Copy de Anúncios: dicas para fazer textos que convertem
O trabalho de marketing digital é algo que deve ser feito de forma bem planejada e os copy de anúncios fazem parte disso. Este artifício positivo ajuda a fazer com que os leitores de um determinado conteúdo convertam para alguma ação.
Essa ação, inclusive, pode ser uma compra, inscrição em determinado curso ou programa, para baixar um conteúdo especial, dentre outras tantas formas que encontramos em anúncios online, por exemplo.
E, por isso, eles são tão fundamentais para a construção de uma estratégia de marketing.
Neste artigo especial da Você Digital Propaganda nós vamos abordar as melhores formas de fazer copy de anúncios, com dicas para fazer textos que convertam.
O que é uma boa copy de anúncios?
Mas, afinal, o que é um copy de anúncios de fato? Podemos considerar essa técnica como todo texto que faz parte da publicidade de uma marca, com o objetivo de engajar o consumidor e levá-lo à conversão.
Esse texto pode ser aplicado nas mais diversas mídias, sejam eles on ou offline. E, por isso, dependendo da mídia, o copy pode se resumir em um único elemento do anúncio, como também pode estar inserido na arte ou estar acompanhando a imagem como uma legenda.
Essa conversão é capaz de gerar vendas, leads, tráfego, alcance ou consciência de marca, por exemplo.
Como sempre abordamos em nosso blog, o objetivo de toda ação de marketing deve sempre estar ligada com a estratégia de negócios da empresa.
Como descobrir se está dando certo?
Porém, é importante ressaltar que a copy de anúncios não faz tudo sozinha. Para a publicidade funcionar, deve haver uma estratégia, como:
- Planejamento;
- Pesquisa;
- Segmentação de público-alvo;
- Definição de canais;
- Ter planejamento de design.
Para saber se tudo está correndo bem, o ideal é sempre analisar as métricas de anúncios que estão sendo feitas. Com a análise dos KPI’s estabelecidos previamente, como o número de conversões, a receita gerada, o retorno sobre o investimento e muitas outras, você consegue mensurar se aquela estratégia definida no começo está dando resultados.
Porém, é importante entender que a copy de anúncios deve ser mais um ponto de contato com os consumidores, que ajuda a construir a experiência de marca e a percepção que eles têm sobre ela.
Ou seja, ela também deve transmitir a personalidade da marca por meio das palavras, ajudando a construir o branding.
Pontos a serem observados para escrever uma boa copy de anúncios
Já deu para perceber que uma boa copy de anúncios não aparece de uma hora pra outra. Como em tudo no marketing digital, é preciso ter por trás um estudo, planejamento e muito trabalho para construir o material ideal.
E, por isso, separamos os principais elementos que você deve considerar antes de escrever a copy. Vamos nessa:
Objetivo do marketing
O que a empresa pretende alcançar com esse anúncio? Essa é a primeira informação que a equipe de marketing deve considerar na hora de escrever uma copy de anúncio.
Personalidade da marca
A copy de anúncios deve se alinhar com a identidade da marca num geral. Por isso, entender os pilares do branding ajuda a transmitir a personalidade da marca no texto que vai ser escrito.
Por exemplo: existem marcas que se permitem ser mais divertidas e outras que precisam ter uma linguagem mais séria. O que nada impede, em nenhum dos casos, virar uma love brand.
Tudo isso faz parte da essência da empresa e deve ser evidente na copy. A construção de uma brand persona ajuda bastante a identificar como a marca deve se comunicar e se posicionar.
Público-alvo
Aqui está o ponto-chave na hora de escrever uma copy de anúncio. Saber quem são as pessoas impactadas pelo conteúdo ajuda a definir como você vai se comunicar com elas.
É primordial saber o que o público-alvo entende como importante para ele, descobrindo o que chama sua atenção, para criar uma copy atrativa.
Os valores da marca
É importante que seu público entenda a sua proposta de valor e o que ela pode fazer para o consumidor que nenhum outro concorrente pode fazer igual.
Análise de concorrência
Entenda o mercado que você está inserido e analise as estratégias dos seus concorrentes. Essa informação também é importante para a copy do anúncio, porque pode servir como referência, assim como mostra no que você precisa se diferenciar deles.
Canal de veiculação
Este ponto também é determinante para definir qual o tipo da redação da copy, pois o impacto do público é diferente em cada canal e situação.
No LinkedIn, por exemplo, a abordagem geralmente é diferente do Instagram ou TikTok. Considere cada caso para escrever textos e anúncios diferentes.
Página de destino
Quando a publicidade é feita na internet, todos os anúncios devem ter um objetivo, dentre eles, a conversão de leads. Isso pode ser feito em página, em que ele deve realizar a conversão desejada pela marca, a chamada landing page, alinhada ao anúncio num todo.
Conclusão
Além de usar chamadas que despertem a curiosidade e contar histórias para criar um ambiente mais palpável, você deve entender que esse recurso é muito importante para a divulgação de lançamentos e infoprodutos, com lançamento interno, por exemplo. Ele é seu aliado para toda e qualquer situação de divulgação de conteúdo.
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