Oscar 2022: tapa de Will Smith, ganhadores e marketing
Você que acordou e foi checar as redes sociais e portais de notícia nesta segunda-feira, deve ter se deparado com um assunto bem importante: o Oscar 2022, que ocorreu no domingo, dia 27.
Na internet, não se fala em outra coisa além do tapa de Will Smith em Chris Rock. Com a velocidade da informação, não demorou muito para que os memes tivessem início. Bastou apenas alguns minutos e a internet foi à loucura.
O blog da Você Digital Propaganda apresenta inúmeros conteúdos que são relacionados ao marketing digital, internet e tendência. E é claro que nós não poderíamos deixar de falar de uma das premiações mais importantes do cinema.
Acompanhe neste artigo os detalhes do que gerou o conflito entre Will Smith, a repercussão na internet, além de informações sobre premiação e a relação dela com o marketing.
O tapa de Will Smith: entenda o caso
Podemos dizer que o auge da premiação foi o momento que o ator Will Smith subiu ao palco e deu um tapa no apresentador e comediante Chris Rock.
Tudo começou quando Chris se dirigiu ao palco para apresentar o vencedor na categoria de melhor documentário. E, durante o seu discurso, ele resolveu fazer piada com a esposa de Will, Jada Pinkett-Smith, comparando a cabeça raspada de Jada com a personagem de Demi Moore. Jada havia comentado sobre a sua doença alopecia, que causa a queda acentuada dos pelos em diversas áreas do corpo.
Ao citar a atriz, ele fala: “Jada tinha que fazer G.I. Jane 2. Mal posso esperar para assistir”. A menção faz referência ao filme G.I. Jane, de 1997, onde Demi Moore aparece careca.
Na hora da piada, Jada fez uma expressão de incômodo e pouco tempo depois, o eterno astro da série Um Maluco no Pedaço se levantou e foi até o palco na direção do apresentador.
A princípio, ninguém entendeu muita coisa, só depois Will Smith disse em voz alta: “mantenha o nome da minha esposa fora da sua boca”. Confira o momento:
O Chris Rock fez uma piada com a Jada (esposa do Will Smith) e o ator falou:
— Tracklist (@tracklist) March 28, 2022
“Mantenha o nome da minha esposa fora da sua boca”pic.twitter.com/J3cJoKUnXL
Momentos depois, Will Smith recebeu o Oscar de Melhor Ator e durante o discurso, ele ressaltou: “Quero me desculpar com a Academia… com todos os meus colegas indicados… a arte imita a vida. Eu pareço um pai maluco, assim como disseram sobre Richard Williams. O amor vai fazer você fazer coisas malucas”.
Repercussão na internet: veja os memes de Will Smith e Chris Rock
O momento rendeu tantos memes, que separamos alguns principais que rodaram pelo Twitter:
Will Smith deu um tapa no Chris Rock
— 𝐀 𝐥 𝐢 𝐜 𝐞 ៹⁷ 🌸 (@alice_3l) March 28, 2022
e eu só consegui pensar nisso pic.twitter.com/fOElq70DRR
Policial: Dona o seu filho apanhou do Will Smith
— T’Challa (@antoniwakanda) March 28, 2022
Rochelle: Vendendo drogas por acaso?
Policial: Não
Rochelle: Entra garoto!!! pic.twitter.com/pFtLwbdbFU
The Rock quando Will Smith deu um tapa no Chris é meu novo meme favorito pic.twitter.com/1Xhv6IhSjn
— EMPRESÁRIO Allan Jesus 🍥 (@central_futt) March 28, 2022
Ayo! Will Smith slaps Chris Rock action figure! Damn so fast asf! #Oscar
— PROUD UGANDAN 🇺🇬 (@Ugandan_marz) March 28, 2022
Why 🤷♂️ pic.twitter.com/u0v4leczel
#Oscars Thank you Will Smith for giving us this wonderful March 2022 meme 😆😂 #AcademyAwards pic.twitter.com/GbyTPmlwTS
— PROUD UGANDAN 🇺🇬 (@Ugandan_marz) March 28, 2022
Sobre a premiação
O Oscar é o evento mais importante do universo do cinema e acontece desde 1929, a partir da organização da Academia de Artes de Ciências Cinematográficas – uma organização sediada nos Estados Unidos que se dedica a organizar o desenvolvimento da arte e do cinema. Em 2022, a 94ª edição ocorreu no último domingo (27).
