Marketing digital para restaurantes: veja dicas irresistíveis 

A imagem tem o poder de despertar sensações, principalmente quando falamos sobre marketing digital para o mercado alimentício, restaurantes e demais estabelecimentos da área.

Se você já rolou o feed do Instagram no horário de almoço ou jantar e se deparou com um anúncio de uma pizza fresquinha ou de um lanche irresistível e sentiu vontade de abrir o aplicativo de delivery imediatamente e fazer um pedido, a equipe de marketing digital fez o seu trabalho corretamente.

O nome desta estratégia adotada por muitas empresas é “fome virtual”.

Ou seja, a marca atua com o objetivo de postar periodicamente anúncios atraentes e em horários estratégicos.

Não é à toa que vemos aquela fumacinha em movimento saindo do lanche no fim da tarde ou uma caneca de chopp gelada ao final dos expedientes.

Tudo isso é proposital para instigar os seus sentidos.

Mas mais do que isso, é preciso de estratégia pensadas com carinho bem antes de fazer um anúncio.

Neste artigo, você entende como aplicar o marketing digital para o mercado alimentício. Afinal, utilizar as ferramentas digitais para divulgar o seu restaurante vai te ajudar a atrair mais clientes e consequentemente mais vendas.

Independente se o seu segmento é uma cafeteria, doceria, rede de fast-food, hamburgueria artesanal ou restaurante, é preciso conhecer a concorrência e saber o que você precisa fazer para não ficar para trás, além de buscar inovações para se destacar no mercado.

Conheça os motivos que fazem o marketing digital para alimentos e bebidas serem tão importantes, as melhores estratégias para aplicar e exemplos de como fazer.

Por que o marketing digital para restaurantes é importante?

Se tem um segmento que é difícil entrar em crise, esse segmento é o de alimentos.

Por mais que haja instabilidade na economia e inflação dos preços nos supermercados, as pessoas não deixam de se alimentar, pois a refeição é prioridade para a existência humana.

Além do mais, uma pausa para um café, almoço com a família ou jantar com os amigos são sempre ótimas opções de lazer e distração.

Apesar de sempre existir tal demanda, a concorrência também é grande.

O desafio de tornar o empreendimento bem-sucedido e diferenciado se torna ainda maior.

Porém, existem caminhos para atrair mais clientes.

Um destes recursos é traçar o plano de marketing ideal para restaurantes.

Como fazer um plano de marketing?

Etapa 1 – CONHECER O SEU NEGÓCIO

Parece simples conhecer o seu negócio, mas o contexto aqui é o seguinte: para definir uma estratégia de marketing, antes de mais nada, você precisa contar com uma equipe estruturada, ambientes aconchegantes, um cardápio variado, preços bem definidos e objetivos claros.

Entenda os processos e descubra onde ocorrem as falhas para que as dificuldades sejam trabalhadas e sanadas.

Estude as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças do seu empreendimento.

Etapa 2 – ANALISAR O MERCADO E A CONCORRÊNCIA

Depois de conhecer e avaliar o seu negócio, o passo seguinte é analisar quem são os seus principais concorrentes, com uma visão macro do mercado alimentício.

Pesquise nos sites como o seu concorrente se comporta nas redes e o que ele oferece.

Compare estrutura, preço, logística, qualidade dos produtos, fornecedores e diferenciais que atraem os clientes.

Etapa 3 – CONHECER O CLIENTE IDEAL

No universo do marketing chamamos o cliente ideal de persona – um personagem fictício que representa o seu cliente ideal.

Ou seja, com base nas informações da persona é que são feitas as campanhas de marketing digital.

É um caminho para a marca dialogar com o cliente.

Por exemplo, em um restaurante, o possível cliente ideal pode ser tanto morador residente próximo ao restaurante quanto um turista ou visitante.

É nesse momento que você deve definir como a marca conversará com ambos os públicos.

Etapa 4 – DEFINIR OBJETIVOS

Você deseja comercializar refeições por delivery?

Aumentar o número de clientes aos finais de semana?

