Pinterest: você sabe como usar?
Uma rede social com o objetivo de inspirar pessoas – é assim que o Pinterest se define. Quem já ouviu falar, mas nunca usou, pode pensar que ninguém acessa o aplicativo. Mas nós te garantimos que ele é muito útil, principalmente para os profissionais da criação do marketing digital.
Mais do que uma rede social bonitinha, o Pinterest é uma ferramenta estratégica que pode ajudar a alavancar o engajamento da sua marca e também as conversões de leads.
Não dá para negar que a rede social é totalmente visual. Isto é, completamente rodeada de conteúdos em imagens sobre qualquer assunto.
Você encontra dicas de decoração, viagem, tatuagem, referências para design, wallpapers, ideias de DIY (faça-você-mesmo), assuntos de moda, viagem, beleza, culinária, entre outros.
E é justamente essas segmentações que diferenciam o Pinterest de outras plataformas, como o Twitter, Instagram, Youtube, Facebook ou LinkedIn. Seu diferencial é ser um dos maiores catálogos de referências para os usuários.
Pegando o gancho deste assunto, tais referências são necessárias para se aproximar do público, reforçar o branding e influenciar as decisões de compra dos consumidores.
Não é por acaso que rede social é conhecida como a rede social do bem, porque é raro se estressar no Pinterest.
Por lá, você só pesquisa interesses pessoais e busca ideias para inserir no seu dia. Você não vai encontrar discussões políticas, comentários estressantes e fotos que quem você não queria ver.
Segundo informações da própria ferramenta, grande parte dos usuários estão na rede social em busca de uma motivação e propósitos de vida.
“Temos ciclistas à procura de motivação (as buscas por “frases inspiradoras para ciclistas” tiveram um aumento de 123%), empresários expandindo os negócios (as buscas por “inspiração motivacional para empreendedores” aumentaram em 47% e as por “inspirações de marcas” em 231%), até mulheres planejando pedidos de casamento (as buscas por “ideias para mulheres pedirem homens em casamento” aumentaram em 334%).
Há também pessoas que vêm aqui simplesmente para encontrar novas formas de viver a sua verdade (as buscas por “inspirações para ser você mesmo” aumentaram em 58%”, informou o cofundador do Pinterest, Evan Sharp.
Para te ajudar a entender as vantagens de ter essa rede social instalada no seu celular, nós apresentamos quais as principais características do Pinterest, o porquê das pessoas usarem a ferramenta e como ela pode ser útil no seu dia, de forma estratégica.
A história do Pinterest
O Pinterest surgiu em 2010 e atualmente mais de 300 milhões de pessoas em todo o mundo usam a ferramenta que vai muito além da selfie.
A ferramenta se posiciona hoje como o primeiro mecanismo de busca visual do mundo.
De modo geral, o Pinterest é uma rede social que permite descobrir, compartilhar e salvar ideias.
Durante as navegações pela rede, é possível visualizar as publicações (imagens, também chamadas de pins). A partir delas, os usuários podem segmentar suas inspirações e criar pastas, sendo públicas ou privadas.
A importância do Pinterest para empresas
Ele foi criado para todas as pessoas, mas não dá para negar que as marcas podem aproveitar a visibilidade e engajamento da rede como uma mira do marketing.
Quando os empreendimentos começaram a aparecer na plataforma, a rede social desenvolveu uma conta business e ferramentas de mensuração, que funciona como um Analytics.
Vamos analisar alguns dados:
- 84% dos usuários usam o Pinterest quando estão decidindo o que comprar;
- 98% experimentaram algo que encontraram no Pinterest;
- 77% descobriram novas marcas ou produtos na plataforma.
Com isso, o objetivo da empresa deve ser entrar nos planos de vida das pessoas em um momento em que ela busca referência para realizar seus projetos pessoais.
Como ele funciona e como usar os principais recursos
Para criar uma conta na rede social é bem simples: basta acessar o site e preencher o cadastro para uma conta bussiness.
Se a sua marca já tem uma conta pessoal, é possível adicionar a ela um perfil comercial. Para isso, é preciso acessar a conta e clicar nas configurações (os três pontinhos no canto superior à direita da tela).
