Co-marketing: O que é e como fazer
Com o mundo em constante evolução e transformação, o mercado procura acompanhar todas essas tendências com novidades. Uma delas é o co-marketing. Mas o que é isso e como fazer? As novas estratégias de comunicação e captação de novos clientes motivaram a criação desta prática.
Porém, se engana que pensa que isso é algo é completamente novo. O co-marketing é o aprimoramento de outras técnicas já utilizadas, mas que foi modificada para acompanhar as novidades do mercado.
Quem busca inovar com novas soluções e táticas criativas para melhorar as métricas das campanhas em marketing digital pode se utilizar desta funcionalidade.
Já pensou que unir empresas que possuem produtos ou serviços complementares aos seus pode gerar um bom resultado?
É aquele velho papo de que a “unidos venceremos” ou que a “união faz a força”. É por isso que a Você Digital Propaganda fez este artigo. Para mostrar como o co-marketing pode ajudar a impulsionar a estratégia digital da sua empresa. Vamos nessa?
Mas, afinal, o que é co-marketing?
Como você já deve ter percebido, co-marketing nada mais é que a forma de unir estrategicamente as ações de duas ou mais empresas para desenvolver produtos, serviços ou conteúdo de marketing.
O objetivo desta ação é fazer que essas empresas, que tenham públicos-alvo semelhantes, mas que desenvolvam produtos diferentes e complementares, alcancem o mesmo público e compartilhem resultados.
Ele é bem simlar, mas diferente do co-branding. Este tem foco em agregar os produtos de uma empresa ao da outra um novo produto. No co-marketing, os produtos, serviços e peças de conteúdo são desenvolvidos com as tarefas divididas entre as equipes de cada empresa.
O co-marketing pode ser resumido com algo corriqueiro, que você já deve ter visto pela internet. Em um site de viagem, você consegue pacotes de hotéis que criam roteiros turísticos em parcerias com companhias aéreas.
Como o co-marketing funciona na prática?
A palavra-chave do co-marketing é compartilhar. Isso vai desde a produção, até um lead que uma ação gerou. Por exemplo: uma empresa de tecnologia resolve publicar um e-book sobre as mudanças na Lei Geral de Proteção de Dados em parceria com um escritório de advocacia.
Nesse caso, a venda de um software desenvolvido de acordo com a legislação pode ser feita, assim como a contratação do advogado para prestar serviço ou consultoria sobre a nova Lei.
Aqui podemos ter o mesmo público-alvo, porém com serviços e ações diferentes, podendo ser oferecidos tanto separados como em conjunto para o cliente.
Os leads captados por essa ação podem servir como potenciais clientes para ambos os envolvidos e cabe a cada uma das equipes trabalhar esse funil de vendas.
Quais os benefícios do co-marketing?
O co-marketing serve para agregar. E acima de tudo: potencializar ações e vendas. Nem todas as empresas com o mesmo público são concorrentes e isso pode ser explorado com ações conjuntas, com diversas vantagens.
Exemplo disso pode ser observado com a base de clientes e leads de cada um das empresas. Nem sempre todos os nomes de uma estão na outra e ambas podem explorar esta funcionalidade. Pense que nem todos os clientes que conhecem uma empresa e os produtos que ela comercializa faz a ideia da existência da outra.
Desta forma, ambas as empresas pode disparar material para a base da outra oferecendo serviços e informando da existência do parceiro. Isso proporciona, acima de tudo, economia de esforços em captação de leads e de investimentos financeiros.,
Esse fator financeiro também pode ser pensado se formos levar em conta a disponibilização de mão-de-obra profissional. Sendo assim, o tempo de cada um dos funcionários da área de marketing é potencializado com ações que geram maior reconhecimento do público.
Vale lembrar isso não deve ser feito a esmo, com qualquer empresa. Pense bem antes de escolher seu parceiro e como ele é visto pela sua clientela. Oferecer este tipo de parceria com empresas que são mal quistas no mercado pode acabar sendo um retrocesso em toda sua estratégia de mercado.
Como fazer o co-marketing na prática?
O primeiro passo antes de fazer o co-marketing, como dissemos acima, é analisar e escolher potenciais parceiros. Eles devem ser empresas que ofereçam um produto ou serviço complementar ao seu.
Acertar nessa escolha pode ser é uma excelente oportunidade de expandir seu networking. Depois disso, o objetivo é fazer que o objetivo de ambas devem caminhar juntos e ser bem planejado.
Isso deve levar em conta:
- tipo de material;
- temas das ações;
- definição de prazos;
- capacidade de investimento de cada uma das partes;
- divisão correta de tarefas;
- complementação de mão-de-obra levando em conta cada profissional da empresa.
Depois disso, como em toda ação de marketing, ambas as empresas devem colocar em prática e medir os resultados. É aqui que vai entender se tudo foi feito da forma correta, se esta ação está sendo proveitosa e como ela pode melhorar.
Conclusão
Agora que você já conhece todas as vantagens do co-marketing, que tal iniciar neste ramo? A Você Digital Propaganda pode ajudar você neste assunto. Clique no botão abaixo e saiba mais.