Passo a passo para vender mais no e-commerce

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A indústria do varejo online cresceu muito na pandemia e vender mais no e-commerce é um desafio para quem está migrando para este meio. No entanto, entender o passo a passo para o sucesso de uma loja online ainda é um assunto desconhecido por muita gente. 

Ter um e-commerce se tornou uma grande referência para quem deseja empreender no varejo. Tudo isso aconteceu devido à mudança do conceito de compra do público, que cada vez mais está fazendo isso pela internet, batendo recordes a cada ano. 

A segunda edição do relatório NeoTrust, mostrou que o e-commerce brasileiro cresceu 22,7% em 2019, comparado ao ano anterior. Já em 2020, em um período de pandemia, os números foram ainda maiores, como inclusive já abordamos em nosso blog, com mais de 135 mil novas lojas em um curto período. 

Por isso, em um momento de tantas incertezas do mercado tradicional, migrar para os meios digitais pode ser a solução. Essa tendência do marketing digital e do mercado veio para ficar e neste artigo vamos abordar o passo a passo para você vender mais no e-commerce. Siga a leitura. 

Os passos para vender mais no e-commerce

Quando falamos de estratégias de marketing e de vendas de sucesso, é necessário seguir alguns passos e preparar a empresa para essa mudança. Por isso, é importante atentar-se a alguns pontos, como:

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Entender o público-alvo e o mercado

Quando alguém vai criar alguma empresa ou negócio, é primordial entender o mercado e o público-alvo do seu produto. No e-commerce isso não é diferente. Mas como fazer isso?

O primeiro passo, neste caso, é observar. Por exemplo, não adianta criar uma loja de roupas de lã e de inverno em um países caribenhos, pois as chances do negócio dar certo são baixíssimas, devido às altas temperaturas daquele local. Tudo bem que estamos falando sobre uma loja física, mas esse exemplo pode ser trazido para um negócio online como reflexão. 

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De acordo com o IBGE, 60% das empresas abertas no Brasil quebraram em menos de cinco anos de existência. O Sebrae, que atende muitos empreendedores em solo nacional, acredita que a falta de planejamento, a má gestão, a falta de capacitação e de entendimento no mercado são os fatores mais agravantes.

Por isso, estudar o mercado, assim como a concorrência, é uma excelente saída. Vale lembrar que parte importante de empreender é conhecer o próprio público-alvo e a persona. Dessa forma, você poderá oferecer seus produtos de uma maneira muito mais personalizada e alinhada com as necessidades e sonhos dos seus potenciais clientes. 

Buscar a excelência nas entregas

Todo vendedor, seja no mundo físico ou digital, deve trabalhar em busca da melhor entrega para o cliente. Esse é o primeiro e principal objetivo de todos os dias de trabalho. 

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O segundo ponto de atenção na hora de criar uma loja virtual é garantir a satisfação do público. Exemplo disso pode ser encontrado em grandes varejistas, como Magazine Luiza e Amazon

Tenha essas duas gigantes do e-commerce como exemplo da forma que elas lidam com as entregas dos seus clientes, buscando que o produto chegue no prazo correto e com a qualidade prevista.

Lembre-se que o seu maior divulgador são os clientes satisfeitos. São esses que fazem as avaliações de produtos e comentários, que interferem e muito na decisão de compra de novos clientes. Para atingir o sucesso, é importante você considere esses pontos:

Criar conteúdo e divulgá-lo na internet

Para vender mais no e-commerce o sucesso está ligado ao reconhecimento e a identificação do público com sua marca ou produto. Construir esses dois pilares fará com que sua loja virtual atinja importantes resultados, fazendo parte de uma boa estratégia de Marketing Digital

Muita gente se engana na hora de fazer a comunicação de uma loja virtual ao pensar que todo o material deve ser baseado em ações simplesmente promocionais. 

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O consumidor moderno está cada vez mais exigente, principalmente aquele que prefere comprar pela internet. Antes de fechar o negócio, ele faz pesquisas, confere avaliações de produtos, pesquisa o perfil da marca, e opta por aquelas com valores com os quais ele realmente se identifica. 

Por isso, produzir um conteúdo de valor e humanizar suas ações de marketing são diferenciais para vender mais no e-commerce. Dentre as ações que podem ser adotadas estão:

Entender os resultados

Como é possível medir se sua loja virtual alcançou o sucesso? Estruturar uma maneira de mensurar resultados e saber se todas as estratégias estão sendo feitas da maneira correta  é de extrema importância. Dentre as principais métricas a serem analisadas, podemos destacar:

Olhando para essas métricas, você precisa tirar insights, recalcular rotas ao longo do tempo e otimizar tempo e recursos para chegar cada vez mais no resultado que você espera.

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Buscar a melhor experiência do cliente. 

Toda loja física precisa de uma estrutura para receber o seu público. A loja virtual tem a vantagem de não despender com muitos desses gastos mas, ainda assim, precisa proporcionar uma boa infraestrutura para a melhor experiência possível para o cliente. 

Para isso, é necessário investir em:

  • Plataforma
  • Site Estruturado
  • Usabilidade
  • Meios de pagamento virtuais (boleto, cartão, pix, etc)
  • Checkout correto
  • Estabilidade
  • Segurança

Conclusão

Como você já deve ter percebido, fazer uma estratégia de sucesso para vender mais no e-commerce é algo bem complexo e precisa seguir uma série de detalhes e passos. Em um momento em que a transformação digital se faz cada vez mais presente nas vida dos negócios, criar uma loja virtual pode ser fundamental para a sobrevivência financeira destas empresas

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Nathalia
2 anos atrás

Conteúdo muito bom, completo e informativo! Caso alguém queira saber mais sobre o assunto e complementar esta leitura, indico um artigo aqui: https://blog.koin.com.br/como-vender-mais-no-e-commerce/