Durante a configuração da conta comercial, o Pinterest faz algumas perguntas para saber mais sobre você e o seu negócio. Nesta etapa, você também consegue adicionar um link para o site e integrar com outras redes sociais.
Depois disso, já é possível criar pastas e definir nome, descrição e categoria, adicionar uma capa, mantê-la pública ou privada e ainda convidar colaboradores.
Para criar os pins (imagens), você deve seguir este caminho:
- escolher uma imagem do seu dispositivo ou do seu site;
- escolher a pasta para adicioná-la, ou criar uma pasta para isso;
- adicionar um título e uma descrição, com hashtags, se preferir;
- adicionar um link de destino;
- publicar na hora ou agendar a publicação.
Ao criar pins e pastas, você pode começar a interagir com outras pessoas. Nesse momento, é indicado seguir marcas e pessoas que tragam uma boa referência para a marca.
Veja a seguir alguns recursos importantes da plataforma:
Botão Salvar para sites
Sabe quando você entra no site e nele aparece um ícone de Salvar? Então! Uma das maneiras de alimentar o Pinterest com posts da sua marca é levar os usuários a fazerem isso, já que eles podem salvar imagens na plataforma diretamente do seu site.
Com o objetivo de incentivar que isso aconteça, a rede oferece o botão Salvar para sites. Ao instalá-lo, ele aparece em todas as imagens do site, para que os usuários possam clicar nele e salvá-las diretamente nas suas pastas do Pinterest.
Shop the Look
Esta iniciativa visa estimular as compras na plataforma. Com esse recurso, o usuário que gostar de algum produto da imagem pode clicar nele e ser direcionado para o link de compra.
Você consegue identificar o Shop the Look por meio dos três pontinhos brancos, que identificam os produtos com links.
Para adicioná-los, as marcas devem ter uma conta businesss. Ao criar o pin, você deve clicar no ícone de etiqueta para marcar os produtos na imagem, adicionar o link de destino e uma imagem do produto avulso.
Pincode
O Pincode trata-se de um código customizado, parecido com um QR Code, que carrega informações sobre a rede social. Ao ser escaneado pelo aplicativo do Pinterest, o usuário pode ser direcionado diretamente para o perfil ou uma pasta da marca.
Com isso, a estratégia utilizada por muitas marcas é inserir tal código em materiais impressos, como cartões de visita, embalagens ou folders.
Pinterest Lens
Esta ferramenta se caracteriza pela busca de objetos através das câmeras. Quando você clica sob o ícone, você consegue buscar na rede os objetos que encontra no mundo físico.
Pinterest Ads
Ainda não está disponível no país, mas é importante ficar atento. Assim como as ferramentas de anúncio, o Pinterest Ads é a plataforma de publicidade da rede, sendo permitido o patrocínio de pins, em formato de imagem, vídeo, carrossel e app pin, além de definir um público-alvo específico e mensurar os resultados do investimento.
Curiosidades da ferramenta
Durante a sua utilização, existem dados que indicam o que flui melhor na ferramenta. Conheça os principais:
- Fotos que não possuem rostos humanos têm 23% mais chances de serem compartilhadas;
- Imagens com cores dominantes (vermelha, verde escura e rosa) têm três vezes mais chances de serem curtidas e de receberem repin;
- Imagens com 50% de saturação são 4 vezes mais compartilhadas que aquelas com 100% de saturação e recebem 10 vezes mais repins do que as em preto e branco;
- Fotos verticais têm mais audiência do que fotos horizontais.
Faça marketing no Pinterest!
O primeiro passo para usar o Pinterest na sua estratégia é definir os objetivos da sua marca.
Se é alcance, engajamento, tráfego ou conversões.
Além disso, é importante entender como a marca vai se comunicar, quais tipos de publicações serão feitas e quais os temas abordados. É semelhante a qualquer rede social.
Outro ponto é analisar as questões operacionais – quem será responsável pelas publicações, interações e mensurações de resultado? Leve em conta todas essas questões.
Na hora de criar o conteúdo, tenha em mente um público-alvo para identificar interesses, dores e comportamentos do seu público.
Use sua criatividade e não desanime, busque uma constância e frequência de pins desenvolvidos.
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