Do geek ao futebol: a estratégia de marketing do Magazine Luiza
O varejo nacional é um dos pilares da economia do país e grande parte desse sucesso é puxado por uma gigante do setor: o Magazine Luiza. A empresa, que recentemente passou o valor do Bradesco na Bolsa de valores, possui mais de 1000 lojas em todos os cantos do Brasil. E, um dos destaques para esse sucesso será o tema do nosso artigo: as estratégias de marketing do Magazine Luiza.
Fundado em 1957, em Franca, como uma loja física no centro da Cidade, o Magazine Luiza se reinventou com o passar dos anos, e hoje apresenta um negócio completamente novo, digitalizado e presente no mercado com uma importante estratégia omnichannel.
A busca pelo posicionamento da marca no mercado passa muito pelas estratégias adotadas nos últimos anos, com a criação da “Lu”, sua digital influencer virtual, presença nos mais diversos canais online e offline, além da compra de importantes empresas, como o Jovem Nerd e o Canaltech, posicionando na Magalu nos mais diversos setores do comércio nacional.
Mas quais estratégias de marketing do Magazine Luiza que fizeram a empresa se tornar uma das maiores do Brasil? Qual foi o ponto de virada e o que fez eles crescerem tanto ao longo desses mais de 60 anos de história?
Confira neste artigo alguns pontos fundamentais para esse crescimento e que você pode, inclusive, aplicar no seu negócio. Siga a leitura.
Conhecendo o Magazine Luiza
Como dissemos acima, o Magazine Luiza foi fundado na cidade de Franca, em 1957, por Pelegrino José Donato e sua esposa Luiza Trajano Donato. Logo após o lançamento, o marketing já se fez presente, com a escolha do nome da loja sendo feita por meio de um concurso de rádio, lançado pela própria dona, buscando a participação popular.
A presença dos donos no negócio, a busca pelas melhores opções do mercado, fez com que a loja expandisse rapidamente para cidades ao seu redor, além de mais unidades sendo abertas na própria cidade de origem.
No entanto, apesar do nome da fundadora parecer familiar aos seus ouvidos, não é o mesmo que está à frente dos negócios da empresa na atualidade.
A família na base do negócio
Luiza Helena Trajano é o grande nome por trás do Magazine Luiza nos dias de hoje. Ela entrou na empresa aos 18 anos de idade, onde passou por todos os departamentos da empresa, até assumir a superintendência da companhia no ano de 1991.
Luiza Helena Trajano foi quem implementou uma das mais bem-sucedidas estratégias de marketing do Magazine Luiza: a Liquidação Fantástica. A estratégia, neste caso, era oferecer grandes descontos nos produtos em um dia específico, algo bem similar ao que os norte-americanos fazem com a Black Friday, por exemplo.
Porém, a virada de jogo para o crescimento exponencial da empresa foi em 2008, quando comemorava seus 50 anos. A inauguração de mais lojas em todo o estado de São Paulo de forma simultânea fez com que o mercado enxergasse o Magazine Luiza, que se caracterizava por ser um negócio familiar, como uma possível potência nacional.
Depois disso, Luiza Helena Trajano resolveu profissionalizar a gestão, preparando Frederico Trajano, filho de Luiza Trajano, para assumir a presidência em 2016. Luiza Helena Trajano foi para a presidência do conselho de administração da empresa e, ainda assim, aparece nas redes sociais falando sobre empreendedorismo feminino e ajudando consumidores a resolverem seus problemas.
O marketing do Magazine Luiza
A chegada de Frederico Trajano à presidência foi marcada pela revolução digital na empresa. A busca pelo mercado digital, aliada às lojas físicas, fez com que a empresa atingisse a marca de quase 1000% de crescimento.
Mesmo com as lojas físicas, a integração multicanal, faz com que todo o atendimento acabe passando pelo meio digital, desde os vendedores e entregadores, até a diretoria. Isso inclui, ainda, toda a comunicação, reportando seus serviços e, assim, recebendo feedback dos clientes, resolvendo seus problemas.
Porém, a maior mudança neste meio digital veio com a implementação de uma importante ferramenta interna: o Luizalabs.
