VCD AJUDA: Dicas para perder a vergonha de gravar vídeos

perder a vergonha de gravar vídeos

O assunto de hoje vai falar diretamente com você que quer produzir conteúdo para o seu negócio publicar na internet, mas acaba travando no momento de se colocar em frente à câmera. Isso acontece, principalmente, na hora de registrar algo em vídeo.

É bem comum sentirmos medo ou até mesmo esquecer do que íamos falar neste momento, não é verdade? E, por isso, perder a vergonha de gravar vídeos é um dos principais passos para quem quer vender mais na internet. O próprio Facebook disse isso em recente pesquisa.

Esse problema não surge apenas na hora de gravar um vídeo no YouTube, por exemplo. Isso aparece até mesmo na hora de gravar um simples stories para o Instagram ou um challenge para o TikTok

Mesmo com a estratégia de conteúdo sendo fundamental para quem quer trabalhar com marketing digital e redes sociais, ainda podendo abordar outros meios de chegar no seu cliente como por blogs ou posts em redes sociais, o medo de gravar vídeos pode acabar fazendo você perder uma grande quantidade de oportunidades e negócios. 

WhatsApp Business como funciona

Os vídeos, de fato, são ferramentas fundamentais para quem tem ou deseja ter um negócio com estratégias online. Isso não quer dizer que atinja apenas quem trabalha somente no digital. Até mesmo um negócio que tenha foco no presencial, saber gravar vídeos ajuda a promover sua empresa nas redes sociais, ajudando a atrair clientes. 

Quer saber como perder a vergonha de gravar vídeos para fazer conteúdo na internet? Confira as dicas da Você Digital Propaganda. 

O medo da câmara explicado

Não se preocupe se você tem medo ou vergonha de gravar vídeos para a internet. Isso é completamente compreensível, principalmente quando levamos em conta os aspectos psicológicos por trás da coisa. Para entender isso, vamos trabalhar com os aspectos da dinâmica não-falada e da falta de preparo. 

A dinâmica não-falada é o momento em que estamos nos referindo a tudo aquilo que expressamos sem necessariamente usar palavras, como os gestos, olhares, sorrisos, dentre outros pontos. Esses sinais são normais dos seres humanos nas suas relações e são emitidos tanto por quem está comunicando como também pelo receptor. 

Como lidar com o medo de gravar vídeo - Áurea Fotográfica

Isso acontece inconscientemente conosco e nosso cérebro acaba analisando todos esses sinais. E, assim, conseguimos saber se estamos sendo ignorados, entendidos, ou se o receptor está de fato entendendo o que estamos tentando transmitir. 

Outro ponto que também pode explicar esse medo da câmera é a falta de preparo, principalmente no que se refere à preparação de profissionais para a parte comunicacional de suas atividades, sendo comum no digital e no presencial. Ou seja, isso também está relacionado a uma competência nova, que muitas das vezes, não fomos devidamente orientados e treinados.

Assim, à medida que conseguimos entender mais sobre os assuntos, que a prática se torna constante, o medo e o nervosismo acabam sumindo, fazendo com que você consiga deslanchar com o seu conteúdo digital. Uma dica: veja sempre o que você produz e anote o que não gostou. Isso ajuda e muito a entender o caminho que deve corrigir nos próximos vídeos. 

Por que tantas pessoas têm medo de gravar vídeos?

Dicas para perder a vergonha de gravar vídeos

A principal dica para você se soltar em frente às câmeras é a prática/repetição. É como em qualquer esporte, onde a prática vai te tornar mais habilidoso em uma nova atividade. Assim, a nossa dica é que você treine muito antes de apertar o botão do REC. 

Fale e fale muito com a câmera desligada, como se ela fosse realmente uma pessoa, para que, assim, você esteja bem solto na hora da gravação. A seguir, vamos detalhar as principais dicas para perder a vergonha de gravar vídeos.

Saber o tema

Quanto mais você sabe sobre o que vai falar, mais fácil fica de gravar algo. Assim, o primeiro passo para gravar vídeos de conteúdo é entender sobre o que você vai abordar nele. 

Ter um roteiro ajuda e muito neste caso, principalmente para quem está começando a produzir. Essa ferramenta é bem importante para te ajudar a ser objetivo e não ficar divagando sobre o assunto. Para quem já viu uma matéria de jornalismo, vai perceber que no primeiro parágrafo (LEAD) o profissional acaba fazendo isso, guiando por onde o restante do texto vai. Assim, para fazer este roteiro, coloque em prática essas seis perguntas.

  • Quem? – Sobre o que vou abordar neste vídeo.
  • O que? – Quais os detalhes que vou abordar a mais sobre o tema do vídeo.
  • Quando? – Situar um momento, dê uma urgência de tempo.
  • Onde? – Fale sobre o cenário em que o tema está se destacando.
  • Por que? – Qual a solução que você pode oferecer a este problema.
  • Como? – Qual a forma que você indica que essa solução seja encontrada.

Tempo para gravar é fundamental

Não adianta fazer o vídeo no tempo livre. Esse conteúdo demanda dedicação e gravar tudo na correria não vai ajudar em nada. Assim, a melhor forma de conseguir produzir seu conteúdo em vídeo é determinar um tempo para fazê-lo de fato. 

É hora de perder o medo de gravar vídeos e começar a dar os primeiros  passos!

Marcando um horário fixo, você já se prepara, organiza seus roteiros, cuida de todos os detalhes e evita a procrastinação. 

Isso vale e muito para quem quer gravar tudo em horários apertados, encavalados nas outras atividades do dia. A dica é escolher os horários mais calmos do dia, sendo os mais indicados os mais cedo ou mais tarde possíveis. 

Estética é uma aliada das vendas

Aqui envolve tanto o cenário como o visual que você vai escolher para estar no momento da gravação. Uma roupa bem escolhida para gravar pode interferir na qualidade do seu vídeo e do seu conteúdo. Não escolha roupas muito chamativas ou estampadas, principalmente as estampas pequenas. Este último item acaba gerando interferências no vídeo, chamando mais atenção para a roupa do que para a fala. 

As cores neutras para as roupas são as mais indicadas, assim como cuidar bem do brilho do rosto, tanto para homem ou para mulher. 

marketing digital vender mais no e-commerce

Mais dicas para gravar vídeos

Gravar vídeos não é um bicho de sete cabeças. Qualquer celular hoje já grava vídeos com boa qualidade de vídeo e som. No entanto, para resultados mais profissionais, o ideal é contar com uma equipe especializada para conseguir atingir o seu público da melhor forma. Um bom vídeo tem:

  • Câmera com boa qualidade
  • Microfone
  • Iluminação

A Você Digital Propaganda é especialista em conteúdo digital e tem em seu portfólio uma série de campanhas online baseadas em vídeos para gerar resultados. Clique aqui e fale com nossos especialistas sobre como podemos ajudar você. 

Você pode gostar...