O que é Upsell e como usar essa estratégia?

Upsell

Todo empreendedor pensa em aumentar os lucros do seu negócio. Isso é um fato! Porém, o desafio neste caso é encontrar um meio de atingir esse objetivo. Uma tática que vem sendo muito usada e, é até mais comum do que você pensa, é o Upsell. 

Mas, afinal, o que significa de fato Upsell e como usar essa estratégia para aumentar os lucros do seu negócio? O mercado acredita que com esse tipo de ação você é capaz de aumentar os lucros da sua empresa, melhorando suas margens e, além disso, oferecendo uma série de vantagens para seus clientes. 

Ficou interessado em como implementar isso agora mesmo ao seu negócio? Continue a leitura para saber como aplicar o Upsell em suas vendas de forma clara para sacramentar ótimos negócios.

Estratégia Upsell: descubra como aumentar o seu faturamento - Belluno

O que significa upsell?

Você já pode ter ouvido ou lido sobre Upsell. Mas você sabe o que esse termo significa de fato? Em tradução livre e espontânea, se colocarmos essa expressão em uma frase completa, Upsell é uma tática de tentar persuadir um cliente que está comprando algo a comprar mais ou algo mais caro. 

Pode parecer que isso seja muito prejudicial aos clientes. No entanto, não é bem assim. Caso a técnica seja aplicada da forma correta e íntegra, a relação será positiva tanto para a empresa como para o consumidor

Vamos trazer isso para o nosso dia a dia para você entender como de fato o Upsell é um benefício. Quando você vai a uma rede de fast food como o MCDonalds e, ao comprar um combo, o atendente solta a seguinte frase “batata grande por mais R$1”, ele está aplicando o Upsell. 

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Você, com toda a certeza, já aceitou essa sugestão e pensou estar saindo na vantagem, não é mesmo? Afinal, pode parecer pouco colocar apenas um real para comer a mais. No entanto, para a empresa, se colocado em larga escala, o aumento do ticket médio em um real pode significar milhões no faturamento. 

O exemplo do McDonalds é apenas um dos que nos impactam todos os dias e nós nem percebemos. Agora, que tal aplicar isso à realidade da sua empresa?

Quando aplicar o upsell?

O momento mais comum das empresas, sejam elas de pequeno ou médio porte, aplicarem essa estratégia é no fechamento de uma venda. Aqui, você já sabe que o cliente vai comprar algo e, por buscar uma vantagem maior ainda do que já está tendo com o produto que está adquirindo, e acaba ficando mais propenso a comprar uma versão mais cara ou mais completa do produto em questão. 

marketing digital vender mais no e-commerce

Por exemplo você, dono de uma papelaria. Um cliente vai ao seu comércio buscando uma caixa de lápis 12 cores. Ele escolhe, vai ao caixa e, no momento da compra, você oferece um valor a mais para ele comprar um produto com 24 cores. É bem capaz dele aceitar. E isso, é só um exemplo de como você pode aplicar o Upsell em seu negócio. 

As vantagens dessa estratégia

  • Aumentar a margem de lucro, vendendo mais para o mesmo cliente
  • Diminuir custos com marketing ou marketing digital tendo em vista que o cliente já está concluindo a compra
  • Melhorar a experiência dos clientes, ao permitir que ele tenha acesso a mais produtos e com uma condição melhor

Usando gatilhos mentais para vender mais

Aqui vamos entrar um pouco mais nesse mundo de vendas e entender sobre os gatilhos mentais e como o gatilho da escassez pode ser um ponto bem interessante. Quando essa estratégia é aplicada, a tomada de decisão de compra do seu cliente pode ser impactada de forma positiva. 

A estratégia aqui é criar uma oferta única, que ele terá acesso apenas naquele momento. Isso acontece muito em plataformas como a Hotmart, quando um infoprodutor pode oferecer algo com um valor especial no carrinho. O cliente tem a opção de comprar aquele item com algo mais do próprio curso, fazendo o upsell, ou complementar com outro produto da plataforma, fazendo o chamado cross-sell. 

Estratégias de upsell e cross sell para aumentar vendas | Neoway

Outro gatilho que pode ajudar você é o da prova social. Com ele, você mostra aos clientes as avaliações ou decisões conjuntas que outras pessoas que já compraram tiveram em relação ao seu produto. Aqui, as chances de conversão aumentam significativamente. É aquele conhecido “quem comprou este ítem também comprou”. 

Conclusão

Você não precisa ser um gigante do varejo para fazer o uso do upsell no seu negócio. A maioria das lojas virtuais já fazem esta estratégia e isso acaba sendo uma ótima saída, principalmente em um período de pandemia, como o que estamos vivendo. 

WhatsApp Business como funciona

Sem dúvida nenhuma, fazer upsell em suas vendas é um ótimo negócio. Se feito de forma íntegra, tanto você quanto o cliente podem se beneficiar. O cliente fica feliz por ter alguma vantagem na compra e você, por aumentar seus lucros e girar o estoque. 

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Nathalia
3 anos atrás

Conteúdo bem legal, completo e informativo! Se alguém quiser complementar esta leitura e saber mais sobre o assunto, indico um artigo: https://blog.koin.com.br/upsell-dicas-para-aumentar-suas-vendas/

Celma
Celma
1 ano atrás

Gostei do seu poste, existe muitos artigos em seu blog relacionado a este que acebei de ler gostei de seu blog. Meu blog: Link aqui