O que o BBB 2021 tem a ver com Marketing Digital?

Esse é um estilo de leitura completamente diferente de tudo que você já viu por aqui, mas no final você vai entender o porquê.

No ano de 2020 a internet foi à loucura com a 20ª edição do programa Big Brother Brasil, transmitido pela rede Globo.

Apesar de se tratar de um reality show já conhecido e visto por milhares de brasileiros ao longo dos últimos 20 anos, a edição foi marcada por um engajamento histórico nunca visto antes, graças ao trabalho feito nas mídias sociais.

Gostando do BBB, ou não, seria impossível não acompanhar e admirar a narrativa de um programa que simplesmente domina as redes sociais enquanto está no ar.

Visto que, mesmo após quase 20 anos de histórias, altos e baixos, o BBB conseguiu se reinventar em meio a um cenário de muitas incertezas, apenas se apoiando nos assuntos do momento e aproveitando a onda da era digital.

Mais do que um case de sucesso, as últimas edições têm proporcionado insights e experiências até mesmo pra quem não entende nada da área. E vale a pena observar que o conteúdo em si do programa não deixa de ser um simples padrão do dia-a-dia.

Louco, né!?

E se você está curioso, continua comigo…

bbb 21

BBB e Influência digital

Quando a rede Globo anunciou que alguns dos participantes seriam o que chamamos de “Influenciadores digitais”, muita gente se perguntou se isso de fato daria certo, já que até então, o programa recebia apenas participantes desconhecidos.

Esse foi o primeiro ponto de sucesso na decisão dessa nova inclusão, afinal, qual fã não adoraria acompanhar a vida de seus artistas favoritos e a relação deles com os demais participantes?  

Antes mesmo da estreia da edição de 2020, a emissora já havia faturado mais de R$200 MILHÕES de reais, graças às plataformas de acesso 24 horas pagas e patrocínios de empresas conceituadas como Lojas Americanas, Burguer King, C&A e etc. 

Como já era de se esperar, nomes já conhecidos ganharam ainda mais destaque após a aparição no programa.

E bom, não precisa ser especialista no assunto pra saber que a estratégia funcionou!

O Instagram, Facebook, Twitter, Youtube, entre outras mídias, bateram seus recordes de visualizações em tempo real do programa.

O impacto na audiência dos participantes do BBB

Que as empresas patrocinadoras tem um engajamento grandioso durante o programa, devido aos seus anúncios e aparições diárias, a gente já sabe também. Mas a exposição dos participantes após a estreia foi absurda.

A grande maioria ganhou 100 mil ou mais seguidores, sendo eles o que chamamos de “Camarote” – que são as influências do programa, ou os “Pipocas” – que são os participantes que, até então, não eram conhecidos ou famosos.

Esse é o poder de exposição desse programa!

participantes camarote bbb 21
participantes pipoca bbb 21

O Big dos Bigs

De acordo com o Twitter, a atração da rede Globo gerou mais de 6 milhões de tweets entre a noite de segunda-feira (25) e a terça-feira (26). A rede social informou que Fiuk foi o mais citado de todos, seguido de Projota, Juliette Freire, Carla Diaz e Viih Tube.

Plataformas musicais como Spotify e Deezer, informaram também aumentos bastante significativos nas reproduções das músicas dos participantes.

Fiuk, Projota, Rodolffo (Israel e Rodolffo), Karok Conká e Pocah, tiveram um aumento na busca por suas músicas em mais de 10%.

E um pequeno detalhe: tudo isso em menos de uma semana de transmissão do reality. 

E de fato, o número vai crescendo progressivamente. Tomamos o exemplo de Manu Gavassi, a terceira colocada do BBB 2020, que tinha cerca de 3,9 milhões de seguidores no Instagram e saltou para 15,9 depois do fim do reality.

marketing digital

A arte de criar e contar uma história

Você se lembra que no início desse artigo eu disse que seria uma linguagem diferente?

Isso é o que chamamos de Storytelling!

Ou seja, a arte de contar uma história que envolva, capte a atenção e objetive a assimilação de uma ideia central pelo público.

No geral, eu não falei de Big Brother Brasil aqui, e sim do poder do Marketing Digital.

Ter um bom engajamento nas mídias digitais hoje é, de longe, a opção mais inteligente quando se trata de crescimento de mercado.

É extremamente importante utilizar de recursos atemporais e ao mesmo tempo atuais para encontrar o seu público e proporcionar a experiência que ele deseja ter com a sua marca.

O resultado é claro: SUCESSO NA CERTA!

E é por isso que essa é a hora de você se destacar nesse mundo de diversas oportunidades.

E vale lembrar que, se precisar de ajuda, conte com a gente.

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