The King Is Back: entenda a história Neymar e Puma
O mundo do futebol foi impactado com uma notícia bombástica no sábado, dia 12 de setembro: o jogador brasileiro Neymar assinou contrato com a Puma. Mas como isso tudo aconteceu? Entenda a história Neymar e Puma e como isso pode mostrar um novo rumo no marketing esportivo.
A notícia que havia sido antecipada pelo site Diário do Peixe. Porém, antes do anúncio oficial, o próprio jogador dava a entender que o acordo seria fechado. De uma vez só, dias antes de tudo se confirmar, ele passou a seguir todos os perfis da marca alemã nas redes sociais.
Mas o que tudo isso pode significar para o mercado esportivo e como essa parceria entre Neymar e Puma pode dar novos rumos para a disputa entre as marcas? Confira os detalhes neste artigo.
A força de vendas de Neymar como personalidade esportiva
Polêmicas à parte, é inegável que Neymar move multidões e tem uma imensa importância no mercado esportivo, principalmente no futebol.
Com 144 milhões de seguidores somente no Instagram, o brasileiro é o terceiro maior futebolista em números nesta rede social. No entanto, ele perde apenas para o português Cristiano Ronaldo (238 milhões de seguidores) e o argentino Lionel Messi (166 milhões).
Vale lembrar que Neymar é o quarto atleta mais bem pago no mundo no último ano, somente atrás do tenista Roger Federer, Cristiano e Messi.
A visão positiva do marketing esportivo sobre Neymar não é de hoje. Ela vem desde os tempos de Santos Futebol Clube, quando com 13 anos ele já despontava como uma das maiores promessas do futebol. A norte americana Nike abriu os olhos para isso e naquela ocasião já tinha o jovem jogador no seu quadro de atletas patrocinados.
O buzz em cima do atleta brasileiro continuou com o passar dos anos. Neymar cresceu no time brasileiro e alcançou outros patamares com a ida para o Barcelona, da Espanha, títulos como a Champions League, gols, convocações para Seleção Brasileira.
Seu rosto ficou cada vez mais conhecido e marcas gigantes se aliaram ao jovem brasileiro. Além da Nike, Red Bull, Gatorade, Qatar Airways, Diesel e Panasonic já tiveram o atleta como garoto-propaganda.
Entretanto, uma situação incomodava Neymar. Era o fato dele não ser o principal rosto da Nike.
E, neste ano de 2020, a relação que já vinha sendo desgastada chegou ao fim.
A rivalidade dentro e fora de campo
A Nike sempre foi um sinônimo de marca esportiva no mundo. A norte americana é muito forte em diversas modalidades e no futebol isso não é diferente. O principal rosto da marca é Cristiano Ronaldo, que há muitos anos veste e calça os artigos da marca.
Neymar sempre ficou como a segunda opção, apesar de nos últimos anos ter artigos específicos com sua marca sendo lançados pela Nike.
A gota d’água para o brasileiro teria sido a última campanha divulgada pela empresa, que não o colocou em nenhum momento em destaque.
Isso sem contar nas novas chuteiras exclusivas lançadas pela Nike. Antes, ele e Cristiano Ronaldo eram os preferenciais. Agora, a jovem promessa francesa Mbappé ocupa o lugar do brasileiro.
A busca por novos ares se fazia necessária e isso foi um ponto chave para a escolha da Puma: a exclusividade.
A Puma e os destaque no esporte
A Puma tem na sua história uma tradição em patrocinar os grandes, senão os maiores atletas de cada modalidade: Pelé, no futebol; Usain Bolt, no atletismo; e até mesmo Lewis Hamilton, no automobilismo.
A marca não tinha um rosto para ser estampada no mundo esportivo, desde a aposentadoria de Bolt. Os jogadores de futebol Griezmann, Suárez, Reüs, Agüero, Lukaku, David Silva, Oblak, Buffon e Balotelli são patrocinados atualmente pela Puma, mas nenhum com o buzz que Neymar possui.
Basta olharmos o termo de pesquisa Neymar diante dos demais patrocinados pela marca pela ferramenta Google Trends. Em suma, o jogador brasileiro se mantém sempre numa média muito maior que os outros, com picos de busca orgânica.
O que podemos perceber é que a estratégia da Puma é encostar nas suas rivais Nike e Adidas. A Puma vem com um faturamento anual de 6,5 bilhões de dólares em 2019. Suas rivais chegam aos 46,3 bilhões de dólares e 23,5 bilhões de dólares, respectivamente.
A marca busca essa estratégia no mundo futebolístico desde 2013. Hoje, a marca alemã faz o patrocínio de grandes clubes no mundo como Borussia Dortmund, Manchester City, Milan e Marselha.
The King is Back: Pelé e Neymar são Puma
No anúncio de Neymar dizendo que havia fechado com a Puma o jogador brasileiro afirmou “The King is Back”, que traduzindo para o português seria algo como “O Rei Está de Volta”, em alusão aos grandes nomes futebolísticos que já fizeram parte do time da marca: Pelé, Maradona e Cruyff.
A estratégia da Puma foi justamente nos dois brasileiros envolvidos. Neymar foi anunciado usando a nova Puma King Platinum. Por exemplo, a Puma King é uma linha de chuteiras Puma lançada e utilizada por Pelé, que também foi revelado pelo Santos, e está no mercado desde a década de 60.
Com Neymar, a Puma sobe instantaneamente seu patamar, tentando colocar o mesmo status que suas concorrentes tem com Messi e Cristiano Ronaldo.
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