Pré-estreia Homem-Aranha 3: por que só se fala nisso?

Por que só se fala no filme do Homem-Aranha?

Só se fala em Homem-Aranha, ou melhor, no Miranha – meme popular criado pelos brasileiros, como uma abreviação do personagem.

É fato que a Internet está um caos, principalmente as redes sociais.

Seja no feed ou stories do Instagram, portais de notícias e até no TikTok, é comum acompanhar as pessoas compartilhando suas opiniões, fantasias e comentários sobre o novo filme.

Tem gente que foge de spoilers e prefere não saber nada a respeito até chegar a hora de assistir à estreia do “Homem-Aranha: Sem volta para casa” nos cinemas, que teve o lançamento oficial nesta quinta-feira, 16 de dezembro.

Logo na pré-estreia, a repercussão está tão alta que nós não poderíamos deixar de falar a respeito.

Afinal, o filme é capaz de influenciar o comportamento das pessoas e gerar uma repercussão grandiosa, o que é muito bom para qualquer marca.

Quando se trata da repercussão digital, ela diz respeito ao modo como as pessoas reagem em determinadas situações.

Neste contexto, muitos negócios podem se aproveitar para “surfar na onda” do Homem-Aranha e alavancar suas estratégias de marketing digital.

Brindes, memes nas redes sociais, peças de roupas ou objetos diversos dos personagens são excelentes elementos para se trabalhar na internet e conquistar os fãs do super-herói.

O comportamento do consumidor mudou: mais do que assistir um filme no cinema, para quem é fã, ele deseja consumir extensos conteúdos e adquirir cada vez mais produtos sobre o assunto.

As empresas e negócios que não desenvolvem qualquer material para conquistar este público fiel podem perder o seu espaço.

Neste artigo, você descobre algumas curiosidades do personagem, como ele se relaciona com o marketing digital e fica por dentro de algumas dicas para surfar na onda do filme e aumentar o seu engajamento.

O Homem-Aranha e o marketing digital

Foram mais de 12 países em que o filme bateu recordes de arrecadação na pré-venda, segundo informações do portal Deadline.

Somente nas primeiras 24 horas de pré-venda no México, o filme lucrou cerca de 7 milhões de dólares. O mesmo desempenho foi semelhante no Reino Unido, Espanha e em toda América Central.

No Brasil, o sucesso foi semelhante em todos os cinemas.

E já teve gente da nossa equipe que foi na pré-estreia e aprovou.

Salas cheias, muitas pessoas com figurinos personalizados e gritos nos momentos mais especiais do filme: foi assim a sessão de pré-estreia.

Mas não estamos aqui para falar especificamente sobre o filme.

Nosso objetivo é associá-lo às tendências do marketing que foram empregadas.

E as principais são: TikTok e Multiverso/Metaverso.

Nos últimos meses, o TikTok se tornou uma febre por seus vídeos rápidos de dicas e dancinhas.

Por este motivo, a Sony Pictures e a Marvel aproveitaram a oportunidade para implantar a rede social em sua estratégia de marketing.

Foi criada uma conta oficial do Clarim Diário, o jornal que aparece nos quadrinhos e no filme.

A conta foi verificada e o veículo foi o responsável por revelar a identidade do Homem-Aranha (Tom Holland) para todo mundo e isso desencadeou diversos acontecimentos da nova história.

As três primeiras publicações feitas pelo Clarim Diário no TikTok trazem J.K. Simmons na pele do jornalista J.J. Jameson e Angourie Rice na pele de Betty Brant.

Acesse o link do perfil clicando aqui.

Tratando-se do Multiverso/Metaverso, ele já foi tema de um dos nossos artigos – quando o Facebook anunciou a sua nova marca responsável pelas plataformas Facebook, Instagram e WhatsApp.

O termo já era conhecido pelos leitores de quadrinhos e ficou ainda mais popular quando o Facebook fez o anúncio.

Apesar de serem termos parecidos, há diferenças entre o Multiverso e o Metaverso.

