A estratégia de marketing polêmica da Balenciaga

Tendo 100% de aceitação ou não, a Balenciaga é uma das empresas com os melhores resultados através do Marketing Digital e, assim, obtém fortunas com os lançamentos dos seus produtos. 

Com suas estratégias polêmicas, a grife espanhola aposta no famoso “falem bem ou falem mal, mas falem de mim” e atingem os trending topics do Twitter a cada lançamento. 

A estratégia de marketing usada pela grife dividiu opiniões, levantando o debate sobre o poder do Marketing de Diferenciação. Isso porque grande parte das pessoas que se chocaram, não conheciam o histórico e a identidade da marca.

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O que é Marketing de Diferenciação?

Esse tipo de marketing pode ser definido como um conjunto de estratégias de divulgação que tornam a marca reconhecida por suas particularidades diante da concorrência, trazendo evidência e vantagens para a empresa.

Isso pode ser feito através de campanhas que ressaltem essas particularidades e elementos que tornam aquele produto diferente dos demais da concorrência.

Portanto, essa estratégia pouco tem a ver com o estabelecimento de preços que tornem o produto distinto para o consumidor.

Mas, assim como a seleção de um alvo específico no mercado, o custo ajuda as empresas a se manterem competitivas.

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Características do marketing da Balenciaga

No decorrer dos anos, a marca utilizou algumas outras estratégias de marketing para se posicionar no mercado.

Uma dessas estratégias foi o desaparecimento das redes sociais. Em 2021, a marca deletou todos os posts do Instagram e muitas pessoas começaram rumores de que aconteceria algum lançamento, logo ou identidade nova, e dando mais visibilidade à marca.

Outra estratégia foi a de criar conteúdo disruptivos, que já foi utilizada várias vezes pela marca, principalmente quando deseja viralizar nas redes sociais ou quando o lançamento do produto se encaixa rapidamente com os consumidores.

O Influencer Marketing está dando o que falar nos últimos anos, e esse é um dos motivos porque muitas marcas de luxo estão investindo nessa estratégia. O fato de Kim Kardashian, ter mais de 326 milhões de seguidores no Instagram, e aparecer no MET Gala totalmente coberta por uma roupa preta, da Balenciaga, é uma estratégia de marketing.

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Mas essas estratégias dão certo?

Mas será que todas as polêmicas que a marca já se envolveu com as estratégias de marketing valeram a pena e geraram resultados satisfatórios?

Por incrível que pareça, sim! O engajamento bateu recordes nas redes sociais, além de centenas de modelos vendidos com sucesso.

Assim, a Balenciaga, com o auxílio do Marketing Digital, está faturando cada vez mais através das estratégias certeiras. 

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