A monetização do Instagram: será que vem aí?

Monetização do Instagram

Que o Instagram é a plataforma queridinha dos criadores de conteúdo ninguém pode negar. Em 2020, a rede social completou 10 anos e contabilizou um bilhão de usuários ativos mensalmente. Ela foi considerada ainda, a 5ª rede social mais popular do mundo. É notável que ao longo deste período, a ferramenta deixou de ser apenas uma plataforma para compartilhar fotos e hoje é um local de trabalho para muitas pessoas. Além disso, as atualizações não param: há rumores da monetização do Instagram para um futuro próximo.

Tudo começou em 2010, quando o Instagram era disponível apenas para iPhone e o único objetivo era compartilhar fotos do dia a dia. Dois anos depois, ele se tornou disponível para usuários do Android e foi nessa época também que o Facebook comprou o aplicativo. A nova versão do Instagram de 2013 permitiu a marcação de outros perfis nas imagens, postagem de vídeos e o surgimento do direct, dando a possibilidade das pessoas conversarem entre si pelo privado.

Monetização do Instagram: será que vem aí?
Instagram antes e depois

Uma ruptura chegou em 2016 – as fotos do feed deixaram de ser exibidas em ordem cronológica e passou a ser exibida conforme o algoritmo, mudança que desagradou muitos usuários. No mesmo ano, os Stories foram lançados como disputa aos vídeos do Snapchat. O IGTV, que permite o compartilhamento de vídeos maiores, de até uma hora, surgiu em 2018 com o intuito de competir com o YouTube. E falando em competição, 2020 não deixou a desejar, para disputar com o TikTok, o Instagram criou o Reels.

Criação de conteúdo

Com todas essas mudanças, a função do criador de conteúdo tem ganhando maior notoriedade. Ele é o responsável por estabelecer vínculo entre as marcas e seus seguidores, além de ajudar, informar e educar sobre questões relacionadas ao seu segmento. Trabalhar com conteúdo é mais do que postar foto de algo legal, é pensar e planejar estratégias para o consumo e engajamento do seu público, e isso demanda tempo.

Marketing de conteúdo

Pegando esse gancho, entra o marketing de conteúdo, conhecido pelo processo de criar, publicar e promover os conteúdos entre os seguidores e as empresas a fim de gerar vendas mais rápidas, conversões mais baratas, mais tráfego e geração de leads mais fortes, entre outros benefícios. Atualmente, a plataforma não remunera diretamente os usuários como faz o YouTube, com vendas de espaço de publicidade do canal. Os influencers ganham dinheiro a partir de acordos e contratos com marcas e empresas, por meio de divulgação dos produtos em posts patrocinados, mas isso pode mudar.

Previsão de novas alterações

Há rumores de que o Instagram está preparando novidades neste ano, para que a rede social se torne ainda maior. Entre as mudanças, está a monetização da plataforma por meio de um programa de marketing de afiliados, além de um recurso que bloqueia determinadas palavras nas mensagens diretas e uma inteligência artificial que corrige o brilho em imagens.

Monetização do Instagram

No programa de marketing de afiliados, a plataforma vai permitir que os criadores de conteúdo monetizem seus conteúdos. Assim, ao invés de parcerias com marcas, eles poderão ser remunerados a partir dos engajamentos nos posts e stories dos seus seguidores, semelhante a como acontece no YouTube.

O Instagram não oficializou essas novidades, mas parece que a função só estará disponível para perfis que se enquadram na política de monetização. Vamos aguardar!

Enquanto as novidades não são oficializadas, já existe algumas maneiras de ganhar dinheiro, sem a necessidade de parceria com marcas. Podem ser feitas por meio dos ‘Selos no Instagram Live’ e ‘Anúncios’.

dinheiro

Selos no Instagram Live – As Lives são uma boa maneira de conectar mais pessoas e gerar engajamento no seu perfil, independente do assunto que você aborda. Entre os destaques estão os Selos, que podem ser comprados durante as Lives para ajudar os criadores favoritos. Assim, quem compra ganha destaque nos comentários ao vivo e desbloqueia recursos adicionais – como serem incluídos em uma lista especial e acesso a um coração especial.

Anúncios – O anúncio é outra maneira para ganhar dinheiro nos formatos de fotos e vídeos. Esses anúncios trazem visibilidade e reconhecimento para a marca que anuncia e podem ser usados para gerar cliques, conversões, instalação de aplicativo, entre outros.

Fale com a VCD

Anunciar na plataforma é a garantia de visibilidade para sua marca ou negócio, mas incluí-los no feed não é algo simples, já que requer estratégias e estudo. Se você deseja conhecer mais sobre esse leque de possibilidades, a Você Digital Propaganda te ajuda.

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