O que Manu Gavassi pode nos ensinar sobre Marketing Digital?

Não dá para negar que Manu Gavassi está dando um show de estratégias de Marketing Digital, desde que entrou no BBB 20.

Manu Gavassi sem dúvida, foi a participante que mais se preparou para entrar no reality. Seu principal objetivo é fazer barulho nas redes sociais mesmo estando confinada na casa, e com isso, ela vem surpreendendo o público. No auge de seus 27 anos, a cantora está dando uma verdadeira aula de branding, transmídia e marketing digital.

O sucesso de seu planejamento é absoluto e incontestável: segundo a assessoria de Manu, o número de seguidores da artista no Instagram passou de 4.4 milhões para 8 milhões desde que ela entrou na casa mais vigiada do Brasil, além de ter viralizado no LinkedIn, ter lançado um clipe durante  confinamento (que ultrapassou 1,6 milhões de visualizações em 3 dias) e fazer com que suas músicas antigas também voltarem a bombar no Spotify: a canção “Planos Impossíveis”, de 2010, chegou a aparecer na lista das 50 mais tocadas do Brasil no último mês.

Who the fuck is Manu Gavassi?

Essa é a frase central de toda a estratégia de Marketing Digital da cantora e virou case não só entre seus fãs, mas também entre profissionais do mercado de comunicação.

Segundo o empresário da Manu, Felipe Simas, que cuida da sua carreira há quatro anos, planejar e executar essas estratégias não foi uma tarefa fácil. Felipe conta que Manu estava muito resistente sobre participar do Big Brother Brasil, mas que depois de muita conversa, ele conseguiu mudar a cabeça da também influencer e atriz. 

“Mostrei para a Manu que poderia ser interessante a entrada no BBB, pois seu talento chegaria para mais gente. A percepção do grande público sobre a carreira da Manu sempre foi muito pautada no que ela fez quando era adolescente, há mais de dez anos. O reality seria a oportunidade para desfazer essa imagem e mostrar quem ela é hoje”, explica o empresário.

Manu aceitou o convite para participar do programa com uma condição “Ela só participaria se a gente produzisse pílulas (pequenos vídeos) da sua websérie já existente, ‘Garota Errada’, que seriam postadas no seu Instagram durante os dias de confinamento”, ele diz.

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Planejamento e estratégias que funcionam

Todo o planejamento de estratégias e conteúdos digitais que Manu vem publicando nas redes sociais foram pensados, roteirizados e estruturados por ela mesma. “Ela foi muito disciplinada antes de entrar para o programa. Tudo foi muito corrido porque a Manu assinou o contrato com a Globo no dia 23 de dezembro. Logo depois do Revéillon ficamos enfurnados em um estúdio por três dias para gravarmos todos os vídeos. Tudo foi produzido na mesma semana em que ela entrou na casa”, conta Felipe.

Manu deixou pronto todo um planejamento e um calendário estratégico. Para que os conteúdos fossem publicados corretamente na web, Felipe deslocou duas pessoas de sua equipe para cuidar full time das contas da cantora. 

O sucesso de Manu é baseado principalmente em estratégias de Branding para a construção de um personagem que apesar de “exagerado”, é real, despertando no público uma identificação imediata. “Temos vídeos para todas as possibilidades e situações. Deixamos muita coisa gravada”, explica Simas.

O que as marcas podem aprender com a Manu Gavassi?

Manu Gavassi

Os conteúdos liberados pela cantora, usam o conceito multiplataforma e ultrapassam os limites de formatos.

Após sete dias de vídeos contínuos, por exemplo, Manu lançou o clipe áudio de desculpas, aonde a cantora aparecia dentro do reality show utilizando as cores e o figurino dos vídeos divulgados. Isso é transmídia em sua melhor forma.

A transmidia é um dos braços do branding e consiste na extensão de seu posicionamento em diferentes mídias e/ou formatos. Grandes marcas, como a Coca-Cola, são experts nisso.

Quer uma prova clara de que essas estratégias funcionam? Você está lendo em um blog de agência de Marketing Digital, sobre uma cantora até então de público nichado, a qual você talvez nunca tinha ouvido antes. =)

Para a sua empresa ter uma estratégia de transmidia de sucesso o segredo é simples:

PLANEJAMENTO É A CHAVE DE TUDO!

É importante planejar cada vírgula, que vê a luz do dia na campanha que foi criada.

Durante o “retiro espiritual” de Manu Gavassi, diariamente, vemos um novo conteúdo surgir na web e tudo segue horários, formatos e estéticas estratégicas. O jogo das marcas também anda deste jeito: em um mundo de algoritmos é preciso entender como a máquina funciona e o que ela considera relevante.

Enfim, a sua marca precisa, apenas, não se levar tão à sério!

Manu Gavassi

Segundo Michael R. Solomon em artigo exclusivo cedido à Consumidor Moderno: “é preciso entender que o consumidor Millennial e Z busca uma comunicação mais sincera com o que ou quem consome. A pessoa por trás do cubículo precisa aparecer e gerar conexões reais com uma geração que busca identificação e compreensão” .

Talvez, o entretenimento tenha muito mais a nos ensinar do que possamos imaginar, principalmente em uma era totalmente digital.

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Luiza Ferreira
Luiza Ferreira
4 anos atrás

Ela esta realmente fazendo um trabalho admirável quanto a estratégias e planejamento de Marketing Digital.