteúdo de vídeo. Quer saber como? Clique no botão abaixo.