Storytelling no marketing de conteúdo: conheça essa estratégia

Storytelling no marketing de conteúdo

Uma boa história tem o poder de mudar e influenciar uma vida inteira. Elas são capazes de mexer com o coração das pessoas, com suas emoções e até mesmo com o bolso delas. Sim, o bolso. E, para que isso seja alcançado, uma boa estratégia é contar com o Storytelling no marketing do seu negócio. 

No momento atual do mercado, onde os clientes não buscam mais o básico ou apenas o que os produtos ou serviços podem oferecer, trazer uma conexão maior com eles, com a possibilidade de se construir laços verdadeiros, assim como identificação com as marcas e seus valores, é fundamental para os negócios. 

Uma história bem contada, criando uma linha narrativa eficaz e coerente, pode ser o caminho mais eficiente para alcançar esse tipo de relacionamento entre marca-cliente.

Essa prática, conhecida como Storytelling, tem ajudado muito as grandes e pequenas empresas a conquistar novos clientes, sabendo contar o que eles realmente são e como se posicionam. 

A Você Digital Propaganda pode ajudar e muito você neste caminho e este artigo foi feito pensando neste processo. Continue a leitura para entender mais. 

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O Storytelling no marketing de conteúdo como aliados

Esses dois itens são elementos cruciais para a construção de uma marca, ajudando a divulgar seus negócios, destacando-os de maneira autêntica e com credibilidade.

Vamos fazer um exercício de memória e trabalhar com uma marca bem famosa, a Nike, que ao longo dos anos fazia comerciais com grandes atletas para mostrar o seu slogan “Joga Bonito”. Os mais velhos vão se recordar dessas peças, com os principais jogadores de futebol do mundo e grandes participações, cercados de uma história mirabolante por trás. E, no final, o resultado era que os atletas da Nike conseguiam vencer superando as adversidades.

Esse princípio vai muito de encontro com a forma que as histórias sempre surgiram na vida do ser humano, como uma forma de comunicação muito eficaz. Isso vem desde que somos crianças, quando nossos pais iam até a beira de nossas camas para contar histórias de ninar, muito antes que aprendêssemos a ler e a escrever. A paixão pelas histórias vai junto com o DNA em nosso desenvolvimento. 

Contar histórias faz com que consigamos lembrar muito mais das coisas do que separando por fatos isolados, além de estimularem a nossa imaginação. Assim sendo, usar o Storytelling para o marketing de conteúdo pode colocar sua marca em maior destaque do que a concorrência na mente do seu potencial cliente

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Mas como aplicar o Storytelling na sua estratégia

As histórias nada mais são do que uma sequência de fatos para compor um todo. Desta forma, tudo pode ser uma história e todo mundo tem algo para contar, até mesmo a sua marca ou empresa

Para fazer isso, o Storytelling no marketing de conteúdo ajuda e muito, pois ele é a arte de contar histórias para envolver a audiência. Ou seja, ele é quando o contador de histórias consegue transmitir uma ideia de uma maneira clara, objetiva e, porque não, divertida. 

No entanto, para fazer isso, o mais indicado é seguir uma série de etapas e utilizar algumas ferramentas, que podem se resumir a alguns pontos:

  • Diversão – É uma das formas mais eficazes de manter o público preso a sua história;
  • Relevância – De nada adianta uma história divertida se ela não agrega nada aos seus espectadores;
  • Exclusividade – A sua história precisa ser única e só você pode saber contá-la; 
  • Dados e comprovações – Trazer pontos que certifiquem sua história, que consigam dar embasamento ao que está sendo contato;
  • Pertencimento – Deixar que o público consiga se colocar no seu lugar e que possa se imaginar como agente de mudança. 
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O passo a passo do bom Storytelling no Marketing de Conteúdo

Introdução

Esse é o primeiro passo, onde você vai introduzir o público para o universo da história. Assim, eles vão conseguir entender quem é o personagem e o contexto inserido, ajudando o público a criar uma conexão e empatia com o que está sendo contato. O objetivo aqui é fazer com que eles se interessem e continuem prestando atenção no conteúdo.

Conflito

O próximo passo é criar o conflito, fazendo com que o seu cliente desperte sua curiosidade sobre a história que está sendo contada. 

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O ideal é ser objetivo para chegar nessa parte, pois quanto mais cedo você inserir esse gatilho mental, mais curioso seu público ficará.

Nessa fase ainda acabam surgindo muitas dúvidas, mas a principal dica é pensar em problemas cotidianos e que, provavelmente, seu público-alvo possa estar passando. O ideal é colocar-se ao lado deles, criando empatia. 

A recusa do chamado e a ajuda

Esse é o momento em que você se coloca ainda mais no lugar do público, citando momentos difíceis, até mesmo falando na possível desistência. 

Criar um drama na narrativa vai fazer com que a sua história fique mais envolvente, com desafios, que posteriormente serão superados. 

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O mais indicado é colocar esse conflito em etapas, listando os imprevistos que quase levaram o personagem da história a desistir. Na sequência, chega a etapa do encontro com o mentor que ajudou o personagem a superar o momento difícil e a resolver o conflito. 

Aqui, você pode colocar a sua marca como opção e qual a solução que ela pode oferecer ao problema específico, focando mais na solução que seu negócio oferece, deixando a história mais envolvente e menos invasiva. 

A volta por cima

Chegado o momento em que o personagem em questão aceita encarar o desafio e, a cada nova etapa, aplica formas diferentes de superar o conflito que surge.

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Esta etapa inspira confiança em seu público, pois demonstra que apesar de todas as dificuldades passadas a solução está logo ali.

A conexão emocional com o espectador está criada, principalmente com a história e com o negócio. Assim, este se torna um momento decisivo, pois é desta forma que será criado o elemento chave para a conclusão, que é de que basta ter atitude para resolver os problemas, e o seu negócio é a solução.

O desfecho

Esse será o fim de sua história. Esta etapa será para demonstrar como a vida do seu personagem mudou com as escolhas feitas no percurso. O ideal é abusar das emoções, sem cair nos clichês, para que a história não fique muito invasiva.  Assim, é o sucesso do Storytelling no marketing de conteúdo.

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Conclusão

As pessoas amam ouvir histórias e o marketing de conteúdo pode ser um grande aliado para envolver a audiência para alavancar uma ação a ser desenvolvida. Para isso que o storytelling existe, fazendo com que sua história consiga envolver narrativas bem elaboradas, que facilitem a conexão e a comunicação com seus clientes de maneiras mais informativas, significativas e envolventes.

A Você Digital Propaganda é especialista em marketing de conteúdo e em contar boas histórias para desenvolver as estratégias para os mais variados negócios.

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