No filme, já adiantamos que o Multiverso está presente até a última cena.

A diferença entre o Multiverso e o Metaverso

Para quem ainda não está familiarizado com o assunto, o Metaverso é associado a uma versão do mundo em que, com óculos de realidade virtual, você vê um cenário criado no computador e interage com outras pessoas, seja para participar de um evento de trabalho ou em momentos de lazer.

O multiverso, por sua vez, é um termo usado para descrever o conjunto de vários universos possíveis, incluindo o universo em que vivemos.

Juntos, esses universos compreendem tudo o que existe.

Algo bem parecido com a série Dark, lembra?

O que acontece é que quando se fala em Multiverso, se fala dos universos paralelos que não podemos ter a confirmação de que eles existam.

O que acontece é que o multiverso não é comprovado pela ciência – e é apenas uma teoria. No entanto, em histórias de ficção científica, ele já está presente é muito real.

O que podemos concluir é que o metaverso está cada vez mais próximo.

Multiverso no Homem-Aranha

Para deixar ainda mais claro, no novo filme do Homem-Aranha, todos os personagens de cada universo estarão unidos por algum motivo.

Como exemplo temos o Homem-Aranha de Tobbey Mcguire, que existe separado do Universo do Peter Parker de Tom Holland. Porém, ambos existem e fazem parte da realidade.

No novo filme, tais personagens irão cruzar de um universo para o outro após eventos catastróficos.

Vale lembrar que para ver os três atores que viveram o Homem-Aranha juntos na tela só será possível pela união do multiverso e não do metaverso.

Enfim, apesar dos termos serem parecidos e distintos ao mesmo tempo, a discussão digital se mantém em alta.

Como surfar na onda do Homem-Aranha e aumentar o engajamento?

Aproveitar o momento de repercussão digital é uma sacada muito boa para conquistar engajamento e alcance.

Para os empreendimentos que desejam investir nisso, separamos duas ideias que podem ser úteis e adaptadas em cada empresa.

Postagens nas redes sociais – As postagens nas redes sociais são as melhores opções para conquistar um engajamento orgânico. Vale apostar em reels, postagens no feed, memes no twitter e qualquer assunto que relaciona o filme ao seu negócio, é claro.

Objetos e brindes – Assim como os cinemas fazem combos de pipocas com brindes de um artigo do filme, você pode apostar em promoções de “Compre & Ganhe”, dar desconto para quem consumir o seu produto em loja física e vir fantasiado, ou elaborar um espaço para tirar foto no local e ganhar desconto após postar nas mídias. Tudo pode ser estratégico!

Para quem não acompanha: qual a ordem para assistir

Só se fala em Homem-Aranha porque ele é o longa mais esperado do ano, já que promete trazer os vilões já conhecidos pelo público, que participaram das antigas franquias.

São tantas histórias e filmes, que, para quem não acompanha, se torna difícil de entender.

Por isso, concluímos este artigo identificando a melhor ordem para compreender a história.

A dica é que eles sejam assistidos de acordo com a data de lançamento, segundo o Portal Tracklist.

Trilogia de Tobey Maguire com a Sony

  • Homem-Aranha (2002)
  • Homem-Aranha 2 (2004)
  • Homem- Aranha 3 (2007)

Recomeço para Sony com o novo protagonista Andrew Garfield

  • O espetacular Homem-Aranha (2012)
  • O espetacular Homem-Aranha 2 (2014)

Homem-Aranha na Marvel e o novo protagonista Tom Holland

Para entender esta nova fase do personagem, com o novo ator, é indicado acompanhar alguns filmes que vão além do universo do Homem-Aranha.

  • Capitão América: Guerra Civil (2016)
  • Homem-Aranha: De Volta ao Lar (2017)
  • Vingadores: Guerra Infinita (2018)
  • Vingadores: Ultimato (2019)
  • Homem-Aranha: Longe de Casa (2019)
  • “Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa” (2021)

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