O case do digital com o Luiza Labs
Esse processo de digitalização da empresa passa pelo sucesso com um case próprio, o Luizalabs, o laboratório de tecnologia do Magazine Luiza. Esse setor foi criado devido ao crescimento gigantesco da empresa nos últimos anos, que enxergou a necessidade de se contar com um processo único e pensado para as estratégias digitais.
O Luizalabs acaba se tornando o grande impulsionador dos negócios digitais do Magazine Luiza, contando com centenas de colaboradores, alinhando todas as estratégias com a intenção de garantir que os clientes do Magalu tenham uma experiência digital cada vez melhor, oferecendo soluções nos mais diversos campos, como a criação de plataformas digitais, dentre sites e aplicativos, com destaque para o site “Magazine Você” e pelo super app Magalu.
Além dessas inovações, a criação da vendedora virtual Lu já serve para mostrar que o posicionamento da marca no digital deve se tornar cada vez mais presente. Além de auxiliar os consumidores com as vendas do site, a Lu ainda sana dúvidas e simplifica os termos técnicos mais complicados.
A popularidade dela é notável, visto que seu canal no Youtube já possui cerca de 2.5 milhões de seguidores, além de comandar números expressivos em outras redes sociais, como Instagram e TikTok.
Neste ano de 2021, a Magazine Luiza ainda expandiu a atuação da sua boneca, inserindo-a em outras atividades, como por exemplo comentando um jogo de futebol da Copa do Nordeste.
O case de sucesso do Magazine Luiza foi capaz de levar uma pequena rede de lojas do interior de São Paulo a uma das principais redes varejistas do Brasil. Hoje, ela disputa, em condição de igualdade, com gigantes do setor, como Casas Bahia, Ponto Frio e, por que não, a Amazon e Mercado Livre.
Enxergando nichos e investindo neles
A compra do Jovem Nerd pelo Magazine Luiza na segunda semana de abril agitou a internet brasileira. Essa é a terceira compra da empresa, que também já possuía outros dois sites voltados ao mercado de tecnologia e moda (Canaltech e Steal the Look, respectivamente).
Mas o que uma empresa tão grande como o Magazine Luiza vai fazer com um site de cultura pop? Isso tudo passa pela crescente importância que o conteúdo, seja ele qual for, ganhou na estratégia de negócios das empresas, sejam elas pequenas, médias ou grandes.
A compra do Jovem Nerd traz para o seu time dois dos principais criadores de conteúdo da cultura pop no Brasil, com grande importância neste mercado, que movimenta cifras bilionárias todos os anos.
A própria Amazon já investe em produção de conteúdo própria, com o Prime Video e, por que não, com a Twitch. Um dos principais jornais dos Estados Unidos, o Washington Post, também faz parte da sua cadeia de conteúdo da empresa de Jeff Bezos.
O que podemos entender desse movimento é que ambas as empresas fazem isso buscando não só estar próximo de quem cria conteúdo, mas também se colocando dentro do ambiente onde os negócios podem acontecer, não se resumindo somente à compra de audiência.
A intenção é fortalecer a narrativa e o poder criativo desses negócios, para expandir a venda final de produtos próprios e, ao mesmo tempo, incentivar o crescimento das recém-adquiridas para que outros públicos migrem para o Magalu. O Luizalabs tem papel fundamental nesse caso.
Como o mercado de influenciadores cresceu demais nos últimos anos, a audiência alcançada por essas pessoas viabiliza uma série de potenciais negócios para as empresas. E, além de pagar por patrocínios casuais, por que não construir seus próprios modelos de conteúdo com esses canhões de audiência?
Como aplicar a estratégia de marketing do Magazine Luiza na sua empresa?
É claro que uma pequena ou média empresa não vai conseguir comprar um canal gigante só para ela, como no caso do Jovem Nerd. Mas, por trás dessa estratégia de marketing do Magazine Luiza, com a compra de canais de comunicação, o que podemos destacar é a busca pela criação de conteúdo que a empresa está querendo implementar cada vez mais.
Trabalhar com marketing digital é investir na produção de conteúdo próprio, integrando uma ação em que as vendas sejam impulsionadas pelos diversos canais disponíveis no mundo online.
Diversas empresas já passaram por essa transformação digital. Isso aconteceu, principalmente, durante este período de pandemia.
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