Marketing 5.0: O que é, como aplicar e qual a sua importância?
Marketing 5.0? Como assim? Existem outras versões de marketing? Sim, é isso mesmo! O marketing evolui naturalmente de acordo com o comportamento dos consumidores.
O marketing 5.0 é um conceito criado por Philip Kotler, que traz a tecnologia para o centro das estratégias, permitindo uma visão ampliada de negócios para empresas.
Este estágio é o mais recente do marketing. É o momento em que as empresas devem utilizar as tecnologias a favor da humanidade e contribuir para o bem estar do ser humano.
O que é Marketing 5.0?
Marketing 5.0 é o estágio da evolução do marketing marcado pelo poder da tecnologia utilizado a favor da qualidade de vida das pessoas.
Se atualmente a tecnologia está no centro das nossas vidas, ela deve contribuir para o bem da humanidade.
O Marketing 5.0 surge para mostrar que a tecnologia é essencial tanto externamente, quanto internamente nas empresas. O estágio atual contribui para as tomadas de decisões ágeis e precisas.
A pandemia do Covid-19 motivou o isolamento social e medidas restritivas como as quarentenas, o que fortaleceu ainda mais o mundo digital.
Com essa mudança social, as empresas tiveram que se adaptar a uma nova realidade de forma muito rápida.
Quem não se adaptou ao ambiente virtual, acabou enfrentando grandes dificuldades para se manter no mercado.
Para que serve o Marketing 5.0?
O principal objetivo do Marketing 5.0 é aproximar as marcas e consumidores de maneira sólida. Para isso, existem algumas etapas:
Atingir o emocional do cliente
O serviço oferecido precisa envolver um discurso que estimule gatilhos mentais para que o cliente tome ações a favor da empresa.
É importante se concentrar na necessidade do consumidor, criar engajamento e ter foco em experiências que gerem conexões memoráveis.
Apoiar causas sociais
Questões ambientais, sociais e educacionais têm sido as maiores preocupações da sociedade atualmente.
Quando uma empresa apoia uma causa, ela cria um vínculo de contribuição com a sociedade, assim, fortalecendo e agregando valor à marca.
Transformar os consumidores em embaixadores
Os consumidores estão cada vez mais exigentes e buscam por coisas que superem as suas expectativas.
Proporcionar uma experiência marcante ao consumidor irá garantir a divulgação boca-a-boca.
E não há como negar que a taxa de conversão de indicações é uma das maiores, né?
Qual é a importância do marketing 5.0?
Atualmente os clientes buscam empresas que os representem e se mostram preocupados com o que elas defendem como valores.
Além disso, o público entendeu seu valor perante as marcas e a tendência é que use isso em favor das mudanças que considera relevantes.
Ou seja, atualmente o posicionamento da marca no mercado é um dos principais fatores influentes na busca dos consumidores.
É aí que entra o Marketing 5.0, ele pode ajudar os clientes e stakeholders a entenderem que a marca está preparada para fazer a sua parte por uma sociedade melhor.
Conheça os 5 elementos do Marketing 5.0
Para atender as necessidades dos clientes e se tornar a marca do coração do consumidor, essa estratégia é a escolha ideal para as marcas.
- Marketing baseado em dados
A tomada de decisões deve ser uma ação estratégica nas empresas, por isso, o Marketing orientado por dados é essencial.
As análises devem sempre considerar os fatores internos, como as fortalezas da organização, quanto externos, como as oscilações do mercado e as informações dos consumidores.
- Marketing ágil
A coleta de dados é importante, porém precisa ser uma atividade ágil e otimizada.
Logo, a agilidade é um dos fatores que devem ser priorizados pelas empresas no Marketing 5.0.
- Marketing preditivo
Uma análise preditiva, feita por meio do uso da tecnologia, pode prever resultados das campanhas de marketing, ainda antes do lançamento.
Ou seja, essa atividade é extremamente importante para direcionar estratégias de maneira eficiente.
- Marketing contextual
Esse elemento consiste em atender os clientes de acordo com seus contextos, ou seja, disponibilizar uma atenção individual e personalizada.
- Marketing aumentado
O marketing aumentado faz o uso de tecnologias de chatbots e assistentes virtuais, que mimetizam o ser humano nas interações com os consumidores.
Assim, é possível prestar um atendimento otimizado e personalizado, sem perder a humanidade que os atendentes devem ter com as pessoas.
Além disso, você agiliza e otimiza o atendimento aos consumidores e facilita o atendimento dos seus colaboradores.
E como eu aplico o Marketing 5.0 na minha empresa?
Para falar sobre a aplicação desta nova fase do marketing, ninguém melhor que Philip Kotler, que reforça:
“No marketing 5.0, queremos reconhecer as novas ferramentas digitais que os profissionais de marketing usarão cada vez mais: Inteligência artificial (IA) e algoritmos; automação de marketing; robótica; sensores e Internet das Coisas; realidade virtual e aumentada; processamento de linguagem natural (Siri, Alexa); chatbots; neuromarketing e ciência cerebral.”
Seguindo a ideologia do Marketing 5.0, as empresas devem se atentar aos seguintes tópicos:
- Atingir o emocional dos clientes;
- Converter os consumidores em embaixadores da marca;
- Apoiar causas sociais, demonstrando responsabilidade social e ambiental;
- Utilizar o marketing sensorial para atingir os cinco sentidos do consumidor;
- Envolver o cliente por meio da inovação e tecnologia e educar a usar o produto ou serviço;
- Utilizar os recursos tecnológicos à favor da humanização.
Nessa nova etapa, se adaptar é um desafio, é necessário conduzir sua marca ou empresa a um novo formato de marketing, mas sem se descuidar do público ou afetar seus próprios valores.
Se você se interessou pelo conteúdo desse artigo e quer saber mais sobre marketing, entre em contato conosco!