Qual a tendência do marketing digital para 2022?

A tendência do marketing digital para 2022

Você já parou para pensar em quantas horas de vídeo você assiste por semana? E não é só no YouTube que estamos nos referindo. Quando a gente fala em vídeo, isso inclui aquela olhadinha no feed do Facebook, o anúncio no Instagram, a mensagem nos Stories, o relato no IGTV e até as dancinhas do TikTok. Não dá para negar que cada vez mais os conteúdos em vídeo estão ganhando destaque na internet. Por isso, eles são a tendência do marketing digital para 2022.

Na masterclass apresentada, na última quinta-feira (28), por Paulo Faustino e Regina Santana, dois especialistas na área, a melhor estratégia dos negócios para o próximo ano é a produção de vídeos. Segundo os dois, o vídeo faz parte do presente e do futuro. Por isso, neste artigo, nós vamos apresentar os motivos para olhar com carinho para este segmento e dar dicas de como produzir o conteúdo e compartilhá-lo nas redes, sem ter a vergonha de começar.

Um ano para pensar em novos conteúdos   

Um novo ano sempre traz novas ideias, metas e desafios e, geralmente, nos faz repensar nos antigos hábitos para melhorá-los. Se tratando de marketing, é a mesma coisa. O propósito do marketing digital é de criar, desenvolver e fortalecer os negócios no ambiente on-line, por meio de diversas estratégias, a fim de gerar credibilidade e resultados à marca. Entre elas, está a produção de vídeos.

Fazer vídeos não é tão novidade assim, isso porque o YouTube, que é uma das plataformas de compartilhamento de vídeos mais conhecidas, iniciou as atividades em 2005. Hoje essa produção foi ampliada e eles estão presentes na maioria das redes sociais – Twitter, Facebook, Instagram e TikTok.

Mas por que gravar vídeos?

Já entendemos que eles estão presentes no nosso dia a dia de uma maneira que nem nos damos conta, mas agora eu te pergunto: você entrega os vídeos da mesma frequência que os assiste? Se a resposta é não, chegou a hora repensar. Entre as vantagens de gravar vídeos, estão:

  • Desenvolver a interação entre o apresentador e os espectadores;
  • Ajudar a criar emoção, identificação e vínculo com o público;
  • Humanizar a marca.

Uma pessoa que se identifica com quem assiste, gosta de acompanhar a vida de quem produz conteúdo. Por isso, é mais fácil a conversão de público para cliente. Durante a masterclass, Paulo Faustino, citou a frase “se olharmos para nós, entendemos o comportamento dos outros também” e contextualizou que, se nós consumimos em grande quantidade, os outros também estão no mesmo barco.

Além disso, existem diversos estudos que demonstram a importância do vídeo numa estratégia de comunicação, veja a seguir:

  • De acordo com o estudo da Limelight, em média, cada pessoa assiste a cerca de 6 horas e 45 minutos de vídeo por semana. Este valor subiu cerca de uma hora no último ano e cerca de 2 horas e 30 minutos desde 2016;
  • O vídeo vai representar 82% de todo o tráfego na internet a partir de 2022, segundo um estudo da Cisco;
  • O estudo da Animoto indicou que cerca de 93% dos marketeers conseguiram um novo cliente por conta de um vídeo nas redes sociais;
  • Segundo o estudo da EyeView, usar um vídeo numa landing page pode aumentar a taxa de conversão em mais de 80%;
  • Já o estudo da Wyzowl, cerca de 81% das pessoas são convencidas a comprar um produto ou serviço depois de assistirem um vídeo.

Portanto, produzir conteúdo em vídeo dá a possibilidade de ampliar a marca e os resultados do seu serviço e negócio.

Tipos de vídeo

O vídeo é capaz de gerar emoção e transmitir confiança ao seu cliente, por isso, o planejamento é fundamental. Entre as opções de tipos de vídeo estão os de:

  • Depoimentos de clientes – Captar o que os clientes dizem sobre o seu produto garante relevância e credibilidade.
  • Informações sobre seu produto – Grave um vídeo falando o porquê que as pessoas devem ter seu produto e no que ele se diferencia dos outros. Faça demonstrações e informe as etapas de como ele é produzido.
  • Bastidores da sua empresa – O público curte saber como é o dia a dia da sua empresa, por isso, faça tours e grave os bastidores.
  • Conhecimentos em geral – Grave vídeos sobre curiosidades ou qualquer assunto que se relacione com o segmento do seu negócio. Assim, você demonstra que domina o conteúdo.
  • Vídeos para as redes sociais – Pequenos vídeos para o Reels, Stories, Tiktok fazem sua marca estar presente e ser lembrada.

Como distribuir o conteúdo?

A dica é produzir um vídeo completo e distribuir o mesmo conteúdo em locais diferentes, de acordo com o foco de cada rede social. Por exemplo: você pode gravar um vídeo completo, sem se preocupar com a minutagem no YouTube e distribuí-lo nas redes sociais, como um compilado de partes que chamam a atenção, de acordo com  o tempo ideal de publicação em cada mídia:

Mão na massa!

Definido o tipo de vídeo que você quer produzir, siga os seguintes passos:

  • Faça um roteiro – Ou escreva tópicos dos assuntos que você quer falar, para não se perder na gravação.
  • Pense no cenário – Opte por um local com iluminação natural, separe artigos de decoração e monte um ambiente adequado com o tema que você vai gravar.
  • Celular e tripé – Não deixe de gravar só porque você não tem uma câmera. Os aparelhos celulares são capazes de gravar com boa qualidade. Se você não tiver um tripé para apoiar o celular, empilhe alguns livros e apoie-o na parede.
  • Gravação – Antes de gravar, treine falando com o celular para se sentir mais seguro na hora da gravação. Aperte o gravar e boa sorte!
  • Edição – Existem aplicativos gratuitos para celular que te auxiliam na hora da edição, entre os mais conhecidos está o InShot.

Dica VCD

Se você chegou aqui, quer gravar e fazer do vídeo a melhor estratégia de marketing para o seu negócio, mas ainda sente vergonha de se ver frente às câmeras, nós compartilhamos um segredo: fazer é melhor do que não fazer. Se você tem medo dos julgamentos, vergonha do seu rosto, cabelo ou jeito de falar, saiba que a câmera não vai te julgar. Sempre vai ter alguém que não vai gostar e isso é normal. Não se prenda aos números e não tenha medo de fazer o que as outras pessoas não tem coragem.

Se arrisque e faça acontecer. O mais importante é você transmitir o conhecimento para alguém que quer te ouvir.

Aqui na Você Digital Propaganda, existe uma área para a produção de vídeo, que realiza todas as etapas, desde a produção de roteiro, preparação de cenário, equipamentos, trilha sonora e edição completa. Enriqueça seu negócio com conteúdos de qualidade. 

 Se você quiser assistir a masterclass completa, clique aqui.

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