Conheça os Story Pins do Pinterest e crie conteúdo diferenciado

O formato de stories vem ganhando cada vez mais espaço nas redes sociais. Falamos recentemente sobre este assunto com os stories do LinkedIn e como influenciadores têm usado desta ferramenta para ganhar relevância. Agora, mais uma rede social lançou esta funcionalidade: os Story Pins do Pinterest

Este famoso formato criado pelo Snapchat e que ganhou maior espaço com o Instagram, já tem espaço no Facebook, Twitter, YouTube e até mesmo no WhatsApp. Os Story Pins já estavam sendo testados desde o último ano, para alguns criadores de conteúdo no EUA.

Esta nova ferramenta deve invadir os aplicativos do restante do mundo já nos próximos meses, junto com uma série de outras ferramentas projetadas para ajudar os criadores na plataforma.

De acordo com os executivos do Pinterest, o Story Pins tem um diferencial. Enquanto algumas outras plataformas utilizam dos stories para mostrar o que estão fazendo, os Story Pins foram projetados para mostrar a forma que as pessoas estão experimentando as novas ideias e produtos, ou seja, com mais estilo – característico das postagens desta rede social.

Ficou interessado em entender mais sobre esta ferramenta e como ela pode ajudar a potencializar suas estratégias de marketing digital? Confira o texto especial que preparamos. 

O diferencial dos Story Pins

Se formos comparar com outras redes sociais, algumas funcionalidades do Story Pins são bem semelhantes aos formatos dos stories, do Instagram, com outras do TikTok. Um diferencial é que as postagens não somem depois de 24 horas, o que complementa toda a proposta do próprio Pinterest. 

Quem usa desta rede social faz em busca de inspiração para projetos de decoração, design, acessórios e outras áreas que necessitam de inspirações visuais.

Pinterest - Brasil

Outro ponto que pode ser destacado neste novo aditivo é que ele foi pensado na saúde mental dos usuários do aplicativo. Se você assistiu ao documentário recém lançado da Netflix “O Dilema das Redes”, já percebeu como algumas funções dos softwares são pensadas para viciar os usuários. 

Desta forma, assim como nos outros tipos de postagens do Pinterest, a forma principal de engajamento será “salvar”. Não haverá um botão de “curtir” ou algo semelhante. 

Além disso, as pessoas vão poder taggear os Story Pins, publicar listas de ingredientes e peças para as criações, além de outras coisas. Ou seja, os stories do Pinterest vão de encontro com o que os usuários da comunidade já têm e amam na plataforma. 

Você também poderá ver mais Story Pins na parte superior do feed principal, como nas demais plataformas que têm algo semelhante. Se você estiver no celular, verá um balão no canto superior esquerdo com um número de 3 a 20, que mostra quantos slides estão naquele Story Pins. Se você estiver no computador, a bolha vai mostrar Stories

Creators Engagement Tab

O que tem de diferencial para os criadores de conteúdo?

Não tente comparar os Story Pins com demais plataformas que utilizam de algo semelhante. Na estratégia de marketing digital deve contar para qual público você deseja se comunicar e se atentar ao perfil dos usuários da plataforma utilizada. No Pinterest o público é diferente do encontrado em um WhatsApp ou Instagram, por exemplo, que são mais para algo em “tempo real”. 

Os usuários de Pinterest, por exemplo, mal ligam o som enquanto navegam pelo app. Por isso, criar algo conversando ou com voz qualquer pode não ser muito util. Prefira, por exemplo, algo apenas com uma música de fundo, caso alguém ative o som. 

Ficará mais fácil entender como seu conteúdo tem impactado o público. Na aba de engajamento contém um dashboard de análise de dados diferenciado. Essa funcionalidade já está disponível para contas profissionais.

Esta nova funcionalidade implementada com o Story Pins coloca o Pinterest alinhado com o aumento de consumo de vídeos em todos os formatos e das redes sociais. Mas vale entender que a plataforma procurou manter seu estilo e as características que tanto agradam sua fiel comunidade.

E você, pretende aderir a mais um formato de stories?

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Devo usar Story Pins no Pinterest?

Se você está apenas começando com o marketing do Pinterest, pense muito bem antes de adicionar isso à sua estratégia atual. Porém, ele é um recurso que se torna essencial para quem já é um heavy user

Os Story Pins também podem ser uma alternativa para você que não tem um blog, mas deseja começar a compartilhar ideias e soluções com o público. Como os Story Pins não estão vinculados a nenhum site ou agregador, você não precisa de um site ou blog para colocá-los na plataforma. 

Pin stats

Entretanto, se você já tem um blog e procura tráfego, ele se torna ainda mais fundamental. Visto que ele pode ser uma estratégia para quando uma ideia criativa não consegue render um post em um blog, por exemplo 

Desta forma, os Story Pins surgem como a maneira perfeita de compartilhar seus projetos Faça Você Mesmo (Do It Yourself – DIY, em inglês) ou até mesmo simples receitas, sem ter muita coisa escrita ou até mesmo som de alguma voz. 

Para os usuários, os Story Pins permitem que possa ser adicionada uma resposta emoji como uma forma de interagir com o conteúdo. Atualmente, existem cinco opções:

  • Uma lâmpada (“boa ideia”)
  • Um coração (“amor”)
  • Uma estrela (“obrigado”)
  • Uma cara de maravilha (“uau”)
  • Uma cara sorridente (“ha-ha”).

Você também pode salvar um alfinete de história e clicar para fixar no canto superior direito. Como não há opção de vincular o Story Pin com o seu site completamente, use do seu último slide para colocar uma mensagem como “Toque na foto do meu perfil para obter mais inspiração”, uma espécie de Chamada Para Ação (CTA).

Introducing Story Pins

Como criar Story Pins no Pinterest

Se você já ficou interessado em produzir muitos Story Pins, entenda que a única maneira de criá-los no momento é pelo celular.  

Ao clicar no botão ‘+’, você tem a opção de criar um anúncio, um quadro, um Pin e um Story Pins. Quando você clica na última opção, é para criar essa nova funcionalidade. O tamanho atual desta funcionalidade é de 900 × 1600. Isso é maior que um Pin normal. 

Caso você estiver criando um Story Pin de receita, o Pinterest fornecerá um quadro dentro do Pin para listar os ingredientes. A opção Artesanato e DIY oferece uma moldura para listar suas ferramentas e suprimentos. E a opção “Outras Coisas” ele fica em branco. 

Você deve usar a caixa de texto para o título do Pin e em cada slide (ou quadro) você pode adicionar texto. Eles fornecem uma caixa de texto e 11 fontes para você escolher. Eles também oferecem 30 opções de cores junto com um conta-gotas de cores. 

Com as análises dos seus Story Pins você pode mensurar o que teve mais procura e expandir o conteúdo em uma postagem de blog completa, por exemplo. 

marketing digital

Conclusão

É importante lembrar que os usuários do Pinterest usam a plataforma buscando de soluções para seus problemas. Pode ser que você tenha a solução para um problema menor que simplesmente não requer um post para explicar. 

Os Story Pins são a solução perfeita para isso, como uma ótima maneira de mostrar o que você fez sem ter que entrar em muitos detalhes, como por exemplo em uma decoração de um cômodo. 

Por isso, eles surgem como uma funcionalidade a mais para seu negócio, com o compartilhamento de ideias criativas. E trabalhar com criatividade é o que nos move, aqui na Você Digital Propaganda. Clique no botão abaixo para implementar esta e outras estratégias de marketing no seu negócio. 

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