Você sabe o que são cookies de rastreamento?

Você provavelmente já recebeu pelo menos um aviso sobre os cookies de rastreamento enquanto navegava num site da internet. Caso tenha se perguntado o que são e para que servem, esse artigo é para você.

Cookies de rastreamento são pequenos pedaços de texto que são baixados em um navegador para rastrear o comportamento online de uma pessoa. Toda vez que entramos em um site, deixamos algumas informações nele, que podem ser usadas posteriormente para uma estratégia de marketing. Esses dados são capturados e armazenados em pequenos arquivos chamados de cookies, e são eles que vão permitir uma experiência de compra personalizada para cada usuário.

Já reparou que, ao entrar num site por mais de uma vez, alguns dos seus dados estavam gravados? Seja idioma, informações de login ou senha, isso tem tudo a ver com os cookies de rastreamento.

Um cookie de rastreamento fica disponível pelo tempo que o site que o criou definir. Entre suas utilidades podemos destacar a criação de carrinho de compras para sites de e-commerce, armazenar informações de visitas de um usuário, últimas buscas realizadas e até banners rotativos sem repetição do banner, tudo isso sem armazenar qualquer informação no servidor.

Quais são os tipos de cookies de rastreamento?

1 – Session Cookie

Fica ativo enquanto o usuário está navegando no site. Assim que ele sai, as informações são deletadas.

2 – Persistent ou Permanent Cookie

São os cookies que permanecem gravados mesmo após a saída do site. O tempo da sua expiração vai ser aquele que o desenvolvedor achar necessário. Lembrando que eles podem ser apagados pelo visitante a qualquer momento de forma manual nas configurações do navegador.

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3 – Third-Party Cookies

São acessados por domínios de terceiros, como no exemplo das redes de anúncio.

4 – Supercookie

É um Cookie de rastreamento que permite acompanhar todos os movimentos do usuário na web e, diferentemente dos outros tipos, não está armazenado no computador. Então, não pode ser bloqueado ou excluído.

Já existem algumas leis para evitar o seu funcionamento, principalmente porque os usuários se revoltaram com essa captura indevida de dados.

5 – Zombie Cookie

É um tipo de Cookie que volta à ativa mesmo após ser excluído, sendo conhecido também como Evercookie.

Além desses tipos principais, existem algumas características que podem ser definidas na hora da sua criação, como:

– Secure Cookie: Para garantir a segurança, só aceita conexão do tipo https;
– Http-only-cookie: Exige que o acesso seja feito através de uma conexão http, evitando que o arquivo seja alterado por um JavaScript mal intencionado;
– Same-Site Cookie: Faz com que os servidores só aceitem requisição de um mesmo site. Isso também serve para segurança da informação, protegendo de requisições forjadas.

marketing digital

Como os Cookies de rastreamento podem te ajudar?

Remarketing

Você sabia que a taxa de conversão das vendas são 30% maiores através do remarketing?

Como ele funciona? Ele impacta os usuários que já tenham interagido com a sua empresa ou sua marca anteriormente, através das campanhas de anúncio pago pelo adwords. Então, uma pessoa entra no seu site e navega por algumas seções. Durante esse processo, um cookie é criado no dispositivo dele, indicando que ele visitou uma ou mais das suas páginas.

Com base nessa espécie de “marcação”, o AdWords (Google Ads) poderá mostrar anúncios da sua marca para esse usuário em outros sites ou blogs com anúncios do Google que ele venha a visitar. Como ele já teve contato com a sua companhia antes, as chances de interagir com a propaganda são maiores que a de alguém que nem sequer conhece a empresa.

Da mesma forma isso acontece no Facebook, por meio de uma ferramenta que chama “pixel do facebook”, essa campanha funciona da mesma forma, a única diferença é que essa pessoa será impactada quando ela estiver utlizando o Facebook.

Google Analytics

A maioria das informações e métricas sobre seu site são vistas através do Google Analytics e como o Google Analytics consegue essas informações? Isso mesmo, através dos Cookies.

Uma das principais funções dos cookies do Google Analytics é definir as sessões do usuário, as sessão é o conjunto de ações que o usuário faz dentro do site em um período específico de tempo (30 minutos).

Mas não é só isso. Os cookies do Google Analytics também têm outros objetivos, entre eles está:

– Distinguir se é a primeira vez que o usuário acessa suas páginas ou se ele já as visitou antes;
– Guardar o horário de visitas anteriores;
– Registrar informações relativas à origem do tráfego;
– Definir o momento de início e de fim de uma sessão, para determinar a sua duração;
– Distinguir os usuários.É claro que quando dizemos distuinguir os usuários não queremos dizer que aparecerá o nome da pessoa e seu contato, mas sim suas informações demográficas, como idade, cidade e sexo.

Como os Cookies de rastreamento podem te prejudicar?

Não há limite para quais informações os cookies de rastreamento podem armazenar. Eles são capazes de registrar um endereço de e-mail, as preferências de pesquisa no Google, a cidade de onde você está conectado e muito mais.

Por isso, ele pode ser prejudicial se for usado com objetivos ruins, como armazenar login e senha, histórico de navegação e o desempenho do seu computador.

Como limpar os Cookies de rastreamento no Google Chrome?

Apagar todos os cookies

Se você remover os cookies, será desconectado de websites, e suas preferências salvas poderão ser excluídas.

1. No smartphone ou tablet Android, abra o app do Chrome a direita da barra de endereço, toque em mais, depois em Configurações;
3. Toque em Privacidade, depois em Limpar dados de navegação;
4. Escolha um intervalo de tempo, como Última hora ou Todo o período;
5. Selecione a opção “Cookies, licenças de mídia e dados do site”. Desmarque todos os outros itens;
6. Toque em Limpar dados.

Permitir ou bloquear cookies de rastramento

Você pode permitir ou bloquear cookies salvos por websites.
Observação: se você não permitir que sites salvem cookies, a maioria dos sites que exigem login não funcionará.

1. No smartphone ou tablet Android, abra o app do Chrome;
2. À direita da barra de endereço, toque em Mais, depois em Configurações;
3. Toque em Configurações do site, depois em Cookies;
4. Ative ou desative a opção Cookies.

Uma outra forma de driblar esses cookies é optar por navegar por páginas anônimas, na lista abaixo separamos os principais navegadores e como ativar a navegação anônima deles:

Mozilla Firefox, clique no botão do Firefox e escolher a opção “Nova janela privativa”.
Chrome, use o botão de configurações e selecione “Nova janela anônima”.
Internet Explorer, isso é feito pelas opções, no menu “Segurança” e na alternativa “Navegação InPrivate”.
Opera, pelo botão do navegador, clique na alternativa “Nova janela privada”

Mitos sobre os Cookies de rastreamento

Existem alguns mitos sobre os Cookies que rodam a Internet, fazendo com que usuários tenham medo ao ouvir esta palavra. A primeira delas diz que o Cookie pode transmitir vírus, o que não é verdade, por que é um arquivo de texto muito pequeno, não permitindo que essas ameaças sejam inseridas. Outra lenda diz que Cookies leem os emails, o que também é mentira.

Sem dúvida, os cookies oferecem mais praticidade na navegação, mas é preciso tomar alguns cuidados, principalmente se você compartilha o uso do computador, seja em casa, no trabalho ou na lan house.

Se você quer mais dicas sobre como melhorar seu marketing digital e sobre outros assuntos abordados no nosso artigo, clique no botão abaixo:

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