Marketing de Conteúdo baseado em dados: entenda sobre
A palavra-chave do mercado atual é conteúdo. Muitos especialistas de redes sociais dizem que este é o novo petróleo, que se for captado e feito da forma correta, pode gerar muito dinheiro para quem aplica determinadas práticas. No entanto, o que muita gente se esquece, é que além de planejar todas essas ações, o ideal é mensurá-las. Por isso o marketing de conteúdo baseado em dados é tão importante.
Todos nós sabemos que para fazer um conteúdo na internet é necessário seguir alguns passos, como fazer algo bem escrito e diferenciado, pensado em chamar a atenção dos potenciais clientes para sua empresa. Nós já falamos algo bem semelhante a isso em nosso artigo sobre Copy de Anúncios.
Claro que isso ajuda a captar novos clientes, que vão amar sua empresa e fazer com que ela se torne uma Love Brand, interagindo e consumindo tudo o que você produz. Mas, e se em algum momento isso acabar não impactando tanto quanto antes?
Entender o que está sendo produzido e como está consumido é fundamental para todo criador de conteúdo e pessoa que trabalha com marketing digital. Por isso, conseguir extrair insights por meio dos dados e aplicar isso na sua estratégia de marketing de conteúdo é fundamental.
Quer entender como essa estratégia de marketing de conteúdo pode ajudar você, principalmente levando em conta todos os dados que podem ser coletados? Continue a leitura do nosso artigo.
Entendendo o Marketing de Conteúdo: breve resumo
Nós já abordamos muito esse tema em nosso blog e você pode conferir importantes artigos em nosso arquivo. Porém, para quem chegou agora por aqui, vamos simplificar um pouco sobre o tão falado marketing de conteúdo.
A estratégia de marketing de conteúdo consiste em abordar possíveis novos clientes e interessados por meio de um conteúdo consistente e informativo, feito de acordo com o que ele precisa.
Sim, o conteúdo produzido por meio da estratégia de marketing de conteúdo é feito pensando em responder aos problemas sofridos pela sua buyer persona. Como, por exemplo, o que está sendo feito com este texto, em que você deve ter chegado a ele tentando resolver um problema que esteja no seu caminho.
Essa estratégia é feita pensando em aumentar o número de conversões e trazer mais tráfego para seu site.
Os meios mais comuns de se fazer marketing de conteúdo são:
- e-books;
- textos em blogs;
- conteúdo em vídeo;
- e-mail marketing;
- estudos de caso;
- review de produtos;
- podcasts;
- transmissões ao vivo;
- dentre outros.
Mas como fazer marketing de conteúdo baseado em dados?
Agora que você já sabe o que é uma estratégia de marketing de conteúdo, fica a dúvida de como fazer marketing de conteúdo baseado em dados, certo? Esse conceito consiste em fazer as ações de uma forma analítica, otimizando toda a estratégia.
Assim como a produção de conteúdo, os dados também são vistos como um “petróleo do mundo digital”. Eles serão fundamentais para otimizar e direcionar todas as suas estratégias de marketing digital e, porque não, off-line também.
Todos os dados coletados de um público-alvo, que acabam sendo feitos diretamente do perfil do cliente, ajudam na construção de uma estratégia de marketing de conteúdo de uma empresa. Isso torna sua estratégia muito mais eficaz e assertiva, pois o marketing de conteúdo baseado em dados usa informações reais é adquirido por meio de feedbacks e interações com o cliente.
Saber analisar esses dados pode fazer com que você entenda as motivações do consumidor, assim como suas preferências. As estratégias de marketing de conteúdo baseadas em dados ajudam as empresas a otimizar o desempenho de um canal de marketing, agindo em todas as frentes que abordamos neste artigo anteriormente.
Onde esses dados conseguem chegar?
Esses dados vão diretamente na jornada do cliente, oferecendo uma maior chance de conversão desses leads. A análise baseada em dados em um nicho permite que as empresas visualizem um registro dos hábitos de compra de seus clientes.
Com todo esse aparato de dados nas mãos, as empresas têm norteado suas estratégias, tanto de marketing como de mercado, para conseguir atender cada vez mais suas necessidades. Isso também pode ser explicado com a estratégia de marketing do Magazine Luiza, que comprou recentemente do Jovem Nerd, baseado nos dados fornecidos pela empresa geek.
Mas quais são esses dados? Confira:
- dados demográficos;
- dados psicográficos;
- dados de preferência;
- dados conforme as mídias sociais;
- Customer Effort Score (CES);
- Net Promoter Score (NPS);
- dentre outros.
Como fazer o marketing de Conteúdo baseado em dados da melhor forma?
Este é um processo que demanda tempo, pois analisar esses dados não é algo tão simples assim. Não é possível traçar uma estratégia de marketing baseada em dados somente com um mês de análise, pois os dados podem ser imprecisos para se traçar algo gigante.
No estágio de planejamento do uso de dados para orientar sua estratégia de criação de conteúdo, você deve criar o material tendo em mente sua buyer persona.
Com o conteúdo adequado e usando os canais de marketing corretos, você pode converter esses leads em clientes pagantes. A Você Digital Propaganda é especialista em traçar as melhores estratégias e você pode contar com isso na sua empresa de uma forma muito fácil.
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