Oscar 2022: tapa de Will Smith, ganhadores e marketing

Você que acordou e foi checar as redes sociais e portais de notícia nesta segunda-feira, deve ter se deparado com um assunto bem importante: o Oscar 2022, que ocorreu no domingo, dia 27.

Na internet, não se fala em outra coisa além do tapa de Will Smith em Chris Rock. Com a velocidade da informação, não demorou muito para que os memes tivessem início. Bastou apenas alguns minutos e a internet foi à loucura.

O blog da Você Digital Propaganda apresenta inúmeros conteúdos que são relacionados ao marketing digital, internet e tendência. E é claro que nós não poderíamos deixar de falar de uma das premiações mais importantes do cinema.

Acompanhe neste artigo os detalhes do que gerou o conflito entre Will Smith, a repercussão na internet, além de informações sobre premiação e a relação dela com o marketing.

O tapa de Will Smith: entenda o caso

Podemos dizer que o auge da premiação foi o momento que o ator Will Smith subiu ao palco e deu um tapa no apresentador e comediante Chris Rock.

Tudo começou quando Chris se dirigiu ao palco para apresentar o vencedor na categoria de melhor documentário. E, durante o seu discurso, ele resolveu fazer piada com a esposa de Will, Jada Pinkett-Smith, comparando a cabeça raspada de Jada com a personagem de Demi Moore. Jada havia comentado sobre a sua doença alopecia, que causa a queda acentuada dos pelos em diversas áreas do corpo.

Ao citar a atriz, ele fala: “Jada tinha que fazer G.I. Jane 2. Mal posso esperar para assistir”. A menção faz referência ao filme G.I. Jane, de 1997, onde Demi Moore aparece careca.

Na hora da piada, Jada fez uma expressão de incômodo e pouco tempo depois, o eterno astro da série Um Maluco no Pedaço se levantou e foi até o palco na direção do apresentador.

A princípio, ninguém entendeu muita coisa, só depois Will Smith disse em voz alta: “mantenha o nome da minha esposa fora da sua boca”. Confira o momento:

Momentos depois, Will Smith recebeu o Oscar de Melhor Ator e durante o discurso, ele ressaltou: “Quero me desculpar com a Academia… com todos os meus colegas indicados… a arte imita a vida. Eu pareço um pai maluco, assim como disseram sobre Richard Williams. O amor vai fazer você fazer coisas malucas”.

Repercussão na internet: veja os memes de Will Smith e Chris Rock

O momento rendeu tantos memes, que separamos alguns principais que rodaram pelo Twitter:

Sobre a premiação

O Oscar é o evento mais importante do universo do cinema e acontece desde 1929, a partir da organização da Academia de Artes de Ciências Cinematográficas – uma organização sediada nos Estados Unidos que se dedica a organizar o desenvolvimento da arte e do cinema. Em 2022, a 94ª edição ocorreu no último domingo (27).

Confira todos os vencedores do Oscar 2022:

  • Melhor Filme – No Ritmo do Coração
  • Melhor Ator – Will Smith – King Richard: Criando Campeãs
  • Melhor Atriz – Jessica Chastain – Os Olhos de Tammy Faye
  • Melhor Direção – Jane Campion – Ataque dos Cães
  • Melhor Ator Coadjuvante – Troy Kotsur – No Ritmo do Coração
  • Melhor Atriz Coadjuvante – Ariana DeBose – Amor, Sublime Amor
  • Melhor Roteiro Adaptado – No Ritmo do Coração
  • Melhor Roteiro Original – Belfast
  • Melhor Animação – Encanto
  • Melhor Documentário – Summer of Soul (…ou Quando a Revolução Não Pode Ser Televisionada)
  • Melhor Documentário em Curta-Metragem – The Queen of Basketball
  • Melhor Filme Internacional – Drive My Car – Japão
  • Melhor Fotografia – Duna
  • Melhor Figurino – Cruella
  • Melhor Edição – Duna
  • Melhor Maquiagem e Cabelo – Os Olhos de Tammy Faye
  • Melhor Trilha Sonora – Duna
  • Melhor Canção Original – No Time to Die – de 007 — Sem Tempo para Morrer (Billie Eilish)
  • Melhor Som – Duna
  • Melhor Design de Produção – Duna
  • Melhores Efeitos Visuais – Duna
  • Melhor Curta-Metragem – The Long Goodbye
  • Melhor Curta-Metragem de Animação – The Windshield Wiper
  • Oscar Favorito dos Fãs – Army of the Dead: Invasão em Las Vegas

O Oscar se relaciona com marketing?

Se você pensou que não temos o que aprender sobre marketing com o Oscar, se enganou.

Para manter-se ativo até hoje, por quase 100 edições, o Oscar precisou se reinventar e conquistar novos públicos.

Entre os principais pontos que podemos citar, estão:

A expectativa para o público

Criar expectativa sobre um lançamento de um produto é uma das ações mais interessantes, principalmente no marketing de eventos.

É comum que as expectativas sejam construídas aos poucos e envolva a emoção do consumidor para que ele se sinta atraído e engaje nas redes sociais.

No caso do Oscar, os organizadores fizeram uma live no YouTube para divulgar a lista dos indicados, com mais de um mês de antecedência.

Durante este período, os organizadores trabalharam a ansiedade do público, principalmente pelo Instagram da Academia, publicando conteúdo de valor e curioso, além de interagir com o público sobre as cenas dos próximos capítulos.

O buzz marketing

A ideia do buzz marketing é fazer com que as pessoas falem sobre algo específico, de forma voluntária.

As marcas, neste caso, utilizam gatilhos mentais e emocionais para conquistar resultados.

Por exemplo, vários burburinhos surgem sobre quem vai cantar no Oscar ou fará apresentações.

Foi o caso das especulações da apresentação da Beyoncé no evento. Quando isso cai na boca do povo, as pessoas comentam no Twitter e levam o assunto até os Trending Topics. Até quem não é fã de cinema, acompanha, por conta da apresentação.

Identidade visual e padronização da marca

Com uma identidade visual bem trabalhada, é inevitável a consolidação e fortalecimento da marca.

O logo do Oscar é bem conhecido. Em sua composição, a estatueta da premiação compõe a letra A do nome da cerimônia em uma solução criativa e inteligente. Esse combo, em conjunto às postagens nas redes seguem um mesmo padrão visual do manual de marca, com linguagens e estilos bem definidos.

Vários canais integrados

Não é de hoje que a cerimônia do Oscar acontece. Ela começou no rádio, foi para a televisão e desde o início dos anos 2000 movimenta o meio digital.

Hoje, há a interação com o público, conteúdos em múltiplas plataformas e muita estratégia sendo feita.


E aí, está esperando o que para aprender mais sobre marketing digital?

Agende uma reunião para saber mais sobre estratégias que podem direcioná-lo no caminho certo. Clique no botão abaixo e saiba mais!

Você pode gostar...

Inscreva-se
Notificar quando
guest
0 Comentários
Mais antigo
Mais novo Mais votado
Inline Feedbacks
View all comments