As 7 tendências de marketing para 2024

marketing para 2024

Você já conhece as tendências de marketing para 2024?

Nós, da Você Digital, respiramos marketing 24 horas por dia e, portanto, confiamos em dados, métricas relevantes e análises cotidianas dos resultados obtidos.

Possuímos uma cultura de aprendizagem contínua e nossas tomadas de decisões são baseadas nesses dados.

É essencial que o mercado navegue na transformação tecnológica e cultural que estamos vivendo, para isso, listamos abaixo as 7 maiores tendências de marketing para 2024.

Confira abaixo:

1. Inteligência Artificial

A inteligência artificial com certeza é uma das maiores tendências para 2024!

Ela vai substituir a mão de obra humana? Acreditamos que não! Mas ela veio para agregar, e muito!

As ideias e sensibilidade em que caminho devemos seguir são insubstituíveis, o que podemos fazer é ganhar tempo com ferramentas que vão auxiliar na criação de textos, pesquisas de concorrentes e criação de metodologias capazes de fazer com que saiamos na frente das empresas que não utilizam a modernidade a seu favor.

Com a indústria explorando a tecnologia para o processo de desenvolvimento de criatividade, a necessidade de entender profundamente a efetividade desse resultado será ainda mais importante no próximo ano e no futuro.

2.  A guerra de marketing por engajamento em 2024

Com as empresas cada vez mais anunciando na internet (fazendo o tráfego pago), o caminho do desenvolvimento de estratégias orgânicas tem sido cada vez mais explorado pelos profissionais de marketing.

A importância da métrica de engajamento para mensuração do alcance e efetividade de mídia chegou para ficar (não estamos falando de métricas de vaidade).

A utilização de métricas preditivas de atenção baseadas em inteligência artificial está em ascensão e deve desempenhar um papel maior em 2024, permitindo que os profissionais da área mensurem atenção em escala para anúncios com alcance orgânico (gratuitos).

Para isso, é necessário cada vez mais ficarmos atentos em parcerias com canais que já possuem engajamento (influencers) e que os mesmos, tenham o mesmo tom de voz da marca em questão.

3. Valores culturais

Os consumidores estão cada vez mais exigentes em relação às marcas. Iniciativas que exploram valores culturais se destacarão ainda mais em 2024.

Isso porque a maioria dos consumidores dizem estar dispostos a fazer um esforço para comprar de empresas que apoiam causas relevantes para eles.

Pensando nisso, será importante considerar a gestão de risco no planejamento de marketing e assegurar que as marcas estejam bem informadas em relação às questões mais amplas da sociedade, tais como meio ambiente, mão de obra saudável, entre outros.

Ser autêntico e tomar partido sobre questões importantes para a sociedade garantirá um caminho para construir conexão emocional com os consumidores.

4. Mídia offline e a publicidade no marketing 2024

Em meio às mudanças nos comportamentos dos consumidores, a mídia offline aparece como um canal essencial para engajar audiências.

Olhando para 2024, compradores e vendedores precisarão de medições independentes para comprovar o desempenho do canal físico para criar melhores experiências de publicidade.

Marketing 2024

5. Conteúdo humanizado

A Inteligência Artificial estará, sim, cada vez mais presente na vida de quem faz marketing.

O que se faz necessário também pensar na humanização dos conteúdos e isso será uma boa aposta para 2024.

Essa tendência também deverá ser uma resposta a quem acredita que as IAs roubam postos de trabalho.

A ideia é que os conteúdos gerados por IA sejam moldados para uma aproximação maior com o público.

Seja em relacionamentos com o cliente, seja como prompts em ferramentas para criar materiais realmente próximos ao que se espera de um humano, a humanização aparece como uma ferramenta de aprimoramento.

6. Melhor experiência do usuário no marketing 2024

Essa tendência se relaciona à última, já que diz respeito à experiência do usuário junto a sua marca e ao seu produto.

A UX é tema de debate já há algum tempo e tem sido cada vez mais fortalecida nas empresas.

Seja pelo design (UX Design) ou pela escrita (UX writing) o produto é pensado estrategicamente para propor uma jornada personalizada, com intuição e boas orientações.

No marketing 2024 esse tema deverá ganhar novos contornos, seja pelo uso da IA, seja para desdobrar para uma experiência cada vez mais diversa e sem obstáculos para públicos com restrições, por exemplo.

Boa parte dessas tendências também trazem para o debate a diversidade de público consumindo a internet.

As gerações do público já é uma realidade e o crescimento de uma faixa etária mais nova e o envelhecimento de uma mais velha, mas que consumo e cada vez melhor a internet, induz o entendimento dessa diversidade.

Por isso, a sugestão é a leitura do texto sobre as gerações X, Y e Z!

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7. Automação

Por fim, não poderíamos deixar de falar da automação nas tendências de marketing para 2024.

Por mais que essa ferramenta já faça parte da realidade dos negócios, a tendência é que os processos fiquem cada vez mais automatizados.

Em uma realidade extremamente volátil, as empresas precisam delegar tarefas e poupar tempo para esforços estratégicos.

Por isso, automações de marketing serão cada vez mais incluídas nas rotinas das empresas.

E não para por aí: as automações que otimizarem negócios e sejam capazes de agilizar tarefas burocráticas também são destaque.

Por isso, para ter um 2024 produtivo, nossa dica é começar apostando em recursos de automação que realmente façam a diferença na sua empresa.

Quer saber mais sobre as maiores tendências, continue acompanhando nossos artigos.

Quer que a gestão de marketing da sua empresa seja realizada por uma das melhores agências de marketing do Brasil, parceiras do google e do facebook, entre em contato conosco!

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