Vantagens da newsletter em sua estratégia de Marketing

Newsletter

Você já utiliza a newsletter como uma das estratégias de marketing da sua empresa? Se a resposta foi não, é essencial que você conheça melhor as vantagens que ela apresenta e os motivos pelos quais vale a pena investir no uso dela. 

A comunicação de uma empresa com o seu público é essencial. Não à toa, muitas delas possuem cronogramas de envio de mensagens e frequência de postagens em redes sociais, justamente para que tenha um maior contato com os seus clientes. 

É por meio dessa interação que a marca torna-se mais acessível para o seu público-alvo e conquista facilmente a confiança dessas pessoas, que se sentem respeitadas e valorizadas pela empresa. 

Assim, um estabelecimento especializado em regularização CNH suspensa, por exemplo, deve buscar soluções que o ajudem a estar disponível para os clientes que precisam dos seus serviços, investindo na relação de maneira mais efetiva. 

De fato, há várias formas de se fazer isso, sendo uma delas o envio de newsletter para os contatos de uma companhia, que certamente se interessarão em saber quais novidades ela está divulgando naquele conteúdo. 

Para que seja possível enviar esse material, a empresa precisa criar a sua lista de leads, assim como coletar os contatos dos seus atuais clientes para construir uma base, que será alcançada pelo envio da newsletter

Por isso, é importante ressaltar que o envio deste material deve fazer parte dos planos de marketing de qualquer tipo de negócio, uma vez que ela vai impactar os possíveis contatos de um estabelecimento de maneira especial. 

Então, se você quer entender melhor o que é newsletter, como ela funciona e como deve ser criada, siga na leitura deste conteúdo e conheça as principais perguntas e respostas sobre o assunto. 

O que é Newsletter e como ela funciona?

Qualquer pessoa que tenha uma caixa de e-mail e que gosta de acompanhar novidades sobre uma ou mais marcas, certamente já foi impactado com as newsletters, sejam elas de uma empresa do segmento de reciclagem de papel e cartão ou de contabilidade. 

É através desse tipo de conteúdo que os destinatários possuem acesso a diversos tipos de notícias, que podem falar sobre uma companhia ou sobre um determinado nicho. 

Sendo assim, a newsletter é definida como um boletim informativo que, em geral, é enviada por e-mail para pessoas que desejam receber esse conteúdo de uma determinada empresa. 

Além disso, ela possui uma linha editorial que segue uma ordem de conteúdos, para que as edições tenham um padrão de qualidade coerente, assim como uma periodicidade que precisa ser definida pelo estabelecimento. 

Uma newsletter possui um formato similar ao de uma assinatura de revista, onde o conteúdo é entregue ao leitor semanal ou mensalmente, por exemplo, mas neste caso, os assuntos abordados ali costumam estar relacionados a um negócio específico. 

Como o envio é virtual, o boletim informativo se torna um artifício bastante interessante para as empresas, uma vez que não envolve custos de envio ou impressão, que poderiam deixar essa técnica impraticável para alguns tipos de estabelecimentos. 

Nesse sentido, a empresa consegue investir em outros elementos de publicidade importantes, como em um banner para assinatura, sem deixar de utilizar esse recurso importante de marketing. 

Vale lembrar que o objetivo da newsletter não é a venda de produtos ou serviços, de modo que ela é indicada para construir um relacionamento com o público. 

Assim, é possível dizer que ela funciona como uma forma de oferecer conteúdos relevantes para os leitores, que vão agregar valor aos potenciais clientes da empresa e, com isso, seja capaz de gerar tráfego para o site de maneira orgânica. 

Ao mesmo tempo, ela é fundamental para educar os leads e o público sobre o segmento da empresa, sendo interessante, por exemplo, que uma nutricionista que deseja oferecer um boletim informativo aborde dicas de emagrecimento para homens em uma das edições. 

Dessa forma, ela começa a educar os destinatários do conteúdo, até o momento em que ele esteja pronto para a próxima etapa do funil de vendas, ou seja, que ele marque uma consulta médica, neste caso.

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Como criar uma Newsletter de qualidade?

Criar uma newsletter de qualidade pode ser mais simples do que se imagina em um primeiro momento. 

Para isso, é importante seguir alguns passos práticos, que ajudam na elaboração do boletim de modo assertivo. São eles:

  • Definir os objetivos;
  • Estabelecer a periodicidade;
  • Desenvolver conteúdos relevantes;
  • Investir no design;
  • Garantir um formato responsivo;
  • Selecionar bem as imagens;
  • Utilizar automação para o envio;
  • Responder os contatos recebidos;
  • Mensurar os resultados e aprimorar o boletim.

Para entender um pouco mais sobre cada tópico, acompanhe a leitura a seguir.

