Marketing X Branding: qual a diferença?

marketing x branding

É muito comum confundir marketing e branding porque esses termos são muito próximos e complementares, mas existem algumas diferenças entre eles.

É importante ter conhecimento desses termos para contribuir com o posicionamento da sua marca de forma efetiva e para realizar ações mais conscientes.

O que é Marketing?

O marketing serve para suprir as necessidades gerando lucro, segundo Philip Kotler, consagrado autor teórico da área de marketing.

Mas o marketing é bem mais abrangente do que isso, já que busca suprir as necessidades dos consumidores de forma satisfatória, garantindo a sustentabilidade da marca (branding).

O lucro é um pilar importante do marketing porque é por meio dele que as necessidades da empresa são supridas, como pagamento de salários, compra de insumos e custeio da infraestrutura.

A questão é conseguir alinhar as expectativas do público-alvo com o que ele tem a oferecer.

O que é Branding?

É o conjunto de ações em sincronia com os propósitos, posicionamento e valores de marca, de forma simplificada.

O branding tem a intenção de criar conexões positivas conscientes e inconscientes na mente do consumidor, que serão fundamentais para que o cliente escolha determinada marca no momento de decidir pela compra de um produto ou serviço.

Contar histórias sobre a marca para conectar pessoas e propósitos é importante para que o público-alvo se conecte com a empresa a partir de um propósito em comum.

Isso ainda colabora para novas recomendações, sendo uma das estratégias mais usadas para a aquisição de novos clientes.

Qual a diferença?

O marketing visa promover serviços e produtos focando no lucro, enquanto o branding gera valor e credibilidade à marca.

O branding tem como objetivo associar a presença da marca aos melhores momentos das pessoas, e o marketing tem o objetivo de gerar venda de produtos e serviços.

A junção das duas estratégias é importante para conquistar e fidelizar clientes.

O marketing desperta o desejo do consumidor por meio de ações persuasivas e pela comunicação, e o branding fixa a marca na memória do público como algo de valor.

É importante estar sempre atento às novidades do mercado para que as ações sejam um sucesso.

marketing digital

Por que são importantes?

Aliar esses dois conceitos é importante porque um chama a atenção do cliente e o outro mantém a sua atenção.

Os consumidores gostam de se relacionar com marcas com as quais se identificam, confiam e acreditam.

Enquanto o marketing aumenta as vendas e o lucro, o branding contribui com a elevação da reputação, reconhecimento e lealdade.

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