Conheça quatro motivos para o seu site não receber tráfego orgânico

TRÁFEGO PAGO

Só porque você tem um site, não significa que as pessoas vão encontrá-lo. Gerar tráfego orgânico pode ser um desafio, principalmente se você estiver começando. Fazer com que um público visite um site é um problema que muitos empreendedores digitais enfrentam. Se você não está recebendo muitos visitantes, neste artigo vamos explorar alguns motivos que podem estar acontecendo, e como você pode corrigi-los.

As vantagens de se ter um site são muitas. Por isso, empresas investem tempo e dinheiro para criar conteúdo para a internet. Mesmo enfrentando dificuldades em relação a gerar tráfego orgânico, vale a pena corrigir os erros e continuar investindo nas plataformas.

Vantagens em ter um site

Renda passiva: Você sabia que ter um site com tráfego orgânico é uma forma de gerar renda passiva? Esse é aquele tipo de renda que não depende da sua constante mão-de-obra.

Criar conteúdo de qualidade ajuda a gerar tráfego orgânico para o seu site

Liberdade demográfica: Neste quesito, você pode ganhar dinheiro diretamente em casa, sem precisar enfrentar trânsito todos os dias e perder tempo.

Liberdade financeira: O tempo que você leva para conseguir liberdade financeira com um site ou com qualquer outro trabalho na internet pode variar de acordo com o tipo de trabalho que você faz, mas é possível. A dedicação e a persistência fazem toda diferença entre quem tem sucesso no empreendedorismo digital e quem não tem.

Existem muitas maneiras de você monetizar seu site: por meio de anúncios do Google Adsense, vendendo seus próprios produtos ou serviços e também trabalhando com marketing de afiliados. São muitas maneiras de ganhar dinheiro com um site, mas em todas elas você precisa gerar tráfego e de preferência, orgânico.

Conheça os quatro motivos para o seu site não estar recebendo tráfego orgânico:

1 – Site muito lento:

Você sabe como está a velocidade de carregamento do seu site? Esse é um dos fatores que influencia muito no tráfego orgânico de um site. Ninguém gosta de acessar um site que demora para carregar. A maior parte dos usuários que têm uma experiência ruim, não voltam. Por isso, certifique de que seu site tem um bom desempenho, pois um site lento além de te colocar em uma baixa classificação, é uma das razões para você não ter tráfego orgânico e consequentemente não gerar leads e muito menos vendas.

Para verificar o desempenho do seu site você pode usar sites como, Web.dev, PageSpeed Insights e GTmetrix, pois todos eles vão gerar um relatório dizendo as causas da lentidão em seu site.

2 – Para ter tráfego orgânico, o conteúdo deve ser de qualidade

Muitas pessoas querem ganhar dinheiro com o marketing de conteúdo mas nem todo mundo leva isso a sério. A qualidade ou a falta de conteúdo pode ter um enorme impacto em como os mecanismos de pesquisa classificam seu site, principalmente quando se trata do Google.

Se você não produzir conteúdo de alta qualidade, provavelmente sua classificação no SERPs será ruim e consequentemente seu site não terá tráfego orgânico. Um conteúdo de qualidade resolve problemas, ajudando o usuário a encontrar soluções e ter novas ideias. É essencial que a escrita do conteúdo seja feita de modo claro, legível e de fácil leitura.  

3 – Use as palavras-chave certas

Normalmente a maioria dos donos de sites cometem o erro de querer usar palavras-chave de alta concorrência. Porém, especialmente se você tiver iniciando, a chance de obter classificação na primeira página do Google é muito baixa, pois você estará competindo com sites que já estão consolidados no mercado e que já tem autoridade. Mas, a escolha correta de palavras-chave pode te ajudar a resolver esse problema.

Para isso, comece a trabalhar com palavras-chave de cauda longa – são palavras-chave com mais de quatro ou cinco palavras, pois são extremamente especificas. Fazendo assim, você tem muito mais chance de gerar tráfego orgânico, ou seja, tráfego vindo dos mecanismos de pesquisa.

4 – Fique atento ao SEO

Quer está na primeira página do Google? Então intensifique as técnicas de SEO. Produza conteúdo relevante de forma consistente. Uma das primeiras coisas a fazer é a configuração do mapa XML do seu site. Outra ferramenta poderosa para você melhorar o SEO é o Google Analytics, pois ele levanta dados de todo do tráfego do seu site. Com as informações fornecidas, você consegue entender seu público e melhorar seu conteúdo.

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