E-mail marketing: o que é, vantagens e dicas

E-mail marketing

Quem trabalha com marketing digital sabe o potencial e a importância do e-mail marketing. Esta ferramenta é uma das principais estratégias utilizadas pelas empresas como canal de comunicação com o público-alvo, estreitando o relacionamento com um potencial cliente com foco na nutrição de leads e em gerar vendas. 

Empresas de diversos segmentos e tamanhos já fazem uso desta funcionalidade em suas ações de marketing, seja qual for o produto ou serviço que esteja envolvido. 

Mas o que seria de fato esse tal do e-mail marketing, quais suas vantagens e existem dicas para usar essa poderosa estratégia de vendas? 

Entenda mais sobre este tema em mais um artigo especial da Você Digital Propaganda, agência de marketing digital especialista em estratégias vencedoras. 

marketing digital

O que é e-mail marketing?

E-mail marketing é uma estratégia que consiste em enviar e-mails a uma lista de contatos com o objetivo de fazer uma comunicação direta com todos os envolvidos. 

Este disparo é feito, normalmente, por ferramentas de automação, tornando-se um canal de comunicação direta entre uma empresa e o seu potencial cliente. Com isso, as empresas conseguem:

  • Divulgar produtos;
  • Comunicar ofertas; 
  • Informar as novidades para seus clientes;
  • Vender seus produtos e serviços;
  • Chamar a atenção do seu cliente.

O mau uso desta estratégia prejudica muito a comunicar demais mensagens aos consumidores.

No entanto, com tantas empresas fazendo uso do e-mail marketing, uma parcela significativa de usuários passou a ignorar e se sentir incomodado com esta ação, principalmente em momentos como os de hoje, em que temos a questão da LGPD

Por isso, cada vez mais as empresas buscam dicas e de como fazer o bom uso do e-mail marketing, as quais vamos abordar na sequência deste artigo. 

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Vale a pena investir em e-mail marketing?

Com tantas estratégias de marketing digital estando disponíveis em 2021, ainda vale a pena investir no e-mail marketing? 

Claro que vale! Mesmo com a alta de usuários em redes sociais como Instagram, TikTok e Twitter, os usuários ainda preferem ser comunicados por e-mail, sendo cerca de 65% do total, segundo uma pesquisa realizada pela Hello, agência de pesquisa de mercado e inteligência.

Os relatórios de marketing feitos por empresas de consultoria ainda mostram que esta estratégia é uma das mais importantes no quesito de conectar consumidores às empresas, com um potencial de conseguir novos clientes 40 vezes maior que o próprio Facebook. 

Então, como aproveitar todo esse potencial? Para isso, você precisa aprender algumas dicas para fazer um bom uso do e-mail marketing. 

Formatos de e-mail marketing

Até aqui você conseguiu entender como é importante colocar o e-mail marketing como um dos elementos da sua estratégia de negócios. Agora, vamos um pouco mais além e nos aprofundaremos em pontos mais técnicos, como os formatos de e-mail que podem ser adotados. 

Newsletter

Este é um dos primeiros itens usados por quem utiliza do e-mail marketing para alavancar seus negócios. 

Porém, a newsletter não é exclusivamente um e-mail marketing, mas sim pode ser usada como parte da estratégia de marketing com todo o seu potencial. 

A newsletter caracteriza-se por ser um informativo, sendo uma ótima forma de fidelizar sua clientela, divulgando novidades do seu negócio para todos os seus clientes. 

Outra forma de divulgar assuntos da sua empresa por newsletter é com o envio de conteúdos exclusivos para seus cadastrados, nutrindo-os com tudo o que sua empresa for produzindo de especial. 

WhatsApp Business como funciona

E-mail Marketing automático

Este serve como um lembrete para seu cliente, não com o foco de grande conteúdo, mas sim apostando em maior frequência, estando sempre presente na caixa de entrada do cliente.

Aqui se enquadram envios de novas campanhas ou promoções, cupons de desconto e, até mesmo, e-mails de aniversário. É neste caso que se caracteriza o maior uso das ferramentas de automação. 

Transacional

Ele serve como um guia do que seu cliente deve fazer, com os próximos passos que devem ser seguidos. Ele é muito usado em e-commerces como parte da estratégia de comunicação. 

Sabe quando você compra algo em alguma loja virtual e, na sequência, recebe um e-mail confirmando e mostrando os novos passos da compra? Este é o e-mail transacional.

Promocional

Como nós informamos no começo do texto, o e-mail marketing é uma importante ferramenta para vender seus produtos e serviços. Se o uso dele for para esta finalidade, então está sendo usado o e-mail marketing promocional.

O uso deste formato serve tanto para produtos físicos como para os produtos digitais, os infoprodutos. Essa comunicação deve conter uma Call-to-Action (CTA), chamando o leitor para a ação que você deseja. Este botão pode ser um ‘compre aqui’, ‘baixe agora’, dentre outros, levando o cliente para uma página de compra.

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Dicas de bom uso de e-mail marketing

A primeira dica que podemos passar para fazer um e-mail marketing criativo é humanizar os títulos das mensagens, com o uso de textos agradáveis. Isso ajuda a chamar a atenção do cliente. 

Você mesmo já deve ter sido impactado com um e-mail assim, como quando adiciona algo ao carrinho em um e-commerce e a loja virtual, minutos depois, envia algo como “estamos sentindo a sua falta”, lembrando do produto esquecido naquele carrinho. 

A dica principal é sair um pouco do tradicional, para conectar a empresa com sua audiência.

Audiência esta que, diferente de quem usa as redes sociais, já passou por uma etapa diferente do funil de vendas, e autorizaram o envio das suas mensagens para sua caixa de entrada de e-mail. 

Desta forma, quem recebe esta comunicação de e-mail marketing está em uma base mais qualificada de leads. É importante divulgar um conteúdo exclusivo para este cliente, principalmente se for algo em primeira mão.

Este conteúdo especial pode ser traduzido como uma espécie de “brinde” para essa audiência, ajudando a se relacionar e fidelizar o cliente. Isso não se resume somente a algo físico. Estamos falando das conhecidas iscas digitais, ajudando a nutrir seus leads com algo mais interessante. 

Esse presente que vai aproximar o relacionamento com seu cliente e vai fazê-lo lembrar todos os dias da sua marca. 

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Comunicação visual ajuda

Ao enviar um e-mail marketing você está entrando em um ambiente muito particular de um possível cliente. Portanto, para quebrar esse gelo, o ideal é fazer uma comunicação mais humanizada. Os emojis podem fazer parte disso.

Os emojis ajudam em qualquer conversa, dando um ar mais leve a qualquer mensagem.  Outro item que pode agregar valor são só GIFs, linguagem mais acessível e informal, assim como os emojis

Eles conseguem deixar todo o conteúdo mais dinâmico e divertido, sendo um ótimo recurso para apresentar o produto de forma mais clara. 

Se o seu caso for divulgar um vídeo por e-mail marketing, o ideal é colocar uma thumbnail para divulgá-lo.

Conclusão

Conseguiu entender um pouco mais de como o e-mail marketing pode servir como uma importante ferramenta de negócios? A Você Digital Propaganda é especialista em estratégias de marketing digital, sabe o potencial que esta ferramenta tem e trabalha com isso.

Quer saber como podemos ajudar você a potencializar seu negócio com o e-mail marketing? Clique aqui e saiba mais. 

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