1. Definir o objetivo da Newsletter

Tal como em um banner informativo, o objetivo da newsletter deve ser o de levar conteúdos de qualidade para o leitor, fazendo com que ele queira acompanhar sempre que receber um novo boletim.

Por isso, é essencial definir o que a empresa pretende alcançar com essa estratégia de marketing, para que ela possa trazer o retorno esperado. 

2. Estabelecer a periodicidade

A periodicidade de uma newsletter não é padronizada, o que quer dizer que não existe uma indicação específica nesse sentido. 

O importante, neste ponto, é entender as características do seu público, conhecer a capacidade de produção de conteúdos da sua equipe e entender se o seu segmento está sempre permeado de novidades. 

Afinal, as informações sobre cnh cassada e vencida que são enviadas aos destinatários devem ser sempre interessantes, justamente para que eles ganhem o hábito de abrir o e-mail e consumir o que está sendo dito ali. 

3. Desenvolver conteúdos relevantes

Como o intuito da newsletter é informar e não ser um canal de vendas, é necessário que ela leve conteúdos relevantes aos leitores, que vão tratar de explicar sobre um tema que desperte a atenção do público da sua marca. 

Nesse sentido, é essencial que você crie uma linha editorial, de modo a se programar para elaborar conteúdos que estejam relacionados ao seu segmento e que possam gerar valor para os destinatários. 

4. Investir no design

A boa apresentação geral da newsletter é indispensável para que o leitor queira fazer a leitura integral do seu conteúdo. 

Por isso, é essencial garantir a escaneabilidade dela, ou seja, ela deve ser compreensível quando o destinatário decide “passar o olho” pelo material todo, fazendo com que ele tenha o desejo de consumir o que está sendo abordado ali. 

5. Garantir um formato responsivo

Nem sempre o leitor das newsletters de uma oficina funilaria e pintura vai conseguir acessar o conteúdo pelo seu computador. Muitas vezes, pela facilidade do dia a dia, a leitura do boletim poderá ser feita diretamente pelo celular. 

Sendo assim, é importante garantir que o conteúdo possua um formato responsivo, para que se enquadre adequadamente em qualquer tamanho de tela, oferecendo uma boa experiência de leitura para o destinatário. 

6. Selecionar bem as imagens

As imagens utilizadas em uma newsletter podem fazer toda a diferença na compreensão do conteúdo, de maneira que garantir uma boa seleção de fotos pode tornar o consumo do material muito mais agradável para o leitor. 

Ao mesmo tempo, uma dica é optar por tamanhos adequados, que ofereçam qualidade sem prejudicar o carregamento do conteúdo, que deve ser sempre rápido, para facilitar a visualização do boletim. 

7. Utilizar automação para o envio

Quem possui uma grande base de leads sabe da importância de contar com um software de automação de e-mail marketing, sem o qual seria impossível segmentar e disparar uma alta quantidade de mensagens. 

Para o envio da newsletter a dica é a mesma, de modo que o disparo do boletim seja eficiente e ajude na mensuração dos resultados. 

8. Responda os contatos recebidos

Ao enviar uma newsletter com conteúdos informativos sobre bateria automotiva 65a, por exemplo, pode ser que o seu público tenha dúvidas sobre o assunto e envie respostas para obter maiores esclarecimentos. 

Nesse cenário, nada mais importante do que retornar essas mensagens, justamente para sanar dúvidas, otimizar o relacionamento com os clientes e se mostrar sempre disponível para os leitores. 

9. Mensure resultados e aprimore o boletim

As métricas obtidas depois do envio da newsletter ajudam a entender se o conteúdo enviado ali despertou a atenção do público e se foi atrativo o suficiente para fidelizar os leitores. 

As taxas de abertura de e-mail e de clique em links enviados no boletim podem ser essenciais para entender se é necessário investir em melhorias para aprimorar a newsletter.

Quais as vantagens e os resultados de uma Newsletter?

Para finalizar o artigo, é válido mencionar as vantagens e os resultados que o uso da newsletter pode trazer para qualquer negócio.

Além de fortalecer a marca da empresa, de criar e desenvolver um relacionamento com os leitores e de conseguir potencializar o volume de tráfego para o site do estabelecimento, a newsletter permite manter os clientes sempre conectados com a companhia. 

Diante disso, é possível dizer que os resultados do envio de um boletim informativo são a fidelização do público, a conquista da autoridade dentro do seu segmento e o alcance de novos clientes.

Estes poderão ser convertidos ao ter maior contato com os seus e-mails disparados.

Por isso, se você ainda não utiliza a newsletter para otimizar a visibilidade da sua empresa, comece o quanto antes e colha bons frutos no curto, no médio e no longo prazo. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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