BBB e Marketing Digital: o que se aprende?
Tem gente que diz que o ano só começa depois do carnaval, mas para algumas pessoas o evento mais esperado, que marca este início, é o BBB.
O programa existe desde os anos 2000, mas foi a partir de 2020 que o meio digital realmente abraçou o Big Brother Brasil – reality show produzido pela Rede Globo. A cada noite, os nomes dos participantes, marcas e acontecimentos viravam trends, principalmente no Twitter, e passaram a ser o assunto mais comentado na maioria das mídias sociais pelos três meses consecutivos.
Há quem ame e há quem odeie o programa, mas o fato é que o efeito BBB veio para ficar.
Neste artigo, vamos abordar a virada de chave antes e depois da edição do BBB 20, o porquê o programa tem a ver com Marketing Digital e as lições que podemos aprender com o reality. Além disso, vamos compartilhar o que já se sabe sobre a 22ª edição.
O começo do programa
Quando o BBB teve início, lá em 2000, o objetivo era transformar pessoas anônimas em famosos milionários. Ao longo das primeiras edições, surgiram nomes lembrados até hoje, como é o caso da Sabrina Sato, Jean Wyllys e Grazi Massafera.
Com o passar dos anos, as edições ficaram saturadas, sem novidades, e a comoção diminuiu drasticamente.
Com a menor audiência de toda história, a edição de 2019 chegou ao fim e o programa precisou se reinventar.
Aí entra a virada de chave e a grande sacada.
A virada de chave do BBB: a edição 20
A nova aposta para a 20ª edição foi de incluir influenciadores no cronograma. A divisão de famosos e não-famosos foi feita entre o time Camarote e Pipoca, respectivamente. Os grandes nomes da edição foram: Manu Gavassi, Rafa Kalimann, Babu Santana, Pyong Lee.
Quando o programa começou, o impacto foi enorme nas redes sociais. Um dos fatores que contribuíram com essa repercussão foi a pandemia causada pela Covid-19, principalmente pelas pessoas estarem mais em casa, em decorrência da quarentena.
De acordo com dados da Canopus, os não-famosos somavam, antes do início do BBB, 205.456 mil seguidores no Instagram, e os famosos somavam 22,4 milhões. Ao fim, anônimos somavam 28 milhões e famosos somavam 64 milhões.
Além disso, a primeira ação da C&A no programa rendeu um crescimento de 340% no tráfego orgânico para o e-commerce enquanto tal ação de conteúdo era exibida na TV aberta.
Um dos anunciantes, o PicPay, também ganhou 2 milhões de novos usuários.
Um dos destaques e estratégias de marketing digital que mais chamou atenção foi o branding, da Manu Gavassi. A cantora deixou vários vídeos prontos para os dias de confinamento e foi soltando em suas redes a partir dos acontecimentos da casa.
Influenciadora, Bianca Andrade, também conhecida como Boca Rosa, soube usar bem sua imagem e produto nas mídias. Naquele ano, ela apareceu em horário nobre com uma roupa específica e logo em seguida, os responsáveis pela rede social da influenciadora postou no perfil do Instagram fotos de um ensaio com o mesmo look.
Dona de uma marca de maquiagem, após ela aparecer com a make perfeita após uma festa, os produtos da Boca Rosa se esgotaram em várias lojas do país.
Veja detalhes do que o BBB 2021 tem a ver com Marketing Digital!
As novas revoluções: o BBB 21
O BBB 21 seguiu a mesma linha da edição anterior e grandes nomes foram apresentados: Viih Tube, Fiuk, Projota, Pocah, Carla Diaz, Karol Conká, Camilla de Lucas, Nego Di, Lucas Penteado e Rodolffo.
A diferença é que desta vez, a partir do jogo interno da casa, os anônimos se destacaram mais do que os influencers e celebridades, como Juliette Freire, que conquistou mais de 30 milhões de seguidores e um público fiel, além de Gil do Vigor, que saiu com seus 13 milhões de seguidores no Instagram e grandes parcerias.
O rosto de ambos seguiu aparecendo nas telinhas ao longo do ano e novos contratos foram assinados com Avon, Santander, Ifood, Motorola e muito mais.
O que esperar da edição deste ano?
Antes de começar, o BBB 22 já está chamando atenção do público, com especulações sobre a lista de participantes.
Fato é que o programa chega com novidades e essas mudanças precisaram ser feitas para se adaptar também à internet.
A estreia do programa está marcada para o dia 17 de janeiro, próxima segunda-feira e os grupos Pipoca e Camarote vão se manter.
A apresentação ficará por conta de Tadeu Schmidt, que substitui Tiago Leifert.
Na nova edição, as festas e cinema do líder vão ganhar novas dinâmicas: os participantes poderão comprar itens com suas estalecas para deixar as comemorações mais turbinadas.
Assim como todas as edições, a casa contará com novos ambientes, decoração e estrutura.
O que aprendemos com marketing digital e o Big Brother Brasil?
Chegamos em uma fase onde o jogo e a realidade caminham de mãos dadas.
Mais do que um programa de televisão, o reality se tornou um objeto de estudo para os profissionais do marketing digital.
E, em muitos casos, é ele quem dita as regras das marcas para as publicidades, através de anúncios em provas e festas, fazendo o público permanecer ativo durante as publis.
Os principais aprendizados que ficam estão relacionados ao:
- Público-alvo, já que as últimas edições atraíram o público jovem, que reativou o interesse em assistir televisão e comentar nas redes sociais, elevando ao máximo a audiência do programa. O formato no programa também foi influenciado pelo público, que atualizou os quadros e linguagem, priorizando memes, brincadeiras e dancinhas que viralizaram nas redes. Portanto, a estratégia utilizada do programa para atrair novos públicos foi de adicionar celebridades e influenciadores digitais.
- Storytelling, apesar do jogo não ter roteiros específicos, é preciso selecionar um tipo de narrativa para ir mais longe e conquistar o prêmio final. Esse tipo de narrativa é conhecido como Storytelling e foi aderido por muitos participantes, como a Manu e Bianca, por exemplo.
No caso da produção do programa, a narrativa de edições partiu da premissa de selecionar pessoas ligadas às causas sociais, como a militância, cancelamento e diversidade para que as ações internas do jogo fossem em decorrência deste público.
- Influência, mais do que aparecer na Globo em horário nobre, o tipo de narrativa é capaz de fazer as pessoas serem amadas ou odiadas nas redes sociais.
Para aumentar ainda mais o engajamento do público, foram criados debates e especulações a fim de trabalhar com a expectativa do público.
Concluindo
Como você se relaciona com o programa? Consome ou pesquisa as marcas que aparecem na televisão?
O reality deixou de ser apenas um programa de TV para ser uma grande marca, com filas de patrocinadores, recordes de audiência e milhões de brasileiros engajados.
Somente para 2022, 14 marcas conseguiram as 14 cotas do programa, que são extremamente limitadas e com valores altíssimos:
Essa disputa de conquistar as cotas do programa é porque todas essas marcas apresentam resultados gigantes quando aparecem no programa.
Isso é vantajoso porque as ações que ocorrem no programa solucionam as dores dos clientes. Geralmente, as provas são pensadas estrategicamente para apresentarem as características e serviços que o público deverá adquirir.
Já estamos ansiosos para conhecer os novos participantes, memes, estratégias, investimentos, influências e muito mais. Tudo isso você vai acompanhar aqui no nosso blog, fiquem ligadinhos!