Público-alvo X Persona
Eu tenho certeza que você já ouviu a frase “Você precisa encontrar seu público-alvo”, mas você já ouviu falar de PERSONA? Você sabe qual a diferença entre público-alvo e persona e como isso pode influenciar seu mercado e a forma de como você deve expor seu produto? Então vamos te mostrar como isso pode afetar grandemente seus esforços de marketing caso você não esteja usando a estratégia certa para impactá-los.
Público-alvo:
Primeiro vamos começar com o mais conhecido, o público-alvo. Podemos dizer que público-alvo é um grupo de pessoas com características semelhantes. Tendo como base seu perfil comportamental, socioeconômico e demográfico. Possui uma definição mais ampla. Não se refere a uma pessoa específica.
Por isso definir seu público-alvo costuma ser uma das primeiras etapas no momento de estabelecer seu mercado, estrutura, estratégias e determinar suas ações de marketing.
Para definir seu público-alvo você deve considerar esses dados:
- Idade
- Gênero
- Localização
- Formação
- Profissão
- Estado civil
- Hábitos de compra
Por exemplo: Homem, de 18 a 25 anos, ensino superior, renda mensal de R$ 2 mil, solteiro, mora em Jundiaí, no centro, possui como hábitos de compra o consumo de equipamentos automotivos.
Uma das vantagens de entender o público-alvo é que em muitos casos, uma mesma marca tem diferentes grupos que utilizam os seus produtos ou serviços. Ao determinar o público-alvo é possível saber quais nichos de compradores o negócio precisa levar em consideração no momento de desenvolver uma estratégia.
Com isso, é possível determinar se todos eles serão atendidos ou se há necessidade de focar em um tipo de consumidor específico.
Outra vantagem é poder trabalhar a identidade e linguagem utilizada pelo negócio, afinal, você terá mais conhecimento das pessoas com as quais conversará.
Isso abre espaço para uma produção de conteúdo mais alinhado, entendimento do timing de ações e também identificação de alterações e melhorias a serem aplicadas nos produtos ou serviços.
Apesar de ser um dos passos principais do início das ações, determinar apenas seu público-alvo deixou de ser o ideal.
Hoje os clientes evoluíram, as jornadas de compra mudaram, precisamos mandar a mensagem certa, para a pessoa certa, no tempo certo, para conseguir isso, é preciso segmentar ainda mais qual é o cliente ideal da sua empresa e assim chegarmos na PERSONA!
O que é persona?
É seu cliente ideal semifictício, criado a partir de hábitos e comportamentos reais de seus clientes, porém essas informações são bem mais elaboradas e específicas do que o público-alvo.
Por exemplo:
Público-alvo: Crianças/Meninas que moram com os pais, idade entre 1 a 12 anos, residentes em São Paulo, renda mensal dos pais acima de 8 salários mínimos.
Persona: Ana Júlia, tem 11 anos, mora em São Paulo, adora conversar com as amigas no WhatsApp, ir ao shopping e viajar. Quer ser uma youtuber e fazer vídeos sobre os melhores lugares para se conhecer. Apesar de ser criança, já tem estilo próprio e gostar de se vestir bem.
A principal diferença é que o público-alvo apresenta informações de forma mais geral, enquanto a persona apresenta características reais e mais detalhadas formando assim seu cliente ideal.
O objetivo de criar a persona é que assim sua empresa compreende melhor quem é o cliente e sua jornada de compra, possibilitando campanhas de marketing mais assertivas.
Alguns dados importantes para se criar uma persona:
- um nome fictício, para facilitar a conexão;
- uma breve história sobre o dia a dia da persona;
- profissão;
- hábitos de compra;
- estilo de vida;
- redes sociais favoritas;
- hobbies;
- valores;
- dores relacionadas ao seu produto;
- dúvidas;
- ambições.
E a vantagens de se usar uma persona é conseguir enviar a mensagem certa para a pessoa certa na hora certa, minimizando esforços criando ótimos materiais e conteúdos para pessoas que não se interessam pela sua marca ou produto.
Conclusão
Bom, agora você já sabe o que é público-alvo, certo? Além disso, você sabe também o que é persona, então não fica difícil entender a diferença entre ambos, não é mesmo?
Isso porque, conforme vimos, enquanto o público-alvo se concentra em uma compreensão mais genérica a respeito dos consumidores da sua marca, a persona aborda um perfil padrão com base na segmentação do seu cliente alvo mais comum.
Ou seja, de um modo geral, a diferença está na construção e objetivo das duas estratégias.