Como fazer o planejamento para as redes sociais?
Todo mundo que trabalha com um negócio e busca melhorar sua estratégia online precisa entender que um bom planejamento para as redes sociais faz toda a diferença. Compreender esse aspecto engloba temas como público-alvo, estratégia de presença em canais, frequência de postagem e monitoramento constante de resultados.
Traçar um plano para suas mídias sociais faz com que a sua empresa ganhe mais flexibilidade para aproveitar os assuntos do momento. As grandes empresas, as que mais se destacam no mercado atualmente, utilizam desse artifício para garantir sua presença nas redes sociais (Instagram, LinkedIn, Facebook, TikTok, Twitter, dentre outras).
Qualquer estratégia de marketing precisa ter a definição de objetivos, indicadores, público, prazos e responsáveis. Porém, muitas empresas entram nesse mundo sem saber o que fazer e não possuem um planejamento para as redes sociais.
Desta forma, elas acabam perdendo grandes oportunidades na internet, principalmente por não explorar os potenciais dessas plataformas.
Quer entender como estruturar a sua estratégia de social media e até mesmo pequenas dúvidas como qual é o melhor horário para postar no Instagram? Confira como é a melhor forma de fazer o planejamento para as redes sociais com a Você Digital Propaganda.
O primeiro passo para o planejamento para redes sociais
Antes de começar um planejamento para as redes sociais, o ideal é definir quais são os objetivos de marketing e da empresa no geral. Essa estratégia de social media só faz sentido se ela for fazer a empresa alcançar os seus objetivos, como:
- vender mais;
- ser mais conhecida;
- alcançar mais potenciais clientes;
- obter leads;
- gerar visitantes para o site ou loja;
- dentre outras.
Assim sendo, o planejamento para redes sociais acaba sendo uma forma de organizar as ideias e estratégias para que elas cumpram sua função na estratégia empresarial.
Para isso você precisa pensar e considerar os seguintes pontos:
- público;
- objetivo;
- canais;
- frequência de postagens;
- tipo de conteúdo;
- monitoramento de resultados.
Entender com quem você está falando
Quando falamos em você, estamos nos referindo da forma que a marca está conversando e chegando no seu público-alvo. E, para isso, o ideal é entender que as redes sociais foram feitas para criar conexões.
Elas são poderosas ferramentas de construir o relacionamento entre as marcas e os consumidores. Para que sua marca converse com seu potencial cliente, o ideal é entender com quem está falando. Traçar o perfil da sua buyer persona no planejamento é fundamental.
Mas o que é a tal da persona? Ela nada mais é que a forma que é feita a descrição de um personagem que representa o seu cliente ideal. Com esse personagem é possível prever de que forma seus conteúdos vão chegar e falar com os clientes, abordando os assuntos que a persona gosta, resolver suas dúvidas e necessidades, falar a sua língua e estar nos canais que ela utiliza.
O ideal, neste caso, é entender que a buyer persona vai além do público-alvo, que talvez você já tenha definido para a sua marca, este segmenta as pessoas superficialmente, com base em gênero, idade e localização. Já a persona aprofunda os interesses e comportamentos do público ao longo da sua jornada de descoberta e aprendizado sobre sua marca.
Estratégia de planejamento para as redes sociais é primordial
Depois que você já sabe com quem vai falar nas suas redes sociais, quais as estratégias que você precisa adotar para falar com a sua persona? Definir uma estratégia mostra o caminho para alcançar a persona, o que cria relacionamento e materializa os resultados esperados.
Essa estratégia deve começar pela definição de objetivos e metas. Separe isso por metas de curto, médio e longo prazo para suas redes sociais, estabelecendo em algo quantitativo e mensurável, para que os indicadores possam traduzir se você alcançou o esperado.
Com os objetivos e metas definidos, a hora é de traçar o caminho percorrido. O ideal é analisar todo o contexto em que o mercado do seu produto ou marca está inserido, vendo a forma que os concorrentes atuam, como o público se relaciona com as marcas e quais oportunidades você pode explorar nas redes sociais.
Aqui entra também toda a estratégia de conteúdo orgânico e pago, quais as linhas editoriais que você vai abordar e como sua equipe vai poder fazer todos os trabalhos.
Tenha em mente, também, qual metodologia você vai usar. Você pode trabalhar com diferentes metodologias, como o Inbound Marketing, Outbound Marketing e, até mesmo, o Unbound Marketing.
Conclusão
Já sabe o primeiro caminho de como fazer o planejamento para as redes sociais? Saiba que este é um trajeto de muito teste, aprendizado e vitórias. No entanto, não fique refém do que você definiu: um bom planejamento para redes sociais está sempre aberto a mudanças para se adequar à realidade e absorver assuntos que estão em alta.
O ideal é saber o que está em alta no momento, adaptar às suas necessidades e ter como sua aliada a análise de todos os resultados obtidos. Dessa forma, você poderá avaliar todas as nuances para obter melhores resultados. Depois de reunir todas essas informações, é hora de tomar decisões e modificar aquilo que foi planejado lá no início e acabou não dando certo.
A Você Digital Propaganda é especialista em fazer planejamento para as redes sociais das mais diversas empresas do mercado, nos mais diferentes segmentos. Se ficou interessado em como podemos ajudar você a alcançar o sucesso nas redes sociais, clique aqui e fale com um de nossos consultores.