Conheça as lives no e-commerce 2.0

A pandemia do novo Coronavírus fechou as portas físicas de diversos negócios em 2020, mas também colocou o mundo em outro caminho: a migração para o e-commerce. No entanto, o cenário deve mudar ainda bem do que vemos hoje, ao comprar em um site comum: as lives no e-commerce 2.0.

Logo nos primeiros meses de pandemia, quando as medidas de isolamento social foram intensificadas, inclusive com o fechamento do comércio considerado não-essencial, comprar produtos nos estabelecimentos presencialmente era um desafio. 

O cenário brasileiro foi que mais de 100 mil novas lojas virtuais foram criadas logo nos primeiros três meses, um recorde. Porém, com tanta gente fazendo essa migração, a necessidade de inovar para se destacar foi surgindo, como forma de mitigar a concorrência. 

O desafio encontrado pelas marcas foi que nunca foi tão difícil se destacar e guiar seus clientes aos produtos que desejam. 

Quer entender mais quais soluções podem ser aplicadas e como o mercado está se projetando para as vendas nos próximos anos? Continue acompanhando nosso artigo e saiba as soluções para alavancar seu negócio. 

A inovação de um mercado em crescimento 

Tudo o que estamos falando até o momento está completamente ligado à experiência de compra, principalmente algo que seja interativo e, porque não, divertido. 

O comércio eletrônico teve seu maior índice de vendas com os pedidos do Natal, principalmente com a premissa das pessoas ficarem em casa e receber suas encomendas com segurança. 

Nesse cenário, 49% dos consumidores disseram que já esperavam fazer compras online com mais frequência, mesmo após a pandemia. 

No entanto, com o contexto de que este vírus esteja cada vez mais presente em nossa rotina, alguns aspectos da experiência de compra online estão começando a ficar obsoletos.

As vendas por livestream podem ser a solução

Neste novo cenário, a entrega de produtos precisou ser feita com distanciamento social, com menor interação da equipe de vendas com os compradores, além de ter necessidade de se encontrar alternativas para conseguir um destaque. 

Mesmo com muitos clientes buscando ter um menor contato no processo de compras, e procurando alternativas como frete grátis e Compre com um Click, o ideal é que as equipes de vendas e marketing busque novidades para serem implementadas, melhorando a experiência de compra do cliente. 

marketing digital

De acordo com levantamento, 29% dos consumidores desejam que a experiência seja divertida. E com o distanciamento social e restrições de acesso ao comércio, a saída foi criar lives no e-commerce. 

É o chamado comércio de entretenimento, que ganha espaço principalmente com pessoas de alta renda (32%) e da geração Y (33%). Os varejistas já enxergaram isso e buscam alternativas para implementar isso ainda mais em 2021. 

Lives no e-commerce 2.0

O boom das livestreams em 2020 foi notório. Diversos artistas começaram a fazer shows, conversas com outros influenciadores e diversas atividades para procurar entreter os usuários que estavam em casa sem poder sair para se divertir em meio à pandemia. 

No processo de vendas isso não foi diferente. As lives já estão surgindo no mundo como uma forma de trazer entretenimento à experiência de compra, com uma linguagem envolvente e facilmente acessível. 

Esse movimento ganhou um grande destaque em maio de 2020, quando a streamer chinesa Viya apresentou uma lives no e-commerce 2.0 para mais de 37 milhões de usuários, resultando em pedidos de milhões de dólares por parte do público. 

6 Tactics from Taobao's Top E-commerce Live Streamer Viya | Jing Daily

O mundo dos negócios abriu seus olhos para este enorme potencial explorado em terras chinesas e marcas em todo o mundo buscam se preparar para o comércio ao vivo.

Um exemplo disso foi que outras plataformas já buscaram implementar as novidades, como o Amazon Live já em 2021, a integração do Reels no Instagram, a incorporação de recursos de compras no YouTube e a parceria do TikTok com o Shopify. 

A construção da imagem da marca perante o consumidor

Além da questão da pandemia, outro ponto observado em 2020 foi o apoio das marcas em relação às causas sociais, como o Black Lives Matter, como um potencial decisivo, positivo ou negativo, para os consumidores na decisão de compra. 

Aliar este tema com as transmissões ao vivo ajuda, principalmente, a fidelizar os clientes que podem estar “apenas navegando” a conhecer e se identificar com a sua instituição. 

Este modelo de vitrine não se aplica somente a grandes varejistas, sendo possível replicá-lo em qualquer meio de negócio, seja ele qual tamanho for. 

WhatsApp Business como funciona

E isso vai de encontro, principalmente, com a Geração Z, que foca principalmente em compras online e em defender causas sociais. As lives podem apenas atender aos requisitos, principalmente em relação à linguagem que a marca queira adotar. 

Este modelo normalmente utiliza-se de influenciadores conhecidos que os consumidores confiam e valorizam sua opinião, principalmente se falam com o nicho que o negócio está inserido.  

Os influenciadores ajudam a dar um rosto às marcas, principalmente em um momento em que os consumidores estão procurando empatia para ajudá-los durante a pandemia. 

Um dado interessante é que 29% dos usuários assistem frequentemente às lives no e-commerce feita por influenciadores que eles seguem nas redes sociais. Cerca de 80% dizem que provavelmente comprarão produtos que eles indicam. 

A cervejeira Brahma, por exemplo, lançou um projeto Brahma Live, onde traz influenciadores para ajudar em todo programa desenvolvido em torno da estratégia de marketing da marca. 

As pequenas empresas, obrigadas a buscar alternativas com menos recursos para administrar o fechamento de lojas, também devem buscar fazer lives para impulsionar suas vendas. 

Live Shopping - Página 80 de 80 - Live Commerce Brasil

A vantagem das vendas em lives no e-commerce 2.0

O objetivo deste modelo de venda é manter o espectador entretido, principalmente com que ele possa se sentir animado vendo os produtos demonstrados ao vivo.

Mesmo que isso possua alguma espécie de divertimento, o foco é ser informativo, visto que hoje em dia os clientes sempre buscam saber mais do produto antes de fechar a compra. 

As transmissões ao vivo não são apenas uma maneira de descarregar o estoque de uma vez, mas também são uma maneira de permanecer relevante e visível ao consumidor, principalmente em um mundo varejista onde os clientes clicam no que aparece primeiro.

Mesmo com o início da vacinação em diversas partes do mundo, a demanda por uma experiência de compra online mais divertida e interativa sem dúvida aumentará. É algo que foi inserido e deve se intensificar ainda mais nos próximos anos. 

A maioria dos consumidores planeja fazer compras online com mais frequência quando a pandemia acabar, e para aqueles que desejam uma experiência mais divertida e interativa, as lives ajudarão as marcas a elevar a experiência de compra online em algo muito mais do que apenas comprar um produto.

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Nathalia
2 anos atrás

Conteúdo muito bom, completo e informativo! Caso alguém queira saber mais sobre o assunto e complementar essa leitura, indico um artigo aqui: https://blog.koin.com.br/shopstreaming-o-que-e-e-como-funciona/