Confira todos os vencedores do Oscar 2022:
- Melhor Filme – No Ritmo do Coração
- Melhor Ator – Will Smith – King Richard: Criando Campeãs
- Melhor Atriz – Jessica Chastain – Os Olhos de Tammy Faye
- Melhor Direção – Jane Campion – Ataque dos Cães
- Melhor Ator Coadjuvante – Troy Kotsur – No Ritmo do Coração
- Melhor Atriz Coadjuvante – Ariana DeBose – Amor, Sublime Amor
- Melhor Roteiro Adaptado – No Ritmo do Coração
- Melhor Roteiro Original – Belfast
- Melhor Animação – Encanto
- Melhor Documentário – Summer of Soul (…ou Quando a Revolução Não Pode Ser Televisionada)
- Melhor Documentário em Curta-Metragem – The Queen of Basketball
- Melhor Filme Internacional – Drive My Car – Japão
- Melhor Fotografia – Duna
- Melhor Figurino – Cruella
- Melhor Edição – Duna
- Melhor Maquiagem e Cabelo – Os Olhos de Tammy Faye
- Melhor Trilha Sonora – Duna
- Melhor Canção Original – No Time to Die – de 007 — Sem Tempo para Morrer (Billie Eilish)
- Melhor Som – Duna
- Melhor Design de Produção – Duna
- Melhores Efeitos Visuais – Duna
- Melhor Curta-Metragem – The Long Goodbye
- Melhor Curta-Metragem de Animação – The Windshield Wiper
- Oscar Favorito dos Fãs – Army of the Dead: Invasão em Las Vegas
O Oscar se relaciona com marketing?
Se você pensou que não temos o que aprender sobre marketing com o Oscar, se enganou.
Para manter-se ativo até hoje, por quase 100 edições, o Oscar precisou se reinventar e conquistar novos públicos.
Entre os principais pontos que podemos citar, estão:
A expectativa para o público
Criar expectativa sobre um lançamento de um produto é uma das ações mais interessantes, principalmente no marketing de eventos.
É comum que as expectativas sejam construídas aos poucos e envolva a emoção do consumidor para que ele se sinta atraído e engaje nas redes sociais.
No caso do Oscar, os organizadores fizeram uma live no YouTube para divulgar a lista dos indicados, com mais de um mês de antecedência.
Durante este período, os organizadores trabalharam a ansiedade do público, principalmente pelo Instagram da Academia, publicando conteúdo de valor e curioso, além de interagir com o público sobre as cenas dos próximos capítulos.
O buzz marketing
A ideia do buzz marketing é fazer com que as pessoas falem sobre algo específico, de forma voluntária.
As marcas, neste caso, utilizam gatilhos mentais e emocionais para conquistar resultados.
Por exemplo, vários burburinhos surgem sobre quem vai cantar no Oscar ou fará apresentações.
Foi o caso das especulações da apresentação da Beyoncé no evento. Quando isso cai na boca do povo, as pessoas comentam no Twitter e levam o assunto até os Trending Topics. Até quem não é fã de cinema, acompanha, por conta da apresentação.
Identidade visual e padronização da marca
Com uma identidade visual bem trabalhada, é inevitável a consolidação e fortalecimento da marca.
O logo do Oscar é bem conhecido. Em sua composição, a estatueta da premiação compõe a letra A do nome da cerimônia em uma solução criativa e inteligente. Esse combo, em conjunto às postagens nas redes seguem um mesmo padrão visual do manual de marca, com linguagens e estilos bem definidos.
Vários canais integrados
Não é de hoje que a cerimônia do Oscar acontece. Ela começou no rádio, foi para a televisão e desde o início dos anos 2000 movimenta o meio digital.
Hoje, há a interação com o público, conteúdos em múltiplas plataformas e muita estratégia sendo feita.
E aí, está esperando o que para aprender mais sobre marketing digital?
Agende uma reunião para saber mais sobre estratégias que podem direcioná-lo no caminho certo. Clique no botão abaixo e saiba mais!