Ou ser lembrado pela estrutura confortável e diferenciada que o seu espaço possui?

Ou ainda fazer do seu drink um dos mais famosos da região?

Bom, para alcançar uma posição de destaque, primeiro você precisa ter os objetivos definidos para que assim consiga trabalhar para realizá-los.

Etapa 5 – IMPLANTAR AS SEGUINTES DICAS DE MARKETING DIGITAL

Depois da fase de análise, estudo e comparações, chegou o momento de implementar as ações de marketing.

Separamos as principais para te ajudar nessa jornada:

1- Ter boas imagens do seu cardápio 

O conteúdo visual é importante para qualquer área no meio digital, mas para os restaurantes elas se tornam ainda mais indispensáveis.

É importante ter imagens em alta resolução, de todos os seus produtos, para que eles possam ser trabalhados em sites, redes sociais e demais divulgações.

Para isso, separe a sua verba para contratar profissionais de vídeo e fotografia.

Afinal, é a foto que terá o poder de levar o seu cliente a formalizar um pedido.

EXTRA: Fotos do McDonald’s – conheça os bastidores de como elas são feitas

Fonte: B9

Por que os lanches do McDonald’s não se parecem com as imagens da propaganda? Essa é uma dúvida bem comum entre os consumidores.

Nós trouxemos uma curiosidade: você vai conhecer a verdade por trás das fotos apetitosas dos sanduíches da rede de fast food e entender o real motivo da foto do cardápio ser diferente do lanche real.

Assista ao vídeo para entender melhor:

2 – Criar promoções

Um caminho para estimular as vendas é através da criação de promoções.

Faça uma lista com os pratos que apresentam melhor custo-benefício e crie combos especiais para almoços.

Nos seus restaurantes ou fast food, não esqueça de planejar as datas comemorativas e lanches e porções indicadas para a ocasião.

Faça o seu cliente gerar engajamento em sua página do Instagram, por exemplo, e dê descontos, em caso de interação e postagem. É uma maneira para fazer com que ele retorne o quanto antes.

3 – Tornar o seu relacionamento diferenciado

Ninguém gosta de ser tratado mal em um restaurante ou no atendimento pelas plataformas digitais.

Por isso, eduque a sua equipe com um atendimento padronizado, educado e rápido.

Busque diversas plataformas para prestar suporte ao consumidor e estreite o caminho de comunicação.

4 – Ter um perfil no Google Meu Negócio

Outra dica é criar um perfil no Google Meu Negócio para que quando alguém buscar o seu segmento, endereço ou dados gerais no Google, você aparecer.

5 – Marcar presença nos aplicativos de delivery

O delivery é uma alternativa para dobrar as vendas dos estabelecimentos.

Se você ainda não cogitou ir além do estabelecimento físico, é importante fazer um planejamento para fazer parte de um sistema de delivery.

Os detalhes, você acessa neste artigo do blog.

6 – Criar uma conta no Trip Advisor

Na internet, existem plataformas de recomendação de restaurantes, bares ou hotéis para pessoas que buscam referências. Uma delas é o Trip Advisor. Por meio de feedbacks, você consegue ter uma visão panorâmica de como estão os seus processos e o que os clientes mais gostam.

7 – Investir no marketing de conteúdo

Marketing de conteúdo é aquele usado nas redes sociais – Instagram, Twitter, Facebook ou LinkedIn.

As postagens nas redes servem para apresentar materiais educativos, informativos e dicas, a fim de que mais clientes sejam atraídos e haja o fortalecimento da sua autoridade no mercado.

É por meio do marketing de conteúdo que você consegue conquistar mais engajamento, alcance e seguidores nas redes.

Uma agência de marketing digital preparada e eficiente! 

Abraçar o marketing de conteúdo no mercado alimentício é fundamental para quem deseja se manter relevante em um cenário bem competitivo.

Para te ajudar a executar o programa de marketing digital nos restaurantes ou em lanchonetes, fale com o nosso time, que conta com profissionais completos e capazes para elevar ainda mais a sua marca.

Tire todas as suas dúvidas. Entre em contato conosco!

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